You are here
Home > Conteúdo > Gastronomia > Boteco Informal

Boteco Informal

Compartilhe:

Como o Rio foi a antiga sede da capital brasileira, e com sua transferência para Brasília vieram também os cariocas, seus costumes e tradições vieram juntos, e com eles a mania por botequins e chopes bem tirados. Há 12 anos no mercado fluminense, o Botequim Informal se destacou nesse segmento e se tornou reduto de celebridades e apreciadores da boa gastronomia. E agora é a vez de Brasília, a primeira loja fora do Rio de Janeiro, na esquina da 410 Sul.

O primeiro Botequim Informal foi inaugurado há dez anos (em 2000) no Leblon, e foi criado por amigos que costumavam se encontrar para beber depois da pelada de domingo. Logo depois, foram inauguradas mais 11 bares espalhados em bairros como Barra da Tijuca, Botafogo, Copacabana, São Francisco e Niterói, além do Informalzinho em Ipanema.

O clima é dos bares de antigamente. Mesas e cadeiras de madeira e material de demolição compõem espaços internos e externos, com tijolos, portas, colunas e vigas como destaque. Uma solução utilizada no primeiro bar – duas janelas sanfonadas com peitoris de 60cm podendo servir como balcão – acabou incorporada aos outros projetos e virou uma das marcas do salão do bar. Luminárias estilo anos 50 mostram que o nome traduz o espírito do lugar.

A bebida do botequim é tirada de duas torneiras. De uma sai apenas o líquido. Da outra, a espuma. O resultado é um chope levíssimo e cremoso. O néctar pode ser degustado com acepipes do balcão, inspirados nas tradicionais tapas espanholas. No Botequim Informal, a ideia é que os petiscos tenham a característica de quitutes do passado, simples e caprichados. Destaque para os clássicos como o caldinho de feijão, carne-seca desfiada com cebola e pastéis variados.

Os empresários Abdou Kamal Ghazal, Carlos Eduardo Safe Carneiro, Nabil El Haje Lobo e Pedro Neiva Santana estão à frente do empreendimento que possui 240 lugares. E assim como em todas as unidades, o cardápio variado (de petiscos à feijoada, passando pelo bolinho de bacalhau, chapas como as de frutos do mar, menu executivo, os famosos pastéis e até a inusitada porção de jiló frito) é assinado pela chef da rede Karla Keide.

Os campeões de pedidos são o mineirinho, feito de lascas de filé mignon acebolado, aipim frito e queijo derretido na chapa, e o carioquinha, iscas de frango, batata frita e queijo derretido na chapa. As comidinhas se completam com sugestões como o picadinho, a picanha do Boteco, acompanhada de arroz maluco e anéis de cebola empanados, e com o jabá com gerimum – carne seca desfiada acebolada com arroz, tutu, farofa e purê de abóbora. Para os fãs dos sanduíches, opções desde o tradicionalíssimo pernil no pão francês, ao mais incrementado cachorro quente, feito com duas salsichas Frankfürter no pão de leite, acompanha relish de pepino, queijo cheddar, mostarda preta e catchup.

Para o almoço, sugestões do menu executivo: carioquinha executivo, com lascas de frango, lâminas de cebola, mussarela derretida e batata frita na chapa; bife à cavalo, com arroz, ovos, farofa e batata frita; e picadinho da casa, com arroz, ovo, farofa e banana frita, entre outros. E em todos os fins de semana e feriados, a paella.

O bar também construiu a sua excelente reputação, além do chope premiado, com as famosas jarras de caipivodka. Na filial brasiliense, as opções de vodka e whisky serão ampliadas para atender ao público consumidor local, reconhecidamente um apreciador de bebidas destiladas.

A atração da casa, o Chope extremamente cremoso e saboroso!
A atração da casa, o Chope extremamente cremoso e saboroso!
Mineirinho, com lascas de filé mignon acebolado, aipim frito e queijo derretido na chapa.
Mineirinho, com lascas de filé mignon acebolado, aipim frito e queijo derretido na chapa.
A chef da rede Karla Keide
A chef da rede Karla Keide
Os sócios Carlos Eduardo Gebrim, Pedro Neiva, Abdou Ghazal, Nabil Lobo, Leonardo Rezende e Mariano Ferreira
Os sócios Carlos Eduardo Gebrim, Pedro Neiva, Abdou Ghazal, Nabil Lobo, Leonardo Rezende e Mariano Ferreira
Noite de inauguração do Botequim Informal, na 410 Sul.
Noite de inauguração do Botequim Informal, na 410 Sul.

Botequim Informal Brasília SCLS 410, Bloco D, loja 34, Asa Sul. Tel.: 3244-0421. 240 lugares. Terça a domingo, das 12h até as 2h. Cc.: todos. Cd.: Visa Eletron, Redeshop. Cr.: VisaVale, Sodhexo e Ticket Refeição T.: Não aceita ticket em papel. Manobrista: sim. Acesso a cadeirante: sim

 

 

 

Compartilhe:
Top