You are here
Home > Conteúdo > Gastronomia > Sabores do Brasil

Sabores do Brasil

Compartilhe:

Novo projeto do Restaurante Oliver,  “O Sabor de todos os lugares no Oliver” convidará chefs renomados e a primeira convidada será a chef Angela Sicilia, de Belém, para degustação nos dias 25, 26 e 27 de março.

Restaurante Oliver, no clube de golf de Brasília
Restaurante Oliver, no clube de golf de Brasília

A partir deste mês, o restaurante Oliver vai promover encontros com chefs renomados da Boa Lembrança de todo o Brasil durante o ano. Os encontros de sabores e culturas fazem parte do projeto “O Sabor de todos os lugares no Oliver” que o empresário Rodrigo Freire dará início no dia 25 de março com a primeira convidada, a chef Angela Sicilia, do Famiglia Sicilia, em Belém.

O encontro está marcado para os dias 25, 26 e 27 de março em jantares degustação com cardápio exclusivo elaborado pela paraense que promove uma intensa união de temperos e sabores, unindo a brasilidade da região norte do país com os sabores da culinária contemporânea. O Menu custará R$ 120,00 por pessoa e inclui entrada, dois pratos principais e sobremesa. As bebidas não alcoólicas também estão incluídas como água, sucos, refrigerantes e café, além do Limoncello, licor de limão à base de limão, álcool, água e açucar.

Bruschettas Paraense
Bruschettas Paraense

Para entrada, Bruschettas Paraense feitas com fatia de pão italiana, camarões, mussarela de búfalo e jambu. Dos pratos principais, destque para o Ravioli de Physsalis recheado de ricota e geléia de Physsalis, com molho de funghi porcini e tiras de filé e o Filhote com crosta de limão. Para encerrar, o Petit gateau de chocolate com cupuaçu, um tradicional petit gateau de chocolate com doce de cupuaçu servido com sorvete de creme.

Ravioli de Physsalis
Ravioli de Physsalis
Petit gateau de chocolate com cupuaçu
Petit gateau de chocolate com cupuaçu

O próximo evento já está confirmado para os dias 22, 23 e 24 de abril e contará com a presença do chef César Santos, do restaurante Oficina do Sabor, em Pernambuco. A degustação vai homenagear o aniversário de Brasília que fará 53 anos.


Sobre a chef Angela Sicilia

Chef Angela Sicilia
Chef Angela Sicilia

À primeira vista, a chef Angela Sicilia parece uma personagem, saída de um livro infantil. Ela surge toda de cor de rosa no salão, com os cabelos loiros cuidadosamente presos. A essa altura, é impossível perceber que ela está sem maquiagem, sem brincos (itens considerados proibidos para quem trabalha na cozinha) ou quaisquer outros acessórios.

Filha de um italiano com uma mineira, a Gastronomia seria o caminho natural da paraense Angela Sicilia, uma vez que os próprios pais já atuavam no ramo e Ela, ainda criança ajudava a mãe na cozinha. Com Dona Jussara aprendeu os primeiros segredos das culinárias italiana, mineira e paraense. O irmão mais velho (o também chef, Fabio Sicilia) foi uma de suas inspirações e grande incentivador.

Ambos os irmãos assumiram os negócios da família muito cedo. Aos 24 anos, Fabio foi para a Itália estudar Gastronomia e Angela, com apenas 15 anos, tomava conta do restaurante e ficava no caixa. A maturidade chegou precocemente. Ruim? Não para eles, que sempre foram o esteio um do outro. “Fabio foi meu ‘pai’ durante minha adolescência e tinha de ajudá-lo da melhor maneira possível”, conta. Natural que a adolescente quisesse aproveitar a fase, mas a prioridade sempre foram os negócios da família.

Há um ano à frente da cozinha do Famiglia Sicilia (que por mais de vinte anos, em homenagem ao patriarca, chamava-se Dom Giuseppe), Angela Sicilia se destaca como uma das chefs mais talentosas de sua geração. Assumidamente apaixonada por suas origens gastronômicas, ela consegue – com muita harmonia – “casar” típicos pratos italianos com ingredientes locais. Basta uma rápida olhada no menu (que vive em constante evolução) para ver ‘Arancini de pato’ (a típica entrada italiana: bolinhos feitos com arroz arbóreo), o risoto de açaí, o fettucine de açaí, ravioli de maniçoba ou Fettucine de jambu com magret de pato e redução de tucupi.

Perfeccionista, detalhista e exigente, a chef faz questão de visitar cada um de seus fornecedores. “Quero que meu cliente fique satisfeito com produtos de alta qualidade, mas não abro mão de que sejam ingredientes socialmente e ecologicamente corretos. Porque quando a gente vai à fonte e é rigoroso nesse aspecto, a gente estimula uma corrente positiva”. O reflexo de tanto zelo são criações gastronômicas que encantam.

A chef esteve, no começo de fevereiro, na Itália, onde participou do Identitá Golose, em Milão, juntamente com os chefs (irmãos) Thiago e Felipe Castanho. De volta ao Brasil, se prepara para participar do Ver-O-Peso da Cozinha Paraense 2013.

“O Sabor de todos os lugares no Oliver” com a chef Angela Sicilia

OLIVER – Clube de Golfe (SCE/SUL Trecho 02 Conjunto 2 Parte B
25,26 e 27 de março, a partir das 19h30
R$ 120 por pessoa (Inclui água, sucos, refrigerantes, café e Limoncello)
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, a partir das 12h
Mais informações: (61) 3323-5961

Compartilhe:
Top