You are here
Home > Conteúdo > Coluna Social > Ver o peso da cozinha paraense

Ver o peso da cozinha paraense

Compartilhe:

Restaurantes Oliver e Babel representarão Brasília no maior evento gastronômico da Amazônia entre os dias 7 e 14 de abril.

Os restaurantes Oliver e Babel participam da 11º edição do Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense entre 07 e 14 de abril. Os empresários Rodrigo Freire e Gil Guimarães, e o chef Diego Koppe representarão a casa no maior evento gastronômico da Amazônia e aproveitarão para trazer as novidades do Pará para Brasília.

Na foto ilustrada acima está o Medalhão recheado com queijo de Marájo e servido com espuma de vinho e funghi acompanhado de cuscuz paraense, preparado pela chef paraense Angela Sicília, especialmente para o restaurante Babel.

“Manter essa união de culturas é sempre muito interessante até mesmo já pensando na Copa das Confederações e na Copa do Mundo já que os estrangeiros sempre gostam de sabores exóticos e diferentes”, explica Rodrigo. Realizado em Belém, foi idealizado pelo respeitado chef paraense Paulo Martins (Restaurante Lá Em Casa) e em abril de 2013 comemora sua 11ª edição. É durante o festival que a cidade de Belém abre as portas para receber os mais renomados chefs nacionais e internacionais, que vão interagir com chefs locais, além de beber da fonte de uma das mais peculiares cozinhas do planeta.

O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense 2013 celebra os caminhos que nos conduzem ao reconhecimento de nossa cultura gastronômica. Pelo décimo primeiro ano, o festival oferece uma programação diversificada com exposição, circuito gastronômico, aulas, palestras, jantares e, claro, degustações. O chef Rosenilson Favacho é o convidado do Festival pelo Oliver. Diego Koppe pelo Babel. Ao todo, participarão 13 chefs paraenses e 15 chefs de todo o Brasil.

O chef Rosenilson participará do Almoço exclusivo de O Liberal com os Chefs Angela Sicília (PA), Manu Buffara (PR), Felipe Schaedler (AM) e Guga Rocha (SP) no dia 13 de abril, no Restaurante Família Sicília, às 12h30. No dia 14, participará do Jantar das Boieiras, no Boulevard Shopping, às 19h30, que será o grande encerramento do Festival. Na ocasião, Rosenilson fará uma receita de origem peruana adaptando a técnica tradicional aos ingredientes regionais da Amazônia. “São ingredientes como o camarão regional, gurijuba, jambu, caranguejo e outros que fazem da gastronomia paraense uma das mais respeitadas do país”, acrescenta o chef.

O prato será uma entrada fria, refrescante e, claro, exótica, com o sabor inconfundível do jambu, o perfume do bacuri, a maciez do peixe, a delicadeza do camarão e a beleza da preparação do caranguejo.

O chef Diego Koppe participará do Jantar Beneficente, no dia 12 de abril, com os chefs Ecleia Duarte (PA), Ligia Karasawa (SP), Roberta Sudbrack (RJ), Thomas Troisgros (RJ), Andrea Kaufman (SP) e Angela Sicilia (PA). O jantar será no Restaurante Le Panoramique – sede campestre da Assembleia Paraense, às 20h. No dia seguinte, Diego participará também, junto com Rosenilson, do Almoço exclusivo de O Liberal, ao lado dos chefs Angela Sicília (PA), Manu Buffara (PR), Felipe Schaedler (AM) e Guga Rocha (SP).

O coquetel oficial de abertura do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense será realizado no dia 10 de abril para receber os chefs convidados do festival.

Rodrigo Freire e Gil Guimarães
Rodrigo Freire e Gil Guimarães, do Restaurante Oliver
Os chefs Diego Koppe (Restaurante Babel - Brasília) e Angela Sicília (Restaurante Família Sicília - Belém)
Os chefs Diego Koppe (Restaurante Babel – Brasília) e Angela Sicília (Restaurante Família Sicília – Belém)

Sobre o Festival VER-O-PESO DA COZINHA PARAENSE 

O VER-O-PESO DA COZINHA PARAENSE é o maior evento gastronômico da Amazônia. Realizado em Belém (PA), foi idealizado pelo respeitado chef paraense Paulo Martins (Restaurante Lá Em Casa) e em abril de 2013 comemora sua 11ª edição. É durante o festival que a cidade de Belém abre as portas para receber os mais renomados chefs nacionais e internacionais, que vêm interagir com chefs locais, além de beber da fonte de uma das mais peculiares cozinhas de nosso planeta.

Há 13 anos, na ainda recém-inaugurada Estação das Docas, nascia a primeira edição de um festival que tinha como objetivo divulgar e exaltar a variedade de cores e sabores da culinária regional. Criado pelo chef Paulo Martins, o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense trouxe para floresta amazônica seis grandes chefs que proporcionaram, em dois dias de evento, um dos primeiros contatos da culinária local com a alta Gastronomia.  Foi em meados do mês de dezembro, nos dias 4 e 6, de 2000 que os chefs Celso Freire (PR), Cesar Santos (PE), Emmanuel Bassoleil (SP), Sérgio Arno (SP), Teresa Corção (RJ) e Danio Braga  (RJ) visitaram o templo da nosso paladar: o Ver-o-Peso.

Em seu primeiro formato, os chefs tinham um desafio peculiar: criar novos pratos com ingredientes colhidos após a primeira visita ao maior mercado ao ar livre da América Latina. Aconteciam, paralelamente, seis oficinas (ministradas por esses grandes nomes) voltadas para a profissionalização da gastronomia local. O resultado foi a mais ampla divulgação nacional da cozinha genuinamente paraense, dando legitimidade aos insumos endêmicos da região e impulsionando o turismo e a economia local.

Na segunda edição, no ano seguinte, o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense cresceu consideravelmente e dedicou-se a evidenciar a originalidade e criações culinárias com bases nos produtos naturais locais. Marcando a primeira participação internacional do evento, o chef francês Pierre Landri esteve presente. O Pará entrava definitivamente no roteiro do turismo gastronômico. Já na terceira edição, em 2003, foram convidados 12 dos mais badalados chefs do país – e o palco, desta vez, era um Ver-o-Peso totalmente reformado. Os franceses Claude Troisgros e Laurent Suaudeau foram os convidados internacionais deste ano.

O concurso de culinária “Sabores da Mesa” começou na IV edição, para escolher os melhores pratos apresentados na ocasião. A deliciosa competição esteve presente em todas as outras versões do evento, e dela participaram associações, empresas e instituições ligadas à gastronomia. Claude Troisgros esteve novamente presente, acompanhado do também francês Olivier Anquier, da Boulangerie Française.

Com a alcunha de “embaixador da culinária paraense”, o idealizador e chef Paulo Martins continuou o seu intento de criar um linguagem gastronômica local – e, mais uma vez, os grandes chefs se renderam aos sabores do Ver-o-Peso na quinta edição do Festival. Em sua sexta versão, a grande novidade foi um jantar popular e inédito realizado no Mercado Bolonha do Ver-o-Peso, onde cada chef convidado cozinhou junto com uma “boieira” – feirantes que vendem refeições ou boias* para os frequentadores da feira –, evento que se tornaria oficial na programação do festival gastronômico.

O jantar beneficente em prol do Instituto Criança Vida, assinado por Alex Atala, Claude Troisgros, Danio Braga e César Santos marcou a sétima edição do Ver-o-Peso da Gastronomia Paraense. O Festival contribuiu para que a comida amazônica conquistasse destaque em todo mundo, influenciando também a nova cozinha brasileira.  Em 2010, o evento aconteceu durante quatro dias do mês junho no pavilhão de Feiras da Estação das Docas e teve seu pontapé inicial em abril do mesmo ano com seu pré-lançamento para formadores de opinião na Meca da gastronomia nacional, São Paulo.

A nona edição teve como grande homenageado o idealizador do projeto, grande incentivador e visionário da culinária paraense, o chef Paulo Martins. Dez renomados chefs de várias regiões do país foram novamente convidados para aprofundar seus conhecimentos e mergulharam nas iguarias amazônicas. No ano passado, o Festival comemorou dez deliciosas edições. Entre as atrações de 2012, além dos chefs mais respeitados do país, estiveram duas novidades especiais: a mostra fotográfica “Comida Nossa”, que levou ao público olhares artísticos sobre a culinária local; e o lançamento do livro “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense 2012”, publicação que reuniu as receitas elaboradas pelos chefs para aquele ano, informações sobre os profissionais e um acurado registro histórico – desde a idealização do chef Paulo Martins até curiosidades e bastidores do evento.

Para 2013, outros gostos, experiências e novidades virão. Quem carrega o desejo de vivenciar esses novos sabores, texturas, aromas e sensações gustativas deve incluir Belém do Pará em seu próximo roteiro de viagem.

Oliver

O Que: Almoço exclusivo de O Liberal
Onde: Restaurante Família Sicília – Belém
Quando: 13 de abril (Sábado), às 12h30

O Que: Jantar das Boieiras – Grande Encerramento do Ver-O-Peso da Cozinha Paraense
Onde: Boulevard Shopping (4º andar) – Belém
Quando: 14 de abril (Domingo), às 19h30
Programação aberta ao público.

Babel

O Que: Jantar Beneficente, com os Chefs Ecleia Duarte (PA), Ligia Karasawa (SP), Roberta Sudbrack (RJ), Thomas Troisgros (RJ), Andrea Kaufman (SP) e Angela Sicilia (PA)
Onde: Restaurante Le Panoramique – sede campestre da Assembleia Paraense
Quando: 12 de abril (Sexta-feira), às 20h
Programação aberta ao público.

O Que: Almoço exclusivo de O Liberal
Onde: Restaurante Família Sicília – Belém
Quando: 13 de abril (Sábado), às 12h30

Participantes:


OLIVER
Onde: Clube de Golfe (SCE/SUL Trecho 02 Conjunto 2 Parte B
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, a partir das 12h
Mais informações: (61) 3323-5961

Restaurante Babel
Onde: SCLS 215, bloco A, loja 37 – Asa Sul – Brasília – DF
Quando: Segunda à Sábado das 19h às 00h.

Informações: (61) 3345 – 6042

Compartilhe:
Top