You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Degustação dirigida de vinhos argentinos

Degustação dirigida de vinhos argentinos

Compartilhe:

Degustação dirigida é a melhor forma de se aprender sobre vinhos. Neste tipo de evento, um profissional da área ensina a experimentar vinhos e espumantes aproveitando o que há de melhor na bebida.

texto de Rodrigo Leitão

vinho
Na foto, alguns dos vinhos escolhidos para a degustação são da nova produção argentina e estão conquistando prêmios e mercado na Europa e nos Estados Unidos. Um destaque é que os vinhos, produzidos pela vinícola Monteviejo, foram elaborados por um importante roqueiro argentino dos anos 70 e 80, Marcelo Pelleriti, por isso o nome SOL FA SOL.

O formato, muito apreciado nos países da Europa e nos Estados Unidos, vem sempre precedido de uma pequena palestra sobre uvas, aromas, serviços e ensina de forma simples e de fácil compreensão o que realmente importa saber sobre os vinhos, para quem quer aprender sem a formalidade de um curso e está iniciando neste saboroso mundo de sensações e prazeres. Para aproximar o público consumidor dos vinhos, o jornalista Rodrigo Leitão (com 12 anos de experiência no ramo) e o chef Emerson Mantovani (um dos poucos no DF com a especialidade da harmonização) se uniram para oferecer conhecimento regado a bons vinhos e boa comida.

A primeira degustação dirigida da dupla será dia 15 de dezembro, no Wine Bar Trio Gastronomia (213 Sul). Os vinhos escolhidos são da nova produção argentina, da região de Mendoza, e estão conquistando prêmios e mercado na Europa e nos Estados Unidos. Um destaque é que os vinhos, produzidos pela vinícola Monteviejo, foram elaborados por um importante roqueiro argentino dos anos 70 e 80, Marcelo Pelleriti.  Agora enólogo, e muito elogiado por trabalhar o vinho a partir da região onde a uva está plantada, explorando o clima e a terra para extrair as melhores características das frutas de Torrontés e Malbec, Pelleriti é considerado a nova estrela do vinho mendoncino.

RodrigoLeitao
Rodrigo Leitão conduzirá a degustação de forma atraente e explicativa.

 

“Vamos harmonizar os vinhos de forma tradicional e também inovar com a combinação de um branco seco para a sobremesa”, explica Rodrigo Leitão. A sugestão foi do chef Emerson Mantovani. Eles experimentaram, e aprovaram, um vinho branco da uva Torrontés com sorvete de espumante! Além disso, serão tratados os temas “bate-papo sobre os vinhos”, “dicas de harmonização” e “desvendando os aromas”.

Degustação

A degustação foi elaborada em quatro atos e será harmonizada com mini porções. O chef Emerson Mantovani explica que desta forma os convivas conseguem aproveitar bem tanto a bebida quanto a comida. “Você realmente harmoniza várias etapas se optar por pequenas porções”, garante Emerson. Os vinhos, trazidos ao Brasil pela importadora Ares dos Andes, também estarão à venda no Wine Bar do Trio Gastronomia, com preço promocional. Os participantes (as vagas são limitadas) ainda terão a oportunidade de aderir ao grupo de degustação dirigida para participar de cursos ministrados pela dupla, a partir de 2016, sempre às segundas-feiras e com carga horária de dez horas, em quatro aulas.

 

CONFIRA O CARDÁPIO:

Primeiro Ato
Vinho Branco – Sol Fa Sol Torrontés
Harmonização – Boccontino com creme de baru e especiarias

Segundo Ato
Vinho Tinto – Monteviejo Festivo Malbec
Harmonização – Rosbife com manteiga cítrica harmonizado

Terceiro Ato
Vinho Tinto – Gran Aprendiz
Harmonização – Mini-hambúrguer com queijo brie e barbecue em pão caseiro de beterraba

Quarto Ato
Vinho Branco – Sol Fa Sol Torrontés
Harmonização – Sorvete de espumante

SERVIÇO:
Degustação dirigida de vinhos argentinos –
Dia 15 de dezembro, das 20h às 22h30, no Wine Bar Trio Gastronomia (213 Sul). Investimento: R$ 90,00 por pessoa. Resevas pelo telefone (61) 3346-2845 ou pelo e-mail: contato@triogastronomia.com.br. VAGAS LIMITADAS.

Compartilhe:
Top