You are here
Home > Colunas > Arquitetura & Design > Conceito de Arquitetura no Bar

Conceito de Arquitetura no Bar

Compartilhe:

O Piratas foi uma idéia que surgiu de uma necessidade. 

Era uma família que residia em Águas Claras, aproximadamente há oito anos.

Toda semana após saírem da igreja, os irmãos queríamos se reunir em algum local bacana. Porém, a cidade não tinha praticamente nenhuma opção. Uma carência muito grande de lazer e entretenimento. Então, de uma conversa simples entre membros da família, a idéia virou decisão.

Desde o início, a idéia era um Restaurante e Choperia temático, pois é mais divertido de se trabalhar e envolver os clientes.  Nada melhor e mais característico da cidade de Águas Claras que o tema Piratas, afinal, essa cidade é composta por quase toda totalidade de pessoas que vieram de outros mares e lá decidiram ancorar.

Hoje, graças a muito esforço e dedicação de toda a equipe, além da confiança e fidelidade dos clientes e amigos, o Piratas é um sucesso há cerca de 5 anos.

Existe uma relação além de meramente profissional com cada um dos clientes. Ali muitas amizades foram feitas. O mais gratificante é você ver um casal que se conheceu no Piratas fazer lá o seu jantar de noivado, sua despedida de solteiro, depois recebermos o convite de casamento e em alguns casos até o chá de fraldas.  É realmente uma família Piratas que começou com um casal, seus três filhos, genro e noras e hoje está só crescendo.

Segundo Mônica (uma das sócias do bar), “o Piratas foi um instrumento de aproximação da nossa família. Tivemos q aprender a lidar com as diferenças e limitações de cada um. Trabalhar em família tem seus problemas,  mas também é muito gratificante.  Enquanto o excesso de trabalho afasta familiares,  no nosso caso, aproxima. Dentro do Piratas cada um tem uma função, e buscamos sempre respeitar isso, o que facilita muito a relação”.

O Projeto

Um projeto feito de amigos para amigos, assim se resume a obra do novo bar Piratas.

O Piratas já era uma marca consolidada em Brasília. Os donos eram amigos de infância do arquiteto Thiago Morais que por sua vez era amigo da arquiteta Mayara Kassiê. Os dois fizeram juntos um MBA em Construções Sustentáveis.

Para a concepção do projeto foi dada total liberdade para seguir as diretrizes necessárias e essa troca de confiança foi o principal elemento que fez com que esse projeto resultasse no que se tornou. Junto a nós também se fez necessário o apoio do arquiteto Ikhsan Fyrianusa e de uma bela equipe que integra os colaboradores de Thiago Moras e Mayara Kassiê, que não são sócios, mais volta em meia estão dividindo projetos e todos sempre muito bem sucedidos e felizes em suas escolhas. Sucesso não se faz sozinho, mas com esse time reunido não poderíamos alcançar outro resultado diz Thiago, que adora compartilhar informações e projetos, o arquiteto integra o seleto time de profissionais que participaram de toda execução do estádio Mané Garrincha.

O Partido

Os donos não ficaram só esperando o projeto acontecer. Não mesmo! Eram os mais empolgados e nos deixavam ter a liberdade para criar e também sempre deram sugestões que foram aproveitadas no projeto, além de meter a mão na “massa” literalmente.

Nas primeiras conversas, disse que o Piratas já era conhecido e precisava de uma cara nova, um cenário pirata de verdade. A idéia principal apresentada foi de colocar um barco pirata dentro do bar. O bar precisava de elementos para compor um cenário. Transformamos o partido em um bar temático onde estudamos a história dos piratas e suas principais características de embarcações e modo de vida.

Tesouros, timão, âncoras, caveiras e até manequins vestidos de piratas tornaram-se elementos que agregaram um clima a nossa nova proposta.

Elementos com tons de madeira foram utilizados para compor com o revestimento vinílico que envolveu o balcão do bar e o depósito, uma vez que por ser curvo foi o material encontrado mais adequado para a situação. Até canhões de embarcações piratas foram representados no local.

“Como estávamos aproveitando uma estrutura de lojas já existentes (um restaurante e uma lanchonete de batatas recheadas) aproveitamos uma parte da paginação de pisos existente porque compunha com a nossa ideia, principalmente SUSTENTÁVEL, de realmente demolir apenas o que não há como reutilizar. A decisão sustentável vai além de um MBA, é realmente uma escolha de vida e consciência”, comenta a arquiteta Mayara Kassiê.

Toras foram envolvidas com panos amarrados em forma de velas de navios e tiveram um toque diferente por conta das fitas de led embutidas dentro dos panos. O teto foi pintado de preto para garantir um aspecto de penumbra ao bar relembrando as antigas tavernas onde os piratas se reuniam para diversão e negócios. Luminárias em forma de timão deram um toque especial na decoração.

No mezanino, uma sala de DJ foi criada por conta da elevação do pé direito. A música é tocada com vista para os clientes na parte térrea do bar. Um grande mapa do tesouro marca o interior do bar, logo acima do balcão em forma de barco pirata.

Bem como o mapa e seus tesouros, a arquiteta Mayara Kassiê transmitiu em palavras o que ela traz para sua vida e seus trabalhos. “Em algum lugar do mundo existe um tesouro ao alcance das mãos daqueles que acreditam que são capazes de fazer, mudar e transformar a vida em um conto de amor” essa frase pode ser encontrada em palavras ao longo dos mapas do tesouro da vida que foram aplicados pelo bar.

Nos banheiros foi utilizada bancada em madeira maciça, nas portas dos boxes sanitários foram aplicados adesivos vinílico com as figuras do filme Piratas do Caribe, sucesso de bilheteria e tem tudo haver com o tema do bar.

Integramos o ambiente interno do bar ao externo, sob a marquise do shopping em que se localiza a loja, utilizando uma esquadria de vidro que pode ser recolhida através de corrediças. Essa solução agregou amplitude ainda maior ao espaço do bar. Quando a esquadria é toda fechada transforma a área interna em um espaço para eventos com músicos e DJs podendo transformar-se até mesmo em uma pista de dança.

Não só a parte estética nos preocupava, mas principalmente a funcional. Medimos todos os equipamentos do antigo Piratas para reutilizarmos da melhor maneira no novo espaço. Foram ouvidos todos os profissionais funcionários do bar como o chefe da cozinha, o chefe do bar, as nutricionistas e os donos, além dos clientes. Um projeto demanda tempo, pesquisa, técnica, e claro, muito estudo.

A obra em si teve todos os percalços e surpresas que já esperávamos, pois se tratava de uma reforma e reformas sempre são complicadas. Mayara Kassiê diz que todos os dias quando inicia um novo trabalho, o cliente sempre diz, quero uma obra rápida e simples. “Obra nunca é simples, se fosse fácil não se chamava obra e não seria necessário tantos anos de estudo entre faculdades e especializações”.

Ao final de tudo, e com aquele frio na barriga, o Bar Piratas foi reinaugurado no dia 07 de Outubro de 2014, depois de exatos dois meses de um trabalho duro, de sol a sol, sábados, domingos e feriados, e o Piratas reinaugurou com lotação máxima, um primeiro dia que ficou pra história e que virá com todos os outros de muitos clientes, afinal, o que nos deixou felizes e lisonjeados foi que além do bom atendimento e produtos de qualidade que o Piratas já possuía, podemos somar ao novo espaço um ambiente cênico, porém aconchegante e com muito carinho e dedicação de todos os profissionais envolvidos no objetivo de “firmar a âncora” e reestabelecer o sucesso que a marca já possuía.

_MG_1067_foto_Haruo Mikami_
_MG_1076_foto_Haruo Mikami_
_MG_1086_foto_Haruo Mikami_
_MG_1094_foto_Haruo Mikami_
_MG_1113_foto_Haruo Mikami_
_MG_1148_foto_Haruo Mikami_

 

A CONCLUSÃO

Tudo aquilo que é feito com e por amor só pode ter um único resultado, O SUCESSO.

Compartilhe:
Top