You are here
Home > Destaque > Degustação de vinhos Crianza no Instituto Cervantes

Degustação de vinhos Crianza no Instituto Cervantes

Compartilhe:

Cervantes.02

Iniciada a temporada do ciclo de degustações de vinhos das principais regiões produtoras da Espanha promovida pelo  Instituto Cervantes Brasília em parceria com a importadora B-Cubo.

O primeiro evento foi realizado na quarta, 6 de abril, às 19h, na sede do instituto. Nesta primeira edição de 2016, o projeto destaca vinhos crianza, de quatro regiões que se destacam por sua produção vinífera: Rioja, Navarra, Somontano e Ribeira del Duero.

Carlos Borges, também diretor da B-Cubo, explica que o termo Crianza somente é encontrado em rótulos de vinhos espanhóis. Ao contrário do que muitos imaginam, a palavra não está relacionada à jovialidade do vinho. No mundo dos vinhos, Crianza quer dizer processo de envelhecimento ou maturação.  Assim, quando encontramos a palavra estampada nos rótulos dos vinhos da Espanha significa dizer que a bebida envelheceu vinte e quatro meses antes de ser comercializada, tendo estagiado, no mínimo, seis meses em barrica de carvalho. 

Em algumas regiões espanholas, com legislações mais rígidas na área da produção vinífera, para que os vinhos sejam Crianzas, eles necessitam de um ano em barrica de carvalho. Quando provenientes desses locais, esses vinhos apresentam ainda mais aromas e sabores – é o caso dos vinhos de Rioja e de Ribera del Duero, regiões mais importantes do vinho espanhol.

Foram apresentados os seguintes vinhos :

·         LAOS Crianza (Somontano), 2007 : Blend de Merlot e Cabernet Sauvignon, cor com sinais de evolução, borda ferrugem, bouquet frutas negras maduras  em compotas e especiarias, na boca surpreende com taninos firmes e confirma sabores frutados.

.         Solar Líbano (Rioja), 2009: blend de tempranillo e garnacha, cor com sinais de evolução, tanto borda como centro da taça são vermelho atijolado, bouquet terciário de couro, folhas, terra, compotas de frutas vermelhas e anis. taninos doces. Agradável, saboroso.

cervantes.04

Queridinho da Noite!!

·         Iñurrieta Crianza (Navarra), 2008: Blend 50% Cabernet Sauvignon, 40% merlot e 10% Graciano. Cor rubi no centro, bordas alaranjadas, bouquet de couro, fumaça, compota de frutas negras, na boca taninos médios para altos, sabor frutado. Impressiona.

·         Nuestro Crianza (Ribera del Duero),2007 :100% Tempranillo, cor apresenta evolução, bordas alaranjadas, presença de aromas amadeirados e amanteigados, confirmados na boca.

cervantes.01

A apresentação foi conduzida por Átila Rego, diretor da B-Cubo – empresa especializada na importação de vinhos espanhóis, o evento propõe um passeio pela cultura e geografia daquele país ao sabor de rótulos de destaque internacional.

 Proporcionalmente, a Espanha é o país com a maior área de vinhedos em todo o mundo: são mais de um milhão de hectares cultivados, ao longo de mais de sessenta regiões de denominações origem. Com a rica variedade de regiões, micro-climas e influências de tradições e culturas, é fácil deduzir porque a diversidade de vinhos espanhóis é tão grande.

O Ciclo de degustação de vinhos Espanhóis Instituto Cervantes e importadora B-Cubo Vinhos Crianza acontece no Espaço Cultural Instituto CervantesSEPS 707/907 Lote D Asa Sul, Informações: 3242-0603. Proibido para menores de 18 anos. Valor (super honesto): R$ 70,00 por dia de curso (em cheque ou cartão). Ligue e agende o próximo.

 

Compartilhe:
Top