You are here
Home > Conteúdo > Moda e Beleza > Perfeito Visual Masculino

Perfeito Visual Masculino

Compartilhe:
Dicas de moda e elegância para homens
Dicas de moda e elegância para homens
A pedido dos internautas, revista eletrônica Estilo Versátil preparou uma pequena mostra de como os homens poderão sempre estar lindos e alinhados para qualquer ocasião. Leiam as dicas abaixo e arrazem no visual!
O guarda-roupa masculino
O homem tem a vantagem de não precisar ter muita roupa para se vestir bem, basta adquirir peças com critério e bom senso. Algumas dicas para um guarda-roupa básico:
O guarda-roupas masculino
O guarda-roupas masculino
Ternos
Os mais tradicionais são mesmo o cinza e o marinho. Este último, por ser mais formal, não deve trazer grandes inovações em matéria de corte ou textura. Porém, durante o dia, dá para buscar cores e contrastes nas camisas e gravatas com essa cor que, afinal, permite quase tudo. Já no caso do cinza, brinque com as texturas e ouse. O risca de giz bem fina fica muito elegante. As cores médias e naturais são: o bege, o cáqui e o gelo. Apenas lembre-se: se quiser aproveitar essa roupa em eventos após as 18 horas, dê preferência aos tons mais escuros e às texturas mais uniformes.
Marrom é uma cor problemática para suas roupas de trabalho. É proibida, inclusive, em empresas multinacionais japonesas.
E os “papas” da moda que me perdoem, mas o terno preto com risca de giz bem fininha também tem lá o seu charme.
A elegância de um terno impecável faz a maior diferença. O bom terno faz qualquer homem parecer elegante. Porém, escolha o seu modelo com cuidado e não somente de acordo com o que a moda está “ditando” no momento.
Na verdade não há tanta diferença entre um terno de grife e um terno bem escolhido e ajustado ao seu corpo. O bom terno é aquele que fica bem em você. Basicamente, procure o modelo que vista bem e não o que simplesmente está na moda.
A principal conduta para os homens que usam ternos diariamente no trabalho ou mesmo para aqueles que só usam em momentos especiais é sempre adequar o tecido à estação do ano, pois tecidos grossos no verão o farão parecer fora de contexto e suar, e vice-versa.
O comprimento da manga e da calça em um terno é fundamental para o caimento perfeito.
Comprimento da manga – O ideal é que, com os braços estendidos ao longo do corpo, ao fechar a mão, a barra do punho esteja mais ou menos na altura da palma.
Comprimento da calça – Na frente, a bainha não pode “dobrar” sobre o peito do pé, porém deve cobri-lo; atrás, deve ficar acima do salto, porém não no calcanhar. Longa demais também é deselegante, pois, além de arrastar no chão, com o tempo, o tecido fica “mastigado” pelo salto do sapato.
Bainha italiana – É muito interessante, desde que a dobra esteja na medida certa: com mais de 3 centímetros o efeito é grosseiro, além de encurtar a silhueta. Podem não ficar bem em homens muito baixos ou em tecidos mais grossos como o veludo.
Ternos com estampas como espinha-de-peixe e príncipe-de-gales podem até ser usados à noite, porém em ocasiões mais informais.
Listras podem ter um efeito muito interessante, principalmente as mais finas, tipo risca-de-giz. Evite as mais grossas, se não quiser ser confundido com um “capo” da Máfia. E com listras, prefira as camisas lisas e gravatas mais discretas, a não ser que seja um craque na arte de combinar cores e padrões.
Há um código – mais ou menos – universal no que se refere à elegância clássica: de dia use todos os tons de cinza, marrom, verde-oliva, havana e até mesmo azul-claro ou amarelo-claro, sabendo combinar os tons; à noite, atenha-se ao marinho muito escuro, ao grafite e ao preto.
Já os monocromáticos – terno, camisa e gravata da mesma cor ou tom – devem ser usados com muita moderação e por quem tem certeza de que seu estilo comporta esse visual. Atenção também para os ternos brancos, que não são nada fáceis de usar.
Finalmente, resista à preguiça e não hesite em pedir que lhe marquem a bainha ou qualquer outro ajuste na loja. Vale a pena esperar uns dias a mais e depois vestir um terno impecável.
Camisetas
Elas são o uniforme do verão. Principalmente nas horas de lazer. Mas, com um pouco de atenção, é possível escolher o modelo certo para as suas medidas. De uma maneira geral, ainda que a ocasião seja bem informal, evite as de cores muito vibrantes, as de grandes estampados ou as muito claras que tendem a aumentar volumes.
Com ou sem gola – As de gola tipo pólo, geralmente, têm uma malha mais encorpada e um caimento melhor, além de serem mais charmosas. Para a noite, vestem melhor do que as de gola careca.
Larga disfarça a barriga – Pode ser que sim, mas nem sempre. O volume de tecido pode deixá-lo parecendo maior ainda. Escolha o tamanho com cuidado, pois as justas demais também vão deixar em evidência pneus ou gordurinhas.
Estampas – São lindas e muito variadas. Mas quem está acima do peso deve dar preferência a roupas lisas. Listras, ainda que verticais, chamam a atenção para a região do corpo que estamos querendo disfarçar. Assim, mesmo que a camisa ou camiseta pareça linda no cabide, experimente e se olhe de maneira bem crítica antes de comprar.
Comprimento –  Para quem tem barriga, todo cuidado é pouco, pois uma camiseta fora de comprimento, deixando à mostra sua barriga, não é bonito de se ver.
Por fora ou por dentro da calça? Funciona assim: se o sujeito é magro, camisa por fora da calça pode até dar um ar descontraído. Se é gordinho ou grande, uma camisa ou camiseta larga, balançando conforme ele anda, provavelmente vai lhe conferir um aspecto de desleixo e falta de cuidado com a aparência. Essa história de que camiseta fora da calça emagrece é pura lenda. Ou foi inventada por alguém que não gostava de usar cinto.
Camisas
A azul-clara é a campeã da versatilidade. Hoje são muitos os tons e texturas de azul que podem ser usados sem medo com praticamente todos os matizes de cinza e bege e, dependendo da tonalidade, emprestar mais vida à fisionomia. Por falar em camisas, atenção com os colarinhos brancos: não há problemas em usá-los desde que seja durante o dia. No Brasil, erradamente, essa variação acabou sendo adotada como uma versão mais sofisticada da camisa social, quando é justamente o contrário.
Gravata
Gravata
Gravatas
Muita gente peca pelos extremos: extrapola usando as de Mickey ou em tons muito extravagantes.
Gravatas de crochê não devem ser usadas.
As em tons de vermelho ou roxo só com ternos escuros e camisas claras – nunca com ternos marrom.
Os nós muito pequenos caíram de moda. Hoje se usa o nó médio.
Colarinhos largos pedem gravatas com o nó mais cheio.
A gravata deve ter a ponta tocando a fivela do cinto e os prendedores são colocados 20 centímetros acima da ponta.
Quanto ao tamanho, convencionalmente a medida padrão, na sua parte mais larga, é de 12 cm. Podem-se usar sem receio gravatas lisas (sem desenhos), de listras diagonais, minúsculos motivos geométricos; a preocupação maior deve ser a combinação de suas cores com a roupa; se os motivos e / ou listras são discretos; e se o tecido é de boa qualidade.
Sapatos e cintos
Não há nada mais básico em guarda-roupa masculino do que os sapatos. Aliás, rigorosamente, não seria preciso mais do que três pares para qualquer homem sobreviver elegantemente: um preto, um marrom e um esportivo. O mesmo para os cintos. E, nesses casos, qualquer variação é, no mínimo, perigosa. Com roupa social, esqueça sapato cinza, marinho ou verde-escuro. Cor de vinho e castor é o limite. Verniz: é usado apenas nos Estados Unidos, com smoking. Aqui é melhor não arriscar.
Blazers
E uma peça coringa, pois pode ser usada com diversas calças, permitindo muitas combinações. Usado durante o dia ou à noite, normalmente com camisas claras.
Calças
São as parceiras perfeitas desses blazers. As cores mais indicadas são: cinza, bege e preto. Acessórios que fazem diferença
Até agora falamos de peças clássicas que não podem faltar no guarda-roupa. Uma vez munido dessa “cesta básica”, é hora de escolher alguns acessórios relativamente supérfluos, que, no entanto, podem tornar todo o conjunto mais interessante e compor de forma diferente o mesmo traje, conforme a ocasião ou estado de espírito.
O charme dos lencinhos
O charme dos lencinhos

Lencinhos no bolso do paletó
Se você gosta de detalhes, este é um que confere cor e charme ao seu figurino. É só saber usá-los aparecendo na medida certa (apenas a ponta do lenço dobrado displicentemente e não arrumadinho no bolso) combinando a tonalidade, mas jamais em conjunto com a estampa da gravata.
Acessórios
• Aliança (para quem precisa usar uma);
• Relógio (clássico, metalizado ou com pulseira de couro);
• Abotoaduras
• Prendedor de gravata.
Trenos e sapatos adequados
Trenos e sapatos adequados
Meias masculinas com terno ou roupa social
Reconheço que aqui as opções ficam mais restritas. Mas, de uma forma geral, funciona assim: a meia deve ser sempre da mesma cor do sapato ou pelo menos em um tom intermediário entre o sapato e a calça social. Já os sapatos podem se limitar ao preto (para usar com ternos marinho, cinza, grafite) e ao marrom (para ternos da mesma cor ou havana, verde-escuro, cáqui, mostarda). Eventualmente, um par castor mais esportivo ou cor de vinho.
Dessa forma, fica fácil combinar as meias: pretas, cinzas e de vários tons de marrom acabam dando conta. É claro que, se você for jovem e quiser um visual mais divertido, pode arriscar combiná-las com a cor da camisa: hoje meias finas (com roupa social elas devem ser sempre finas e não esportivas, grossas e desenhadas) nos mais variados tons: verde-escuro, mostarda, vinho. É só ir testando. Mas brancas jamais.
As meias brancas e grossas, ao contrário do que se pensa, não ficam bem com calças jeans e mocassins ou docksiders. No máximo, use-as com tênis e bermudas claras.
Cintos
Use sim e faça deles um elemento visual charmoso, um detalhe a mais a ser notado em sua roupa. Há inúmeras variações: largos, mais finos, de couro, couro trançado, tecido, com fivelas mais engraçadas ou discretas. Se estiver um pouco acima do peso, certifique-se de que estão devidamente ajustados. Cintos “por baixo” da barriga apenas realçam a própria e não cumprem sua principal função, que é a de segurar as calças e lhes dar o caimento certo.
Bolsas masculinas
Bolsas masculinas

Pochetes e bolsas masculinas
Esqueça as pochetes!!! Ainda que fossem lindas e charmosas, usar um desses abomináveis arremedos de bolsa apenas lhe conferiria um efeito “barriga mãe/barriga filha”. Ou, dependendo do tamanho da barriga verdadeira, uma “dupla barriga”.
Que mal há em assumir uma bonita bolsa a tiracolo? Não estou falando daquelas molengas de couro cru, adotadas por toda uma geração hippie nos anos 60, mas de uma singela e eficiente bolsa estruturada de couro a tiracolo. Já existem várias versões masculinas em todas as boas lojas do ramo. É só escolher.
Bolsas masculinas
Vestuário fino
Vestuário fino
DICAS para quem trabalha sem gravata
Se você não precisa usar gravata, certamente sabe que são precisos cuidados extras para não relaxar e adotar um guarda-roupa excessivamente descontraído. Aqui vai uma lista de peças e como usá-las da melhor maneira.
• Calça jeans usada com camisa de veludo ou camisa jeans com calça de veludo são combinações bonitas e esportivas pra o inverno.
• O blazer de lã ou tweed (tecido cuja trama forma bolinhas coloridas) pode ser usado com jeans, com calças de veludo ou lã. E com ou sem gravata, conforme a necessidade.
• Uma calça esportiva, de brim ou gabardine, vai bem com suéter usado sobre a camisa também esportiva.
• Camisetas de gola careca e mangas curtas, nas cores branca, preta e marinho, são indispensáveis, mas para trabalhar devem ser usadas com blazer. Senão, prefira as do tipo pólo com gola.
• Um bom suéter é indispensável – dê preferência aos mais clássicos e lisos com trama firme e uniforme, com decote em V, que podem ser usados com costumes. Os modelos com decote redondo, com gola alta ou rolê são igualmente elegantes e dão um toque mais esportivo.
• Cardigans: abotoados na frente são práticos e elegantes no inverno; em cores como cinza, bege, marinho ou preto, permitem uma infinidade de combinações.
• Jaquetas de couro: ficam bem com calças de lã ou veludo e, quando se quer adotar um estilo mais informal, podem ser usadas com jeans ou calça de brim colorido.
• Um sobretudo é fundamental para quem mora em regiões mais frias. Nas cores preto, marinho ou caramelo, dão um acabamento perfeito para um figurino de inverno.
• Cachecol: é sempre melhor escolher um de cor lisa, colorida ou mais sóbria, e lembrar que deve ser usado em ocasiões menos formais.
Cabelos
Nunca cabelos longos e volumosos. A regra é uma só: cabelos curtos e com aparência de limpos. Se usar gel, para domar a rebeldia dos fios, evite o aspecto de molhado.
Unhas
O ideal seria fazê-las com um profissional (cortá-las, lixá-las e passar um fortalecedor), mas, se não há tempo para tal, mantenha-as curtas e limpas.

NÃO USE NO AMBIENTE DE TRABALHO:

• Jeans puído ou com barra desfiada;
• Calças com passantes sem cinto;
• Calças com elástico na cintura;
• Camisetas com piadinhas ou estampas enormes;
• Camisetas sem manga;
• Moletons (esqueça);
• Bonés;
• Roupas do tipo exército ou “camuflagem”;
• Tênis ou sapatênis;
• Shorts ou bermudas;
• Chinelos;
• Meias grossas de futebol ou brancas
Compartilhe:
Top