You are here
Home > Conteúdo > Agenda de Eventos > Sarau do Chatô

Sarau do Chatô

Compartilhe:

A atriz Maria Paula autogrará seu livro "Liberdade Crônica" no Sarau do Chatô.
A atriz Maria Paula autogrará seu livro "Liberdade Crônica" no Sarau do Chatô.

O paraibano que transformou a história da imprensa no Brasil, Assis Chateaubriand, será homenageado com os Saraus do Chatô que contará com 12 edições mensais, composto por diversas programações artísticas e culturais. Realizado pela Fundação Assis Chateaubriand, o primeiro sarau será no dia 14 de dezembro, no Espaço Chatô. O evento irá prestigiar a cultura da Paraíba, e também da República Tcheca em homenagem às origens da família de Juscelino Kubitschek.

O sarau terá a participação de diversos escritores e artistas ilustres como a atriz Maria Paula autografando seu livro Liberdade Crônica. Haverá apresentações de chorinho com Reco do Bandolim (fundador do Clube do Choro de Brasília) e também uma coletiva de autógrafos com escritores locais como Dad Squarisi, Adirson Vasconcelos, Roldão Simas Filho, Affonso Heliodoro dos Santos, Márcio Cotrim e Ana Toscano com seu livro sobre culinária. Na ocasião, alguns destes escritores irão apresentar ao público suas novas obras em lançamento.

Paralelamente, a essas atividades, haverá uma apresentação de pintura ao vivo do artista plástico André Cerino, cujas obras também estarão em exibição no Espaço Chatô, durante o sarau. Com forte inspiração na natureza, o trabalho do artista apresenta traços e cores de paisagens do cerrado.

Segundo o escritor e diretor cultural da Fundação Assis Chateaubriand, Márcio Cotrim, a iniciativa do projeto partiu da importância de se resgatar a memória desta personalidade, depois de mais de 40 anos de sua morte. A ideia é reforçar a imagem dele como uma personalidade que exerceu diversos papéis importantes na sociedade brasileira, não só como jornalista e empresário que era, mas também como advogado, senador da República, escritor membro da Academia de Letras, professor, fundador do Museu da Arte de São Paulo (Masp), além de ter sido o responsável pela chegada da televisão no Brasil, inaugurando  a primeira TV brasileira, em 1950, a TV Tupi.

“Chatô sempre foi um grande apoiador da Cultura. Por isso, acreditamos que esta é a melhor forma de homenageá-lo, e de perenizar sua imagem perante a população, especialmente com relação aos jovens que não conheceram Chatô. Muitos não sabem da importância da figura dele na história brasileira entre as décadas de 30 e 60”, comenta Márcio Cotrim.

Em homenagem à terra natal de Chatô, o evento contará com apresentações de forró, explanações de especialistas e historiadores sobre a origem da história da bandeira da Paraíba, sobre a vida de Chateaubriand, apresentação do Coral Chatô com músicas típicas da Paraíba, como “Asa Branca”. A culinária paraibana também foi lembrada com as delícias do Bar do Chatô assinadas pela Red Beef.

A República Tcheca também será homenageada na programação. O embaixador Ivan Jancárek falará sobre as origens de Juscelino Kubitschcek. Também haverá degustação da cerveja Pilsen, da região da Boêmia, apresentação de um filme produzido por cineastas tchecos sobre Brasília, exposição de livros e outros materiais culturais do país. O encerramento do primeiro Sarau do Chatô será com apresentação do seresteiro Raimundo Moura.

Primeiro Sarau do Chatô
Data: 14 de dezembro de 2011
Horário: a partir das 19h
Local: Espaço Chatô, Quadra 02, lote 340, Setor de Indústrias Gráficas (SIG)
Mais informações pelo telefone 3214 – 1350

Compartilhe:
Top