You are here
Home > Colunas > Arquitetura & Design > O Melhor ambiente do Casa Cor Brasília 2014

O Melhor ambiente do Casa Cor Brasília 2014

Compartilhe:

Saiba por que o Quarto da Menina da Casa Cor Brasília 2014 foi escolhido pelo público como o melhor ambiente desta edição, concorrendo com tantos outros maravilhosos que lá estavam

Houve um tempo em que arquitetura era para ricos, hoje, não mais. A imagem do arquiteto e a necessidade da sua atuação tem se tornado cada dia mais comum e necessário em diversas áreas e meios.

O trabalho intelectual é algo meticuloso, instigante e interessante. Organizar a casa, criar espaços, fazer móveis de maneira inteligente e surpreender, é esse o dever do arquiteto.

Tudo começou com um quarto, a escolha em fazer dentre as opções que tinham era, segundo Letícia Pires, a mais interessante.

Letícia Pires é arquiteta e urbanista, sócia do escritório Lema Arquitetura e escolheu como parceria a divisão do espaço com o casal Duailibe. Primeiro pela amizade que surgiu durante a participação na Mostra Morar Mais 2012 e que foi consolidada com a viagem a Milão em 2013 e depois por identificação com o trabalho do casal.

A sintonia que existe entre mim Mayara Kassiê e a Letícia Pires vem dos valores em comum que temos, fiquei imensamente orgulhosa em ver o resultado, é a certeza que o caminho traçado é o certo, e agora cabe a nós continuar seguindo.

Amizade é lealdade, confiança, parceria, cumplicidade e querer bem acima de tudo é o que diferencia as coisas e as pessoas. Um trabalho que envolve uma multidão de pessoas não se deve ser direcionado a uma única pessoa e sim a todas que fizeram parte daquilo. O nome disso é saber dividir.

Em uma conversa deliciosa com Letícia Pires voltamos as reflexões e a satisfação do dever cumprido. ´´ Sempre busco um conceito para os meus projetos e como queríamos fazer uma proposta diferente do convencional para o quarto de menina pensamos no universo do hipismo, que foi nossa inspiração´, relata.

A idéia da homenagem surgiu porque durante o processo de pesquisa para o projeto conheceram a história da Giulia Frazão, uma menina apaixonada pelo hipismo e que tem se destacado no esporte. Depois disso, resolveram homenageá-la.

Ano passado o Quarto do Rapaz foi o ganhador do prêmio, então perguntei a ela se acha que fazer homenagens estimula o público. “Não acho que fazer homenagens estimule o público, mas acredito que facilita a identificação com o conceito proposto”, afirma.

Foto 2

O ambiente

O Quarto da Menina é uma homenagem a uma atleta de hipismo, apaixonada por cavalos e por esporte. Foi dentro deste conceito que o projeto foi desenvolvido, tendo como objetivo ser um espaço aconchegante. Com o intuito de trazer a atmosfera do mundo do hipismo para o ambiente, foram escolhidos materiais mais rústicos e naturais, além do uso de uma cartela de cores em tons terrosos, com alguns toques do rosê, que foram acrescentados para dar feminilidade. Para aquecer e criar a sensação de conforto foram usados papéis de parede, tecidos e texturas.

Além de ser um espaço de descanso, o quarto é também seu refúgio, local onde ela guarda todo o seu equipamento de montaria, além das medalhas e troféus conquistados nas inúmeras competições que participa.

O design de Móveis da atualidade deixa o mundo mortal, Sergio Rodrigues trouxe como peça de destaque uma poltrona que teve influência direta dele.

O ambiente contou também com a poltrona Senhor, de Bernardo Figueiredo (em memória). Formado em arquitetura, em 1957, colaborou com Sergio Rodrigues, de quem sofreu forte influência. Desenvolveu os móveis para o Palácio dos Arcos, em Brasília.

A luminária de piso também foi uma escolha que valorizou o design e os elementos da natureza, com Cúpula de Fibra do dendê e Base em Madeira ipê.

Compartilhe:
Top