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Festival Gastronômico Cerrado Week

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Cerrado Week comemora o “Dia do Cerrado” com festival gastronômico, entre os dias 15 a 21 de setembro nos cafés, bares e restaurantes de Brasília e Goiás

O dia do Cerrado será mais saboroso este ano. A data foi comemorada na última quinta­feira, 11, e, para mostrar a riqueza do bioma, o Slow Food Cerrado organizou a primeira edição do Festival Gastronômico Cerrado Week. Durante uma semana, de 15 a 21 de setembro, o público poderá degustar as delícias preparadas pelos melhores chefs da região.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e ocupa quase 1/4 do território nacional (2.036.448 km2), abrangendo o Distrito Federal, os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Bahia, Rondônia e porções de Roraima, Amapá, Amazonas e Pará. O bioma é conhecido como “berço das águas” ou “caixa d´água do Brasil” por abrigar nascentes das principais bacias hidrográficas brasileiras.

Estudos apontam que existem cerca de 15 mil espécies de plantas no Cerrado, além de uma fauna riquíssima, com aproximadamente 300 mil espécies de animais. Mas, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, 132 espécies do Cerrado constam na lista das espécies ameaçadas de extinção.

O Festival
Já garantiram a participação no Cerrado Week cerca de 40 restaurantes, bares, padarias, sorveterias, trucks, e os mais diversos estabelecimentos alimentícios, de Brasília e de Goiás. Os chefs e mixologistas servirão preparos especias com ingredientes nativos do Cerrado. “Nosso objetivo principal é ampliar o conhecimento do público sobre o potencial gastronômico das espécies nativas do Cerrado e ao mesmo tempo criar uma demanda regular para esses produtos, fomentando assim toda a cadeia produtiva dos agroextrativistas e cooperativas que utilizam o bioma como sua fonte de renda”, explica Ana Paula Jacques, coordenadora­geral do
Festival e co­líder do convívio Slow Food Cerrado.

Em Brasília, sede do Cerrado Week, o público poderá experimentar as delícias preparadas pelos chefs dos restaurantes: Restaurante Olivae, Trio Gastronomia, Restaurante Mucho Gusto, El Paso, Parrilla Madrid, Oliver, Dom Francisco (Asbac e 402 Sul) , Loca Como Tu Madre, Universal, Calaf, Grand Cru, Cartolaria Guara, Bla’s, Daorla Showbar e Restaurante, pizzaria Dolce Far Niente e os oito Restaurante­Escola Senac (MPDFT, CGU, Setor Comercial Sul, Ministério da Justiça, STF, Câmara dos Deputados – Anexo IV, “Restaurante dos Senadores” e Senac Downtown Brasília). Ainda participam os cafés, sorveterias, padarias, trucks, bares: Objeto Encontrado Galeria e Café, Sorbê Sorvetes Artesanais, Bar Godofredo, Alfredo Pizzaria, La Boulangerie, Paradiso, Paneteria D’Oliva, O Realejo, Komboleria e Quitanda Fácil.

Mas, como o Cerrado não fica restrito ao Planalto Central, este ano três restaurantes de Goiás já aderiram ao Cerrado Week: a Venda do Bento (Pirenóplis), o Pitanga Sabor e Equilíbrio (Goiânia) e o Restaurante ComTradição (Olhos D’Água). “Há dez anos atrás, seria impossível se pensar em uma adesão desse tamanho de chefs. Acreditava­se que as pessoas não aceitariam bem os produtos daqui. Já crescemos bastante”, diz Simon Lau, chef que começou o movimento de valorização dos produtos do Cerrado na alta gastronomia.

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Chef David Lechtig, da rede El Paso, criou o “Ceviche de la savana brasileña”, harmonizando frutos locais com sabor latino
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LOCA COMO TU MADRE, drinque Wabirob Fizz.
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LOCA COMO TU MADRE – Galinhada com Cajuzinho do Cerrado.
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A chef Mara Alcamim, do Universal Diner e Café Universal, com o seu galeto assado no licor de pimenta cumari, acompanhado de arroz de açafrão goiano, pequi (opcional) e pamonha da Dona Nenê (a mãe da chef Mara Alcamim).
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Restaurante Olivae, do Chef Agenor Maia, servirá um Filé-Mignon, recheado com creme de jatobá, acompanhado de legumes refogados em molho demi-glacê.


Veja a lista completa com os participante
CLIQUE AQUI.

Para os restaurantes que já são adeptos dos produtos locais, o Cerrado Week será uma grande vitrine. “O restaurante Olivae completou um ano de atividade e o Festival Gastronômico Cerrado Week vai consolidar o trabalho e as pesquisas que fazemos para valorizar o Cerrado e a gastronomia brasileira”, diz Agenor Maia, chef do premiado Restaurante Olivae. “A comida não deve ser só bonita, tem que ter sabor. Acho que nós somos os melhores para saber desenvolver o potencial dos nossos frutos e valorizar o seu sabor”, argumenta o chef do Venda do Bento, de Pirenópolis, Vini Ferreira.

Para garantir o sucesso já em sua primeira edição, o Festival Gastronômico Cerrado Week conta com o apoio de renomadas instituições. São parceiros institucionais a Rede Cerrado e a Central do Cerrado. O Senac patrocina o Cerrado Week, e ainda apoiam o evento a Revista Prazeres da MESA, a maior revista de gastronomia do país, o IESB e a Enoteca Decanter.


Comissão Organizadora do Festival Cerrado Week


Chef Agenor Maia, Associado Slow Food Cerrado

Nascido no interior do Estado de São Paulo, Agenor aprendeu desde cedo com a família que cozinha era sinônimo de criatividade, prazer e necessidade! Apaixonado pela gastronomia e decidido a se especializar no ramo, o chef partiu para Portugal em 2004. Na volta ao Brasil, assumiu o departamento de operações do Roadhouse Grill em Brasília. No ano de 2012 o chef Agenor Maia estagiou no aclamado restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, No início de 2013, esteve em outro período de estágio no melhor restaurante da América Latina atualmente, o premiado Astrid Y Gaston em Lima, no Peru. A bagagem gastronômica do chef Agenor Maia adquirida pela experiência, trabalho e cuidadosa reflexão tem sua base numa filosofia de vida onde a verdadeira felicidade pode ser encontrada quando você consegue colocar a serviço de outros o melhor de si naquilo que faz de melhor. Isso se concretizou na recente abertura do Olivae, onde expõe suas bases culinárias aos traços e características da cozinha de várias
partes do mundo, buscando uma contemporaneidade que é marcante no chef.

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Agenor e seu guru, Alex Atala.


Ana Paula Jacques, Co­líder Slow Food Cerrado

Costuma dizer que é gaucha de nascimento, brasiliense de coração e brasileira por formação. Em suas andanças pelo país, ainda criança apaixonou­se pela diversidade da gastronomia brasileira e esse fascínio motivou suas escolhas acadêmicas e profissionais. Formou­se em Gastronomia, fez especialização em Gestão de Negócios e atualmente é Mestranda em Turismo pela Universidade de Brasília (UnB) onde pesquisa a gastronomia como patrimônio cultural brasileiro. É professora de vinhos e gastronomia em Instituições de Ensino do DF,consultora e co­líder do convívio Slow Food Cerrado. Nas horas vagas, edita o blog
www.pitadasdegastronomia.com que aborda a gastronomia como arte, ciência e cultura.


Jean Marconi – Líder do Convívio Slow Food Cerrado

Formado em Processamento de Dados com especialização em Gerência de Projetos pela FGV. Facilitador Slow Food para a região Centro­Oeste e atual líder do Convívio Cerrado. Aprendeu, com sua família goiana de tias doceiras e primas cozinheiras, a descobrir o prazer da boa mesa.


Thalita Kalix, Associada Slow Food Cerrado

Jornalista de formação, Thalita Kalix trocou a caneta e o bloquinho pelas facas e panelas em 2011. Formou­se em culinária na Le Cordon Bleu, em Paris. Na capital francesa teve a oportunidade de trabalhar em restaurantes de renome, como o Septime, eleito o 49º melhor do mundo pela revista inglesa Restaurant em 2013. Passou uma temporada em Florença, onde estudou culinária italiana e trabalhou no restaurante Il Santo Bevitore e no time de futebol da Fiorentina. De volta a Brasília, desde 2013 ela atua como chef em casa, professora de culinária particular e consultora gastronômica. Atualmente comanda a cozinha do restaurante que será a novidade da culinária contemporânea na Capital Federal.

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Jornalista e Chef Thalita Kalix.

Slow Food Cerrado
E­mail: cerrado@slowfoodbrasil.com
Site: www.slowfoodcerrado.org.br
Site: www.slowfoodbrasil.com
Twitter: @slowfoodcerrado
Intagram: @slowfoodcerrado
Facebook: facebook.com/slowfoodcerrado

Apoio Institucional: Rede Cerrado e Central do Cerrado
Patrocínio: Senac
Restaurante Oficial: Olivae
Agência: InDesign

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