You are here
Home > Colunas > Arquitetura & Design > A beleza do sistema de fachadas ventiladas nas edificações

A beleza do sistema de fachadas ventiladas nas edificações

Compartilhe:

Cada vez mais utilizado no mundo em construções modernas, as fachadas ventiladas têm sua eficiência comprovada há mais de 30 anos e já chegou ao Brasil. Já podemos encontrar em várias edificações pelo país. É atualmente uma solução na resolução de problemas de isolamento térmico dos edifícios, sem contar que deixam os projetos com alta qualidade estética e funcional. Esse sistema possui muitas vantagens, entre seus benefícios está a contribuição para reduzir as cargas de condicionamento artificial de ar, preservar a estrutura, prolongar a vida útil da edificação, possui fácil montagem e ainda uma gama de opções de revestimentos em diversos materiais, cores e texturas.

 

Foto: Divulgação

 

O sistema de fachada ventilada pode ser definido pelo afastamento entre o revestimento externo e a base suporte do edifício, proporcionando assim ventilação e com isso redução de 30% a 50% do consumo de energia do edifício. Essa ventilação acontece por meio do efeito chaminé (o ar frio entra pela parte inferior saindo ar quente pela parte superior).

 

O sistema é ideal tanto no verão quanto no inverno, possuindo assim benefícios diferentes. No verão: proteção contra incidência direta do sol sobre o cerramento. O sol incide apenas sobre o revestimento. Ele aquece o ar alojado na câmara, diminui a sua densidade e sobe, deixando o ar mais fresco. No inverno: contribui para a estabilidade térmica do sistema. Nesse caso a fachada atua como acumulador de calor, evitando a saída do calor a partir do interior, com a respectiva poupança de energia.

 

Foto: Divulgação

 

 

Foto: Divulgação
Compartilhe:
Top