You are here
Home > Conteúdo > Moda e Beleza > Bonequinhos de Luxo

Bonequinhos de Luxo

Compartilhe:

As grifes mais desejadas de moda adulta entram na disputa pelo closet dos menores de 14 anos de idade – um mercado que deve movimentar 157 bilhões de dólares em 2015

Era uma vez um tempo em que meninos vestiam azul. Meninas, rosa. Branco, amarelo-bebê e verde-água eram o máximo de variações imagináveis. Nos últimos anos, um cardápio incrível de cores e modelos tomou conta dos tamanhos 0 a 14. Estampa de tigre? Tem. Trench coat? Sim, do clássico bege ao divertido laranja. Paletó? Também – e com dois botões, como ditam, para o verão, as passarelas masculinas de Milão e Paris. Vestir “vítimas” mirins da moda virou um filão gigante. Desde 2009, as vendas vêm evoluindo tão rápido quanto uma criança troca de roupa na fase de crescimento ó 7% ao ano. Em 2015, estima-se que reabastecer o closet dos minifashionistas gire 157 bilhões de dólares por ano, segundo a consultoria Global Industry Analysts. Por aqui, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção registrou cerca de 4,5 bilhões de dólares de faturamento no ano passado. Os pequenos representam notáveis 15% dos gastos com vestuário no país. Números da recente edição da Pitti Bimbo, a maior feira de confecção infantil do mundo, em Florença, na Itália, indicam que o mercado nacional dá passos cada vez mais confiantes. Em janeiro, a fashion week italiana – onde desfilam, desde 2010, Gucci e Fendi – reuniu 510 marcas e atraiu 10 000 pessoas. O número de visitantes brasileiros cresceu 18%, situando o país entre os principais compradores, junto com Rússia, Japão, Coreia do Sul, Turquia, Estados Unidos e Ucrânia.

Para explicar a explosão nas vendas, a consultoria Mintel aponta desde um baby-boom até a renda alta das executivas mães, que preferem fazer melhores investimentos para as crianças. “Os pais têm necessidade de ver os filhos como herdeiros também do seu bom gosto”, afirma Nicole Yee, responsável por mapear as tendências desse setor no Stylesight, empresa de estudo de comportamentos de consumo em Nova York.

Acessórios da Gucci Kids
Acessórios da Gucci Kids

por Amanda Maia

Compartilhe:
Top