You are here
Home > Conteúdo > Coluna Social > Designr brasiliense

Designr brasiliense

Compartilhe:

Antonio Henrique na 13ª edição do Joia Brasil

O designer Antonio Henrique (Antonio Henrique Joias Únicas) estará na 13ª edição do Joia Brasil, evento que reúne os maiores expoentes da joalheria nacional, no próximo dia 22 de maio, no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro. Único brasiliense presente na mostra comandada por Anna Clara Hermann, o joalheiro apresentará suas mais novas criações que compõem as coleções intituladas Ícones e Civilização Antiga, ambas trabalhadas com pedras preciosas e com uma nova releitura entre a tradição e modernidade.

Para Ícones e Civilização, 30 joias confeccionadas nos três tons de ouro (amarelo, rosè e branco) e adornadas com pedras de várias tonalidades (muitas raras) e lapidações, como as em cabochon de rubi, opalas e turquesas antigas.

O destaque na coleção Ícone fica com o anel Dragão feito com ouros rosè e branco, diamantes negro e branco ecabochon de rubi. Ele traz toda a referência à celebração do ano 2012 da astrologia chinesa. Na coleçãoCivilização Antiga se destacam os anéis Atena Afrodite. O primeiro foi produzido em ouro rosè, brilhantes e turquesa antiga. O segundo em ouro rosè adornado com cabochon de rubi, opala e brilhantes.

“As duas coleções foram pensadas e desenvolvidas com o pé no clássico, no antigo, mas sempre com um olhar de modernidade. É bom fazer essa leitura de uma coisa que já existiu com um quê de atualidade”, afirma o designer, responsável por produzir artesanalmente todas as peças, garantindo, assim, a exclusividade de cada peça.

Antonio Henrique é o único representante de Brasília no evento que acontece dia 22 de maio, no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro
Antonio Henrique é o único representante de Brasília no evento que acontece dia 22 de maio, no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro


Sobre o Joia Brasil

Com o objetivo de promover a joalheria brasileira, o Joia Brasil tem o design como elemento fundamental nos conceitos de moda, beleza, arte, negócios e a cada edição avança no sentido de fortalecer essa filosofia.

Participam desta 13ª edição, além de Antonio Henrique, os designers Carlos Rodeiro, Daniela Norinder, Francisca Bastos, Kristhel Byancco, Marcia Chagas Freitas, Lisi Fracchia, Meire Bonadio, Shirley e Carol Sobotka, Ucha Valverde apresentam suas coleções primavera e verão 2013.


Sobre Antonio Henrique

As joias assinadas por Antonio Henrique (Antonio Henrique Joias Únicas) são elaboradas à mão, com metais nobres e pedras – muitas delas raras – garimpadas nas andanças do designer pelo mundo. Suas joias trazem qualidades atemporais, arquetípicas, étnicas, esculturais e são marcadas por um questionamento incessante e pela observação dos padrões estéticos presentes na natureza. O designer desenvolve o seu trabalho há 18 anos. Trabalho este iniciado no período em que morou na Holanda, onde estudou design técnico para joalheria, e nos sete anos consecutivos de viagens à Índia.

De volta ao Brasil abriu o seu endereço exclusivo no Lago Sul de Brasília, com sua peças exclusivas com materiais garimpados mundo afora, a maioria em locais visitados ou resididos por ele como turquesas do Tibet e da Turquia; a indiana Rudraksha (lágrimas de Shiva); pirita, que era muito usada pelos índios norte-americanos como amuleto de sorte; âmbar; ágatas corais tibetanas esculpidas em formas de concha e Tanzanitas (encontradas somente na Tanzânia, na África), além das raríssimas ágatas negras tibetanas e as belas ágatas com formação de fungo. Ainda, brilhantes e pedras brutas como o rubi bruto (rubi mountain), uma de suas preferidas.

Antonio Henrique cresceu em meio a ouro, pérolas e pedras – a mãe é a joalheira goiana Mirian Paiva. E da infância e adolescência veio a forte identificação por pedras marcantes, únicas, na confecção de joias cheias de personalidade, sem comprometimento com tendências de moda. Ele tem ainda, formação em yoga.  “Minha pratica física sustenta meu processo criativo e reflete no meu trabalho, explica meu fascínio pelas formas orgânicas”. Dessa equação resulta a obra de quem produz joias únicas, plenas de significado.

As peças de Antonio Henrique refletem a sua trajetória de vida. Movimento e simplicidade são traços essenciais no seu trabalho. Entre as suas joias há sempre várias peças cuja beleza dá-se somente pelas formas. Não há brilhantes ou pedras. Só o desenho. Puro. Original.

Antonio Henrique Joias Únicas
Centro Comercial Gilberto Salomão, QI 05 Lago Sul – Brasília – DF

55 61 3248 0774
www.antoniohenrique.com

Compartilhe:
Top