You are here
Home > Destaque > Beaujolais Nouveau

Beaujolais Nouveau

Compartilhe:

Acaba de chegar nas prateleiras o jovem vinho Beaujolais Nouveau de Joseph Drouhin

O Beaujolais Nouveau é um vinho alegre, agradável, frutado, saboroso, macio. Feito para ser tomado jovem e ótimo para happy hour. Joseph Drouhin, o produtor do Beaujolais Nouveau, há 15 anos leva os melhores prêmios, logo, aproveite que este vinho deve ser tomado jovem e desfrute o quanto antes!

BNouveau-2014

Beaujolais

Localizado entre a região de Mâcon e a cidade de Lyon, na Borgonha, está uma das mais belas regiões francesas em cujas colinas – expostas ao sol no sentido leste-sudeste e protegidas dos ventos frios e cheios de umidade do oeste – reina soberana a uva Gamay, responsável pelo vinho tinto Beaujolais Nouveau. Embora em termos administrativos faça parte da Borgonha, o Beaujolais é uma região à parte, cheia de peculiaridades.

Village of Theizé in Beaujolais

A uva Gamay ao invés da Pinot Noir é apenas uma das diferenças entre as duas regiões. O clima do Beaujolais, embora também temperado, é mais suave, seu solo (nas melhores zonas) é granítico e xistoso, sua topografia é diversa e seus vinhos mais leves e menos estruturados.

A denominação Beaujolais é mundialmente conhecida, mas nem todos sabem das diferenças que existem entre seus vários tipos de vinho. O mais notório deles é o Beaujolais Noveau, um vinho extremamente jovem, como se depreende pelo nome, com grande expressão de fruta e de consumo extremamente rápido.

A chegada do Beaujolais é anunciada mundialmente pela célebre frase “ Le Beaujolais Nouveau est arrivé”, e se transformou num fenômeno de marketing de grande sucesso. Esse vinho despretencioso e de poucas virtudes, mais ligado à festa e ao consumo hedonístico do que à degustação,se caracteriza por seu peculiar aroma de banana mesclado à cereja. É refrescante simples, , tem corpo leve e deve ser bebido tão resfriado quanto um branco encorpado. Lembra bastante um suco de uvas e teve muitos anos de glória comercial, vivendo atualmente uma grave crise motivada pela perda drástica queda de seu consumo. Pior do que isso, acabou emprestando sua fama duvidosa a outros bons vinhos da região, principalmente os Beaujolais Village e os Cru de Beaujolais, que lutam atualmente por reconhecimento.

beaujolais-franca

 

Gamay

Essa uva, quando plantada em terrenos inadequados, dá origem a vinhos medíocres. Esse fato já havia sido percebido em 1395 por Phillipe, Le Hardi, duque de Borgonha, que expulsou a cepa das terras borgonhesas , chamado a variedade de “cépage vil”. Dessa forma a Borgonha tornou-se quase que exclusivamente a terra da Pinot Noir, utilizando apenas a Gamay na AOC Passetoutgrain, onde as duas uvas aparecem mescladas.

Tipos

Os vinhos Beaujolais podem ser brancos feitos a partir de Chardonnay ou rosés e tintos de Gamay. Para simplificar, os Beaujolais básicos são mais leves e refrescantes enquanto os de nível Village ou Cru são mais estruturados e complexos.

A grande diferença entre eles está no método de vinificação. Nos Beaujolais básicos, é usada a técnica de maceração carbônica, que é comum para produzir vinhos de caráter frutado e que devem ser consumidos ainda jovens.

Baujolais Nouveau: Para serem bebidos sem compromisso. Leves, frutados, não apresentam complexidade.

Beaujolais: Frutado, leve, aromático, fácil de beber.

Beaujolais Village: Floral e frutado. Alguns casos, produtores usam barris de carvalho para deixar o vinho mais macio e estruturado.

Crus: Existem 10 Crus. Veja o resumo de cada um abaixo.

  • Fleurie: Vinhedos de altitude. Elegante, aveludado e especiado (presença de especiarias);
  • Chiroubles: Perfumado, corpo leve e suave ataque em boca.
  • Saint Amour: Um dos mais redondos.
  • Brouilly: Mais mineralidade que fruta.
  • Côte de Brouilly: Elegante e já começam a evoluir na adega.
  • Julienás: Mais denso e especiado.
  • Régnié: Mineralidade e equilíbrio.
  • Chénas: O menor e mais raro dos crus. Floral, alguns produtores usam mais madeira, mais estruturado, pode permanecer na adega por mais de 10 anos tranquilamente.
  • Morgon: Mais poderoso e estruturado.
  • Moulin à Vent: O mais prestigiado cru. Estruturado, complexo, mais encorpado, cores densas e fruta madura.

Beaujolais no Jardin du Golf

Como tradição francesa, a partir da terceira quinta-feira do mês de novembro, a chegada do Beaujolais Nouveau é celebrada pelos franceses. E agora, os brasilienses também poderão desfrutar desta especiaria no Le Jardin du Golf.

Raro os restaurantes de Brasília, o vinho tem o sabor frutado, leve e fresco. Um vinho jovem que fica pronto para consumo dois meses após a colheita e deve ser apreciado em até seis meses após a fabricação. A combinação de acidez refrescante e o baixo teor alcoólico faz com que os Beaujolais sejam ótimos companheiros para comida.

Com o sabor da culinária francesa, o Le Jardin du Golf reúne em seu cardápio uma variedade de pratos que serão a combinação perfeita para desfrutar o beaujolais nouveau. A chef Christine Veloso, que comanda o restaurante, recomenda que o vinho seja apreciado com o filet de peixe ao manjericão que acompanha aspargos verdes salteados na manteiga e purê de banana da terra ao aroma de gengibre e noz moscada. O valor da garrafa do beaujolais nouveau é de R$ 168,00. O Le Jardin du Golf fica em Brasília, no  Clube de Golfe (SCES, Trecho 02, Lote 17, em frente ao CCBB. Reservas: 3321.2040).

Le Jardin Dia

116pia

thumbs

Mistral

Para adquirir seu Beaujolais Nouveau Joseph Drouhin 2014 entre em contato com a Mistral pelo 11-3372-3400 ou no site www.mistral.com.br

 

Fonte:
Solos Comunicação / Eliane Ulhoa
Mistral
Aguinaldo Záckia Albert

 

 

Compartilhe:
Top