You are here
Home > Conteúdo > Agenda de Eventos > The Oscar goes to…

The Oscar goes to…

Compartilhe:

 

Cineasta, Fernando Trueba, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, está na cidade para apresentar “A dança da vitória”, seu mais novo trabalho pré-nomeado ao prêmio máximo do cinema internacional

Fernando Trueba
Fernando Trueba

Amanhã, quinta-feira (17), Fernando Trueba vem a Brasília para lançar publicamente, sua mais nova obra “A dança da vitória”, no auditório do Espaço Cultural do Instituto Cervantes. Às 19h30 o público poderá participar de uma conversa com Trueba, às 20h30 será exibido o filme. A entrada é franca.

O diretor espanhol, junto com Almodóvar e Amenábar, formam a tríade do cinema espanhol conhecida internacionalmente. Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro com “Belle Époque”, em 1992, o cineasta também foi pré-nomeado ao Oscar 2010, na categoria melhor filme estrangeiro. O enredo conta a história de dois presos que recebem anistia, mas tem planos opostos quando saem da prisão: enquanto um deseja recuperar sua família e recomeçar a vida, o outro planeja se vingar do seu carcereiro.

A vinda do diretor faz parte do “Ciclo biográfico – do cineasta espanhol Fernando Trueba”, dentro das festividades da “Semana do Espanhol”, no qual serão exibidos filmes de sua autoria de terça (15) a sábado (19), em horários distintos (veja a programação abaixo).


Programação do
ciclo biográfico do premiado
cineasta espanhol Fernando Trueba
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes

Belle Époque (1992), com Penélope Cruz
15/06, TERÇA-FEIRA
18h –
Ganhador do Oscar de 1993 como melhor filme estrangeiro.
Fernando, um jovem desertor que percorre os campos, conhece Manolo, um velho pintor, sábio e cético, afastado da pintura e do mundo, que lhe oferece ajuda e refúgio. E, sobretudo, sua amizade. Porém, chega o dia de Fernando partir, pois as quatro filhas de Manolo vêm de Madri para passar uns dias com seu pai. Quando Fernando vê Clara, Violeta, Rocío e Luz descerem do trem,  não é que ele resolva voltar para a casa de Manolo, mas seus pés o conduzem diretamente para lá. O filme é a crônica e pintura dos dias que Fernando viverá em companhia de Manolo e suas quatro filhas. Dias de amor e amizade, de alegria e tristeza, de prazer e dor, que serão os melhores de sua vida, que serão sua “belle époque”.

La niña de tu ojos (1998), com Penélope Cruz
16/06, QUARTA-FEIRA
18h
Plena Guerra Civil na Espanha. Como outra das iniciativas de colaboração entre o General Franco e Adolf Hitler, a Alemanha convida um grupo de cineastas espanhóis próximos ao novo regime para rodar a dupla versão, alemã e espanhola, do drama musical de ambiente andaluz “A menina de seus olhos”, nos estúdios da UFA em Berlim. O diretor Blas Fontiveros dirige a reduzida trupe de espanhóis e a equipe inicia sua filmagem na Berlim hitleriana. Rapidamente descobrem que escaparam de uma guerra para cair em outra, que a hospitalidade do ministro alemão de propaganda Joseph Goebbels tem muito a ver com os encantos juvenis da atriz Macarena Granada e que os únicos figurantes com aspecto andaluz que podem ser encontrados na Alemanha são ciganos de um campo de concentração. É, então, quando começa a despertar em todos eles a dúvida de a vida ser mais importante do que um filme.

El baile de la victoria (2009), com Ricardo Darín
16/06, QUARTA-FEIRA
19h30 – PALESTRA com o premiado cineasta Fernando Trueba
apresentação de seu último filme “El baile de la victoria” (2009)

20h30 – El baile de la victoria (2009), com Ricardo Darín
 

  El baile de la victoria Trailer
2 min 33 seg – 23 nov. 2009
www.youtube.com

 Com a chegada da democracia, o presidente do Chile decreta uma anistia geral para todos os presos que não cometeram assassinatos. Entre eles se encontram o jovem Ángel Santiago (Abel Ayala) e o veterano Vergara Grey (Ricardo Darín), um famoso ladrão de caixas-fortes. Seus planos não podem ser mais opostos. Enquanto Vergara Grey só quer recuperar sua mulher (Ariadna Gil), seu filho e mudar de vida, Ángel sonha em se vingar do prefeito e dar um grande golpe. Porém, cruza em seu caminho a jovem Victoria (Miranda Bodenhöfer); as vidas dos três sofrem uma mudança total que os levará a enfrentar um novo destino.

 

El embrujo de Shanghai (2002), com Fernando Fernán Gómez
18/06, SEXTA-FEIRA
18h
Na Barcelona de 1948, os aparecimentos e desaparecimentos dos guerrilheiros que chegam do outro lado da fronteira e o relato de suas aventuras são as únicas coisas que animam o ambiente cinza do pós-guerra. O relato da aventura de um desses heróis míticos, que embarca rumo a Shanghai para cumprir uma arriscada missão entre pistoleiros, nazistas e belas mulheres, dá sentido à vida de dois adolescentes, Dani e Susana, até a realidade os despertar do encanto.

 

O milagre do Candeal (2004), com Bebo Valdés
19/06, SÁBADO
15h
Bebo Valdés, o grande pianista cubano de 85 anos, exilado em Estocolmo há 40 anos, viaja até Salvador, na Bahia (Brasil), onde as músicas e as religiões da África se  conservaram da forma mais pura. Ali encontra Mateus, um músico baiano que o introduz na vida da comunidade afro-baiana e o leva ao Candeal, uma favela que, graças à iniciativa de Carlinhos Brown e ao esforço de seus moradores, se converteu em uma comunidade especial. No Candeal não existem armas nem drogas. Existe um conservatório de música, um centro de saúde, um estúdio onde gravam artistas de todos os continentes atraídos pelos tambores do Candeal. Utilizando a música como motor para todo tipo de iniciativas, as pessoas do Candeal recuperaram a autoestima e a esperança de que a realidade pode ser transformada, de que um mundo melhor é possível.

Comemorações do Dia do Espanhol
No sábado, dia 19 de junho, os Institutos Cervantes de todo o mundo celebrarão, pelo segundo ano, o “Dia do Espanhol”. No Cervantes de Brasília, a comemoração se estenderá durante uma semana, que começará na segunda-feira, dia 14 de junho, e cujo programa abrange diferentes facetas: a língua, a literatura, o cinema, a música, os debates, as tertúlias, a gastronomia, a dança, entre outros, tendo ampla participação das Embaixadas hispânicas. Maiores informações no site:
http://brasilia.cervantes.es


Serviço
Ciclo de cinema do premiado
cineasta espanhol Fernando Trueba


 data: de 15 a 19 de junho, segunda a sábado
 hora: intercaladover na programação
 lugar: Espaço Cultural do Instituto Cervantes
 SEPS 707/907 – conj. D – Asa Sul
 informações:
(61) 3242-0603

Compartilhe:
Top