You are here
Home > Conteúdo > Agenda de Eventos > Cabaret

Cabaret

Compartilhe:

Após sucesso absoluto em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, e duas indicações ao Prêmio Shell (Melhor Ator Coadjuvante, para Jarbas Homem de Mello, e Melhor Iluminação, com Paulo Cesar Medeiros), o musical Cabaret chega a Brasília em agosto para uma curta temporada no Teatro Nacional em quatro dias de apresentação.

Em Cabaret, Sally é uma dançarina e cantora, estrela de um clube decadente na Berlim de 1931. Enquanto sofre ameaças dos nazistas, ela sonha em receber o convite de um grande estúdio de cinema alemão e se envolve com um jovem professor americano. Essa é a história do musical estrelado pela atriz Claudia Raia, que estreia dia 16 de agosto, na Sala Villa-Lobos. Este é o 10º musical da carreira da atriz. Com 150 figurinos mínimos – Claudia e bailarinos passam o espetáculo praticamente inteiro de lingerie.

Cabaret é uma adaptação do clássico imortalizado por Liza Minnelli. “Fui convidada a fazer a Sally em 1989, mas estava comprometida com a novela Rainha da Sucata, conta a atriz. “Passei 20 anos pensando nela até conseguir comprar os direitos autorais.” O espetáculo original é de 1966 e foi escrito pelo dramaturgo Joe Masteroff, que se baseou na peça Eu Sou Uma Câmera, de John Van Druten, inspirada, por sua vez, no livro Adeus, Berlim, de Christopher Isherwood.

Na versão original, as músicas são de John Kander e Fred Ebb – dupla de compositores dona de musicais de sucesso como Chicago e O Beijo da Mulher Aranha.

Na versão brasileira, as adaptações musicais e do texto ficaram por conta de Miguel Falabella. A montagem conta com 21 atores e uma orquestra de 14 músicos. A direção geral é de José Possi Neto. O papel de par romântico de Claudia Raia é do ator Guilherme Magon, de apenas 25 anos. “Fiz uma leitura-teste para participar de Cabaret”, contou. Claudia Raia e o diretor se encantaram com sua atuação. “A química entre ele e Claudia foi instantânea”, afirma Possi Neto.

O ator Jarbas Homem de Mello interpreta o personagem MC, mestre de cerimônias que narra toda a história ao público. Além de ter uma voz poderosa e dançar com elegância, Jarbas criou uma carga dramática e irônica para o personagem que, em cena, prende a atenção do público. Experiente, participou dos musicais Lés Misérables, O Fantasma da Ópera, Rent e Grease.

Já a trilha sonora ganhou arranjos especiais para reforçar a dramaturgia do espetáculo. Marco Araújo, responsável pela direção musical e vocal, criou duas trilhas sonoras diferentes. “Quando os personagens estão falando de si mesmos, os arranjos são mais complexos e rebuscados”, ele explica. “Já nas horas de convivência no cabaré, são simples.” A versão brasileira, inclusive, conta com mais músicos (14) do que a original (9). “Quisemos dar um peso maior à orquestra”, diz Araújo.

Da mesma forma que a concepção musical, o figurino foi composto e executado atentando-se aos mínimos detalhes. Fabio Namatame, figurinista, criou um vestido com 20 mil pedras de cristais Swarovski que Claudia Raia usa para cantar a música Grana. “Também fiz uma pesquisa vasta com lingeries dos anos 20 e 30”, contou. Ao desenhar as roupas, Namatame procurou valorizar o corpo de cada bailarino. “Isso foi facílimo”, diz. De fato, a produção conta com uma sucessão de atores sarados. Claudia Raia, aos 44 anos, então, exibe boa forma de dar inveja em moças de 20.

A coreografia, criada por Alonso Barros, torna a beleza dos atores ainda mais evidente. Com movimentos sensuais e muito contato físico, os bailarinos tiram o fôlego da plateia a cada performance. “Fizemos laboratórios para que cada bailarino trouxesse movimentos que representassem seus personagens”, conta Barros.

Ambientada no Kit Kat Club, uma decadente casa noturna, a trama gira em torno do relacionamento da inglesa Sally com o escritor americano Cliff Bradshaw. Paralelamente ao romance entre os personagens principais há ainda a relação entre uma alemã tolerante, Fräulein Schneider (vivida pela atriz Liane Maya), e um judeu, Herr Schultz (Marcos Tumura, protagonista de diversos musicais, entre eles Les Miserables e Miss Saigon).

Cabaret
um espetáculo musical com Claudia Raia

data: de 16 a 19 de agosto de 2012.

hora:
Quinta (16) e sexta (17), às 21h. Sábado (18) em dois horários, às 17 e 21h. Domingo (19) às 19h.

local:
Sala Villa Lobos no Teatro Nacional de Brasília

informações:
(61) 3325-6240 e 8403-4800

ingressos: R$ 90,00 (meia entrada nos setores 4 e 5) e R$ 80,00 (meia entrada nos setores 1, 2 e 3)
Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do Teatro Nacional.

censura indicativa: 16 anos

duração: 2 horas e 30 minutos

Compartilhe:
Top