You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Brasília, a capital do ESPUMANTE

Brasília, a capital do ESPUMANTE

1o Brinda Brasil 2011
Compartilhe:

_MG_9853

A Capital Federal bate recorde nacional em vinícolas participantes de um evento de degustação

O Brinda Brasil , evento que já acontece há 7 anos na capital federal, terá mais vinícolas brasileiras do que a Expovinis (SP). 

Já estão confirmadas 24 marcas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás, sendo dez delas inéditas no DF. As vinícolas apostam na recuperação do mercado com safra recorde em 2017 


A sétima edição do Brinda Brasil – Salão do Espumante Brasileiro ainda nem começou e já está batendo recordes. Este ano, o evento que ocupará três ambientes, varanda e jardins do Brasília Palace Hotel, nos dias 28 e 29 de junho (18h às 22h), terá mais vinícolas brasileiras que a recente participação da delegação nacional na Expovinis (maior feira de vinhos da América Latina).
 
Já estão confirmadas para o Brinda Brasil 2017, 24 marcas, com cerca de 100 rótulos que serão abertos ao público para a degustação e compra, no atacado e varejo. Um dos motivos para uma adesão tão significante é a safra recorde de uvas colhidas em 2017, com mais de 750 milhões de quilos de uva colhidos, a maior totalizada no Rio Grande do Sul em todos os tempos.
Rodrigo Leitao, Cris Cavalli e Emilia Carvalho, sócios proprietários do Brinda Brasil
Rodrigo Leitao, Cris Cavalli e Emilia Carvalho, sócios proprietários do Brinda Brasil

“Fomos surpreendidos com o volume final da safra, principalmente em virtude da quebra histórica registrada no ano passado, de 57%. Mas a situação se inverteu esse ano porque a produção de uvas é bastante sensível ao clima e, durante o ciclo vegetativo dessa safra, as condições climáticas foram muito favoráveis”, avaliou o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá.

Ingressaram nas vinícolas 750.612.622 quilos de uva. O volume é 5,8% maior que o número registrado em 2011, último recorde registrado, com 709,6 milhões de quilos. Desse total, 89,6% foram de uvas americanas e híbridas e 10,4% de uvas vitis viníferas. Esse ano, 418 vinícolas distribuídas em 68 cidades declararam processamento da matéria-prima, cultivada em 136 diferentes municípios. 
 
Além desse dados divulgados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o fato de o Brinda Brasil já ter reunido mais de 12 mil pessoas em suas edições anteriores e conquistado um público de novos consumidores para o espumante brasileiro da ordem de 8% do total de seus frequentadores, também atrai as vinícolas para o evento. Hoje, o Brinda Brasil – Salão do Espumante Brasileiro é o evento do segmento de degustação de vinhos e espumantes que mais atrai público no Centro-Oeste, com média de 870 pessoas por noite.
 
O movimento comercial registrado no Brinda Brasil, desde sua primeira edição, em 2011, já supera a casa de R$ 1,5 milhão anuais em vendas de espumantes, o que representa cerca de 35 mil garrafas a mais, por ano, correspondente a um crescimento de 34%, segundo dados da Superadega, o maior distribuidor de vinhos da região.
 
No Brinda Brasil, além da participação 15% maior de vinícolas brasileiras que na Expovinis, dez marcas inéditas em eventos no Distrito Federal estarão presentes: Cazari (GO), Panceri e Longa Vida (SC) e as gaúchas Weber, Giaretta, Calza, Cave Antiga, Santa Barbara, Casa Venturini e Barcarola.
 
Para este ano, o Brinda Brasil preparou também um Espaço Gourmet com a participação de vários restaurantes, empresas e marcas consagradas da cidade. O público poderá degustar e comprar alimentos dos seguintes estandes de comida: Oliver, Baco Pizzaria, Ilê Frutos do Mar, Bolos do Bê, Delicate Saladas e Conservas, Antonello Monardo, Cantinho do Azeite, A Mineira (Doce Gourmet), Doux Brigaderia, Confiserie, Vanilla Cookieria e Cia, Que Maçã é Essa, Aurum Boutique de Pudim. Além do restaurante Oscar, do próprio Brasília Palace, que estará aberto e atendendo os visitantes do maior Salão de Espumantes exclusivamente brasileiros realizado no País.
O Administrador de Brasília, Marcos Pacco, a Diretora Institucional Cris Cavalli, a Embaixadora do Instituto Brinda Brasil Sonia Couto, a Diretora Operacional Emília Carvalho, e o Diretor Executivo do Brinda Brasil Rodrigo Leitão comemoram o sucesso do evento e a chegada das novas vinícolas.
O Administrador de Brasília, Marcos Pacco, a Diretora Institucional Cris Cavalli, a Embaixadora do Instituto Brinda Brasil Sonia Couto, a Diretora Operacional Emília Carvalho, e o Diretor Executivo do Brinda Brasil Rodrigo Leitão comemoram o sucesso do evento e a chegada das novas vinícolas.
 
O Brinda Brasil – Salão do Espumante Brasileiro é um oferecimento do Grupo Paulo Octávio e do Brasília Palace Hotel, com patrocínio da Bancorbras, GWS Som Luz Estruturas e CH Decoração. Apoiam o Brinda Brasil as seguintes empresas, marcas e instituições: Ibravin, Vinhos do Brasil, Espumantes do Brasil, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Administração de Brasília – GDF, Frente Parlamentar da Uva e do Vinho, Abrasel, Acavitis, Sasse Promocionais, Amigas do Vinho, Prátika Manobrista, Cabify, Figueras Advogados e Vista Terra.
 
VINÍCOLAS CONFIRMADAS:
1. Adolfo Lona (RS)
2. Barcarola (RS)
3. Batalha (RS)
4. Calza (RS)
5. Casa Venturini (RS)
6. Cave Antiga (RS)
7. Cazari (GO)
8. Dal Pizzol (RS)
9. Dunamis (RS)
10. Estrelas do Brasil (RS)
11. Garibaldi (RS)
12. Giaretta (RS)
13. Larentis (RS)
14. Lídio Carraro (RS)
15. Longa Vida (SC)
16. Nova Aliança (RS)
17. Panceri (SC)
18. Salton (RS)
19. Santa Barbara (RS)
20. Valmarino (RS)
21. Viapiana (RS)
22. Villaggio Grando (SC)
23. Weber (RS)

24. DOM (DF)

Maiores informações no site: www.brindabrasil.com

IMG-20170606-WA0003
Compartilhe:
Top