A chocolateira Eliane Almeida buscou inspiração nas confeitarias da França para realizar um desejo antigo: aplicar na Cacahuá a tradicional cultura requintada em seus doces, tratados como joias e os expor em vitrines na sua loja da 207 sul, em Brasília. As docerias francesas, que aliam produtos de extrema qualidade a matérias primas selecionadas, têm as características preservadas aliada a toques de criação própria durante o preparo dos produtos no formato brasileiro. A iniciativa, em parceria com o pâtissier e consultor na área há cerca de 20 anos, Ricardo Arriel, resultou em um lançamento inédito no mês de setembro após 12 meses de estudos e preparação. São aproximadamente 40 produtos, feitos artesanalmente, entre 10 tipos de tortas, 18 tipos de mono porções e doces e 12 tipos de macarons. “Esse é um sonho que me acompanha desde a inauguração da Cacahuá. Sempre tive vontade de fazer uma linha de confeitaria.”, diz Eliane.
O macaron, doce apreciado mundialmente, é destaque na nova linha da Cacahuá. Nascido na Itália em meados do século XVI, foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. O doce recebeu a sua versão final no início do século XIX, quando o pâtisserie Pierre Desfontaines – da famosa Ladurée, de Paris – uniu os dois pequenos discos, colocando cremes especiais entre eles. A Cacahuá preservou a receita parisiense do macaron ao utilizar farinha de amêndoas na composição aliando a toques artesanais durante sua confecção, além disso, prima pela isenção de qualquer tipo de mistura pronta para a fabricação do doce. As principais características são uma massa crocante por fora, macia por dentro e leveza ao ser degustado, aliado a uma gama de sabores feitos a partir de frutas frescas, bebidas alcoólicas, pastas e ganaches. São 12 variedades entre: chocolate, coco, pistache, morango, amora, damasco, baunilha, amêndoas, cupuaçu, brigadeiro, limão siciliano e abacaxi com hortelã. A unidade custa R$ 3 e ganha destaque em vitrines exclusivas por ser nobre e refinado. Ricardo Arriel garante que “a cada mês será lançado um novo sabor, pois na Cacahuá valorizamos a criatividade em cada produto”, afirma.
Entre todos os produtos, sobressaem clássicos da confeitaria francesa e européia, como a tradicional Torta Ópera, feita com biscuit de amêndoas, ganache e creme de café. Além da Torta Sacher, feita de rico biscuit de marzipan e alto teor de cacau, geleia de damasco e ganache. Também há o Bolo Concord, uma releitura com biscuit e mousse de chocolate meio amargo e merengue de chocolate. Citron aux Merengue, torta assada de limão siciliano e merengue. Nos doces, os itens tradicionais da pâtisserie da França, releituras e também outras criações integram o novo cardápio como: financier, cake le voyage, brownies, éclair de chocolate e café, paris-brest de baunilha, tiramissu e verrines. Outra novidade é a produção de biscoitos madeleines com sabor de pistache, chocolate ao leite e meio amargo, vendidos em porções de 100g cada. Os cupcakes, famosos bolinhos com coberturas, também ganham destaque nas vitrines – um deles se chama “veludo vermelho”, devido à tonalidade da massa, entre outras opções. Toda a linha está disponível para a pronta-entrega e podem ser encomendados para eventos no telefone (61) 3443-0430.
CACAHUÁ
207 Sul, bloco A, loja 37, Asa Sul, Brasília, DF – (61) 3443-0430
Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 23h. Domingos, das 14h às 22h.
facebook.com/CacahuaChocolates
@cacahua_brasil
www.cacahua.com.br