You are here
Home > Colunas > Mundo Diplomático > Presidente da Argentina faz sua primeira visita ao Brasil

Presidente da Argentina faz sua primeira visita ao Brasil

Compartilhe:

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, está em  Brasília e já se reuniu com o presidente Temer e os presidentes da Câmara e do Senado.  No encontro, celebraram o reinício, após mais de três anos, de reuniões presidenciais regulares, com a visita do Presidente Temer a Buenos Aires, em outubro do ano passado. Nesse sentido, além de destacar o caráter estratégico da relação entre os dois países, saudaram a revitalização dos canais institucionais de diálogo ao longo de 2016 e destacaram a necessidade de convocar, no corrente ano, reuniões dos mecanismos bilaterais vigentes, a fim de obter resultados concretos.

Os dois mandatários dialogaram sobre a situação regional e destacaram o compromisso de continuar fortalecendo o MERCOSUL, com foco no mercado interno do bloco e nas negociações extrarregionais. Nesse sentido, tendo em conta que neste ano a Argentina exerce a Presidência “Pro Tempore” no primeiro semestre e o Brasil a exercerá no segundo semestre, coincidiram em avançar na definição de uma agenda de trabalho produtiva e pragmática, que permita a ambos os países fortalecer sua relação comercial e a inserção do MERCOSUL em novos mercados.

Reiteraram, igualmente, o compromisso em aprofundar a cooperação em matéria de direitos humanos, mudança do clima e desenvolvimento sustentável, no marco das Nações Unidas e de foros especializados.

Compartilhe:
Top