You are here
Home > Conteúdo > Coluna Social > Um prêmio à Rainha Elizabeth II

Um prêmio à Rainha Elizabeth II

Compartilhe:

A Rainha Elizabeth II se tornou a primeira condecorada com o prêmio FEI Lifetime Achievement da Federação Equestre Internacional (FEI), em reconhecimento de seu papel de liderança e apoio do esporte equestre durante todo o seu reinado.

O prêmio foi entregue no dia 26 de novembro pela presidente da FEI, a Princesa Haya da Jordânia, em uma cerimônia no Palácio de Buckingham com a presença do Príncipe Phillip, ex-presidente da FEI e Duque de Edinburgo, e Keith Taylor, presidente do conselho da Federação Britânica Equestre.

O contato com cavalos faz parte da vida da Rainha desde sua infância. Ela teve sua primeira aula particular de equitação no Palácio de Buckingham em janeiro de 1930, com apenas três anos. Seu avô, o Rei George V, deu de presente o pônei Peggy, da raça Shetland, pelo seu quarto aniversário.

Um dos cavalos favoritos da Rainha era a égua Burmese, presente da Polícia Montada Real Canadense que se apresentou no Royal Windsor Horse Show em 1969. A Rainha montou Burmese por 18 anos na cerimônia Trooping the Colour, que celebra o seu aniversário. A Rainha e Burmese receberam o bronze no President’s Trophy, entregue pelo Príncipe Phillip para o país campeão da Copa das Nações FEI.

Os cavalos puro sangue criados por Elisabeth II já venceram mais de 1.500 corridas e, dentre as etapas do British Classics, apenas o Epsom Derby ainda não foi conquistado por ela. A Rainha também cria pôneis das raças Shetland, Highland e Fell para garantir que as linhagens permaneçam preservadas e intactas.

Assim como a Rainha, a Família Real Britânica tem uma grande paixão pelas corridas e pelo esporte equestre. O Duque de Edinburgo jogou polo até 1970 e teve papel fundamental na criação das primeiras normas do esporte equestre em seus 22 anos como Presidente da FEI. Os príncipes Charles, William e Harry jogam polo. A Rainha também é anfitriã do Royal Windsor Horse Show, competição anual com provas de salto, adestramento e conjunto, ocasião em que muitos de seus pôneis são exibidos.

Durante os Jogos Olímpicos de Verão de Londres 2012, em que os esportes equestres completaram 100 anos, Zara Philips, neta da Rainha, ganhou medalha de prata em conjunto por equipes. Philips também foi campeã individual e por equipes nos Jogos Mundiais Equestres FEI 2006 e também campeã europeia em 2005, seguindo os passos de sua mãe, a Princesa Anne, vencedora do título europeu em 1971 com Doublet. A Princesa Anne, também ex-presidente da FEI, é membro do Comitê Olímpico Mundial e presidente da Associação Olímpica Britânica. Ela foi o primeiro membro da Família Real a competir em nível olímpico durante os Jogos de Verão de Montreal 1976.

A prima da Rainha, Margaret Rhodes, entrevistada no ano passado para o documentário “The Queen: A Passion for Horses” da BBC, acredita que a importância dos cavalos na vida de Elizabeth não pode ser subestimada. “Quando ela se tornou monarca, teve que sacrificar muitas emoções e planos futuros. Mas na criação de cavalos ela não é a Rainha, e sim um ser  humano”.

“Ela é apaixonada por cavalos e inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo. Sinto-me honrada por entregar o primeiro prêmio FEI Lifetime Achievement para a Rainha Elizabeth em nome da Federação Equestre Internacional”, disse a Princesa Haya. “Ela é uma verdadeira amazona, monta sempre que permitem suas obrigações como chefe de Estado, e tem um conhecimento incrível sobre cruzamentos e linhagens. A conexão entre a Rainha e os cavalos é realmente extraordinária e não posso pensar em ninguém melhor para receber esse prêmio tão especial. Estou muito orgulhosa por conceder esse prêmio em nome da família FEI”.

“Os cavalos fizeram uma parte tão grande na vida da Rainha e são uma paixão compartilhada por sua família”, disse Keith Taylor. “A Rainha possui um conhecimento profundo sobre cruzamentos e é a patrona da British Horse Society, Fell Pony Society, Highland Pony Society, Shire Horse Society, Welsh Pony and Cob Society e da Thoroughbred Breeders’ Association. É impossível pensar na Família Real sem associá-los aos cavalos. Somos realmente abençoados por ter uma realeza que valoriza esse animal e suas raças tão fortemente”.

O prêmio FEI Lifetime Achievement foi criado pela Princesa Haya em 2014, seu último ano como presidente da entidade. Aqueles que recebem este prêmio são convidados para o Conselho Executivo da FEI. A condecoração é um broche de ouro branco e diamantes representando nove ferraduras interligadas, espelhando-se na insígnia do FEI Awards.

O FEI Lifetime Achievement Award faz parte de um plano, lançado em 2009, para reconhecer excelência, compromisso, dedicação e coragem. Outros heróis equestres serão homenageados em um Jantar de Gala durante a Assembleia Geral da FEI em Baku, Azerbaijão, no dia 14 de dezembro. A lista de candidatos e todas as informações sobre o FEI Awards 2014 estão disponíveis em www.feiawards.org.

image003

 

Sobre a FEI

A FEI (Fédération Equestre Internationale), fundada em 1921, é o órgão diretor para saltos, adestramento e adestramento paralímpico, conjunto, condução, enduro, volteio, e reining. A FEI, reconhecida pelo Comitê Olímpico Mundial, celebrou 100 do esporte equestre durante os Jogos Olímpicos de Verão de Londres 2012. Também se tornou uma das primeiras federações internacionais a governar e regular esportes paralímpicos em sete modalidades, quando o adestramento se tornou parte de seus rankings em 2006.

www.fei.org

 

 

O copyright das imagens é da PA.

Compartilhe:
Top