You are here
Home > Conteúdo > Coluna Social > Razões Para Ser Bonita

Razões Para Ser Bonita

Compartilhe:

Ministério da Cultura e Vivo apresentam a comédia Razões Para Ser Bonita, com Ingrid Guimaraes, Marcelo Faria, Gustavo Machado e Aline Fanju. De Neil LaBute e direção de João Fonseca

A obsessão da sociedade moderna pela aparência é o tema da peça que encerra uma trilogia do dramaturgo americano Neil LaBute, considerado um dos principais autores do teatro contemporâneo.

Com direção de João Fonseca, diretor premiado e conhecido por fazer montagens criativas com uma dinâmica cênica ousada e altamente expressiva, Razões para ser bonitachega ao Brasil, depois de uma trajetória de sucesso na Broadway, com prêmios e indicações dos principais prêmios teatrais americanos (Tony Award para melhor peça, ator e atriz em 2009). Em Londres também foi um grande sucesso de público e crítica.

Através do patrocínio da Vivo, por meio do projeto Vivo EnCena, a montagem se apresenta na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional em Brasília nos dias 17 e 18 de agosto. Além de Ingrid Guimarães e Marcelo Faria, o elenco conta também com Gustavo Machado e Aline Fanju. No dia 17, após o espetáculo, acontecerá uma edição da série “Encontros Vivo EnCena”, que contará com a participação do elenco a partir do tema “Teatro e Transformação – O Belo na Contemporaneidade” com mediação de Expedito Araujo, pesquisador em gestão cultural.

Inteligente, a comédia aborda criticamente a importância das “embalagens” no mundo contemporâneo, fala do excesso de julgamentos que fazemos dos indivíduos à nossa volta e demonstra o quanto o padrão de beleza vigente pode conduzir não só o cotidiano como também influenciar decisões importantes nas vidas das pessoas.

O texto narra uma história marcante sobre a relação entre quatro amigos que demonstra quanto o padrão de beleza vigente pode fazer sofrer e provocar angústias.

Steph (Ingrid Guimarães) fica sabendo que seu namorado Greg (Gustavo Machado), comentou com um amigo que acha o rosto dela “apenas comum”. Steph fica transtornada e termina a relação com Greg por não suportar conviver com um homem que não a ache bonita. A partir daí, uma sucessão de discussões e cenas bem humoradas faz com que Greg veja o seu mundo desabar.

Enquanto isso, Leo (Marcelo Faria), o melhor amigo de Greg, se divide entre achar o máximo namorar uma mulher linda, Carla (Aline Fanju), e ter um caso com uma menina mais jovem e ainda mais linda. Carla, que é amiga de Steph, enfrenta as dificuldades de ser uma mulher muito bonita.

Todos na peça, de alguma forma, estão presos ao modelo que valoriza o poder da beleza e da juventude. A identificação dessa história com o público é imediata, pois retrata a realidade de um mundo onde a aparência física é usada como principal ferramenta para definirmos quem somos e o que pensamos dos outros.

Projeto integrante do projeto Vivo EnCena, iniciativa da Vivo para as Artes Cênicas, além da estreia em 2012 em São Paulo no Teatro Vivo e da temporada no Rio de Janeiro, no Teatro dos Quatro, segue circulação pelo país com oficinas e bate papos focados na aproximação do público com os artistas, em ações que vão além do espetáculo.

Encontros Vivo EnCena

Após a apresentação do dia 17 de agosto, os atores Ingrid Guimarães, Marcelo Faria, Gustavo Machado e Aline Fanju participam da série Encontros Vivo EnCena. Com o tema “Teatro e Transformação – O Belo na Contemporaneidade”, o debate será mediado pelo curador do Vivo EnCena, Expedito Araujo.

A série Encontros Vivo EnCena pretende envolver o público em geral da sessão de sábado, dia 17, para trocas de experiências e maior acessibilidade. O espetáculo retrata a obsessão da sociedade moderna pela aparência, e baseado nas relações inerentes ao fazer teatral, visa maior reflexão a partir do padrão de beleza vigente, assim como o quanto esta questão pode promover esclarecimentos para boas práticas em confronto com o conceito do “belo” na antiguidade e nos dias de hoje.

Serviço

Dia 17 de agosto, sábado, após o término do espetáculo.

Teatro Nacional – Sala Villa Lobos – Entrada Franca para o público da sessão do espetáculo no dia 17. (Como uma ação cultural integrada, restrito ao público da sessão do espetáculo no dia 17).

Sobre o Projeto Cultural Vivo EnCena

O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

Estreou em 21 de setembro de 2012 no Teatro Vivo, em São Paulo

Ficha Técnica:

Texto: Neil LaBute

Direção: João Fonseca

Tradução e Adaptação: Susana Garcia

Elenco: Ingrid Guimarães, Marcelo Faria, Gustavo Machado, e Aline Fanju

Iluminação: Daniela Sanchez

Cenário: Fernando Mello da Costa

Figurinos: Antonio Medeiros

Produção musical: Ricardo Leão

Programação Visual: Rene Machado

Fotos Estúdio: Nana Moraes

Preparação vocal: Rose Goncalves

Designer de lutas: Dani Hu

Apresentado por: Ministério da Cultura e Vivo

Patrocinio: UNIMED

Transportadora Oficial Avianca.

Comédia “Razões Para Ser Bonita” com Ingrid Guimaraes, Marcelo Faria, Gustavo Machado e Aline Fanju

data: 17 e 18 de agosto de 2013.

hora: sábado, às 21h. Domingo às 20h.

local: Sala Villa-Lobos no Teatro Nacional de Brasília

ingressos: R$ 80,00 a inteira e R$ 40 a meia.
Os ingressos poderão ser adquiridos:
na bilheteria do Teatro Nacional, aberta diariamente de 12 às 20h.
pelo telefone (061) 3325-6249
ou pelo sitehttp://www.ingresso.com.br

Clientes Vivo Valoriza tem 50% desconto para comprar até 02 ingressos. Devem apresentar voucher na bilheteria.

Clientes UNIMED tem 50% desconto para comprar até 02 ingressos. Devem apresentar Carteira de associado na bilheteria.

Para todos ainda é necessário apresentar documento de identificação com foto. Desconto válido somente para o titular e não cumulativo com outras promoções e/ou descontos

censura indicativa: 14 anos

duração: 100 minutos

categoria: Comédia

informações: (61) 3325-6240 e 8402-6000

Compartilhe:
Top