You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Sabores da Europa

Sabores da Europa

Compartilhe:

Entre os dias 13 e 19 de maio, brasilienses terão oportunidade de conhecer 28 pratos típicos dos países membros da União Europeia na semana gastronômica 

Como parte da programação da Semana da Europa, de 13 a 19 de maio, Brasília receberá a Semana Gastronômica – Sabores da Europa, em parceria com o Brasil 21 Gastronomia. O evento ocorrerá no restaurante Dalí Camões e irá oferecer ao público 28 receitas tradicionais de cada um dos países membros da União Europeia, preparadas sob o olhar criterioso do chef da casa, Custódio Rodrigues Alves, com auxílio da restauratrice Natividade Pires e do restaurateur Manuel Pires.

Trata-se de uma oportunidade rara de conhecer um pouco mais da cultura de países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.  O festival será composto por jantar-buffet e custará R$ 95 (não inclui taxas de serviço e bebidas). Serão apresentados quatro pratos por noite.

O restaurante Dalí está localizado no hotel Brasil 21 Convention Suítes, dentro do complexo Brasil 21, e oferece um cardápio de cozinha portuguesa e catalã. A casa é resultado de uma parceria entre a família Cunha Campos e Natividade Pires, mulher do renomado restauranter Manuelzinho, sócio do Antiquarius Grill, com tradição da melhor gastronomia portuguesa do país. Natividade é alentejana e, por isso, conhece as raízes e a riqueza da gastronomia de seu país natal.

TF_1308_7076

A Semana da Europa

É celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman,apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

A realização é da Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e do Instituto Goethe, Cultura Inglesa, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), TAP, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Brasil 21 Gastronomia, Restaurante Dalí Camões, Clube Naval de Brasília, Centro Cultural do Teatro Guaíra e Fundação Cultural de Curitiba.

gastronomie-chalon-sur-saone-bourgogne-pays-du-chalonnais

Programação:

13 de maio (terça-feira)

Bulgária

República Tcheca

Luxemburgo

Malta

14 de maio (quarta-feira)

Eslovênia

Polônia

Lituânia

França

15 de maio (quinta-feira)

Dinamarca

Holanda

Hungria

Croácia

16 de maio (sexta-feira)

Finlândia

Chipre

Alemanha

Bélgica

17 de maio (sábado)

Espanha

Romênia

Suécia

Grécia

18 de maio (domingo)

Irlanda

Estônia

Eslováquia

Reino Unido

19 de maio (segunda-feira)

Itália

Letônia

Áustria

Portugal

Semana Gastronômica – Sabores da Europa

Data: 13 a 19 de maio

Horário: Das 19h às 23h

Local: Restaurante Dalí Camões

Endereço: SHS quadra 6, bloco B, 1º andar, Complexo Brasil 21

Valor do buffet: R$ 95 (não inclui taxas de serviço e bebidas)

Confira programação no site: www.semanadaeuropa.org.br

Compartilhe:
Top