You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Um jantar para despertar o apetite e desafiar os sentidos

Um jantar para despertar o apetite e desafiar os sentidos

Compartilhe:

Quem for ao Empório Árabe nesta terça-feira (19/5) terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única em degustação. Nesse dia, o restaurante promoverá, a partir das 20h, a quarta edição da Noite dos Sentidos, um jantar no qual os clientes apreciarão um menu surpresa, elaborado pela chef Lídia Nasser, de olhos vendados.

Em uma fusão das cozinhas árabes e contemporânea, o cardápio é composto por uma entrada, dois pratos principais e uma sobremesa. Cada um deles harmonizado com uma taça de vinho. O pacote sai a R$ 120,00 por pessoa e também inclui água e sucos naturais.

O objetivo é estimular todos os sentidos, para além da visão, tornando a degustação ainda mais rica e chamando a atenção para aromas, texturas, sabores e sons. “Como o próprio nome do jantar indica, é um momento para parar e prestar atenção em cada detalhe, tanto nos aromas e texturas quanto no que está em volta, à música, às outras pessoas e a si próprio. Justamente por isso o cardápio só é revelado ao final do evento”, explica a chef e proprietária do Empório Árabe, Lídia Nasser.

As reservas devem ser feitas com antecedência. São apenas 80 lugares. No momento da reserva, o cliente deve informar se tem alguma intolerância ou alergia a algum alimento, já que o menu é surpresa.

Os jantares no escuro existem há cerca de 15 anos. A ideia surgiu em 1999 com o restaurante Blindekuh, de Zurique, na Suíça. De lá para cá, a moda pegou na Europa e no resto do mundo. “Essa degustação no escuro também pode ajudar críticos em gastronomia a aguçar a percepção para harmonização dos ingredientes”, acredita Lídia.

Noite dos Sentidos_Foto Rafael Lobo_Zoltar Design (2)
Noite dos Sentidos_Foto Rafael Lobo_Zoltar Design (4)

Aprendizado na prática

Além de oferecer uma experiência sensorial e gastronômica diferenciada, o Empório Árabe aproveitou a Noite dos Sentidos para trabalhar a inclusão social, capacitando sua equipe para atender a clientes com deficiência visual.

Na última terça-feira (12/5), recepcionistas, garçons, maîtres e chefs de fila da casa passaram por um curso de Orientação em Mobilidade, promovido de forma pioneira pelo restaurante. Ministrada pelo professor de Educação Física adaptada do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) Moacir Nogueira, a capacitação envolveu técnicas de recepção, abordagem, trato verbal, indicação de direções e condução de pessoas cegas.

Ao todo, foram 20 funcionários, sendo 16 do Empório Árabe e quatro da pizzaria Dolce Far Niente, que também é comandada por Lídia Nasser e, assim como o Empório, localiza-se em Águas Claras. “O nosso desejo é promover a inclusão social. Além da formação, também buscamos quebrar tabus e preconceitos, e incentivar em nossa equipe um sentimento de empatia. O objetivo é que nossos funcionários se coloquem no lugar do outro para, assim, oferecer o melhor atendimento possível”, afirma a chef Lídia Nasser. Até junho, o Empório Árabe e a Dolce Far Niente disponibilizarão cardápios em braile.

Noite dos Sentidos

Dia 19 de maio (terça-feira), a partir das 20h, no Empório Árabe (Av. Castanheiras Lt. 1060, Lj. 24, Ed. Vila Mall – Águas Claras); (61) 3436-0063.

Fonte: Texto e fotos – Naiobe Quelem Comunicação Integrada

Compartilhe:
Top