You are here
Home > Destaque > Zacapa Centenario 23

Zacapa Centenario 23

Compartilhe:

Coluna DiVino
com Su Maestri

Um privilégio degustar Zacapa Centenario, o rum envelhecido 23 anos e premiado por 4 anos consecutivos. Harmonização perfeita!

O Rum Zacapa Centenário é considerado pelos maiores especialistas como o melhor rum do mundo, e foi premiado 4 vezes consecutivamente. Eu, e Cris Cavalli, editora da Revista de Luxo, tivemos o privilégio de participar da degustação muito especial desse ícone, e devo dizer que me apaixonei pela bebida. Seus aromas intensos provenientes do descanso de anos em altíssima altitude e em diversos carvalhos, dentre eles jerez e de cognac conferem ao Zacapa refinamento e elegância. Os aromas são uma sensação à parte, observamos avelãs tostadas, baunilha, suave especiaria e caramelo. Na boca mantém persistência com um final sutil. A minha experiência foi saborear o Zacapa Centenario com uma pedra de gelo, harmonizado com risoto de camarões, tiras de bife ancho e batatas rústicas, preparados pelo Restaurante Oliver.

O embaixador da bebida no Brasil, Murilo Marques, fez uma apresentação da bebida e explicou todo o processo de industrialização deste fantástico destilado produzido na Guatemala.

67948_618444554860415_973075713_n 1378865_618388414866029_1231674083_n 1378880_618619968176207_2058802080_n 1394083_618443818193822_189069391_n

 

Saiba mais sobre o Rum

O rum é uma bebida destilada feita a partir de subprodutos da cana-de-açúcar, como o melaço e o caldo de cana, por meio de um processo de fermentação e destilação.

A primeira destilação de rum aconteceu nos campos de cana-de-açúcar do Caribe, no século 17. Os escravos da plantação primeiro descobriram que o melaço, um subproduto do processo de refinação do açúcar, podia ser fermentado em álcool. Mais tarde, foi descoberto que a destilação desses subprodutos alcoólicos concentrava o álcool e removia as impurezas, produzindo os primeiros runs verdadeiros. A tradição sugere que o primeiro rum surgiu na ilha de Barbados.

Variedades
As variantes utilizadas para descrever um rum dependem do local em que este foi produzido. A despeito dessas variações, os seguintes termos são frequentemente utilizados para descrever vários tipos de rum:
• Rum claro: também conhecido como rum prata ou branco. Em geral, o rum claro tem muito pouco sabor, além de uma doçura geral, e serve de base para coquetéis. Os runs claros às vezes são filtrados após o envelhecimento para se remover sua cor.
• Rum ouro: também chamado de rum âmbar, é um rum de médio corpo, geralmente envelhecido. Ele ganha sua cor escura com o envelhecimento em barris de madeira (geralmente, barris de carvalho americano branco tostados, previamente utilizados por whisky bourbon).
• Spiced rum: esse tipo de rum obtém seu sabor com a adição de especiarias e, às vezes, caramelo. A maioria tem cor mais escura e usa os runs ouro como base. Alguns são bem mais escuros, enquanto que a maioria das marcas mais baratas são feitas a partir de runs brancos baratos e escurecidos com uma cor de caramelo artificial.
• Rum escuro: também conhecido como rum negro, é classificado como um grau mais escuro que o rum ouro. É geralmente envelhecido por mais tempo, em barris altamente tostados. O rum escuro tem um sabor muito mais forte que o do claro ou do ouro, e podem ser detectadas notas de especiarias, além de uma forte nota de melaço ou caramelo. É usado para dar substância e cor a drinks à base de rum. Além de ser indicado para drinks, o rum escuro é o tipo mais comumente utilizado na culinária.
• Rum aromatizado: alguns fabricantes começaram a comercializar runs aromatizados com frutas como manga, laranja, frutas cítricas, coco e limão. Estes servem para aromatizar drinks tropicais com os mesmos temas, que geralmente têm menos de 40% de álcool, e são geralmente tomados puro ou com gelo.
• Overproof rum: é o rum com muito mais do que os 40% de álcool padrão. A maioria desses runs chega a mais de 75%, na verdade, e são comuns os de nível 151 a 160.
• Rum premium / super / ultrapremium: marcas de boutique, que vendem runs muito envelhecidos e cuidadosamente produzidos. Tem mais personalidade e sabor do que os desenvolvidos “para drinks”, e geralmente são consumidos sem a adição de outros ingredientes.

Fonte: Gastrolâncida

Compartilhe:
Top