You are here
Home > Colunas > Villa Valduga

Villa Valduga

Compartilhe:

Com vinhos e espumantes premiados pelo mundo, a tradicional Casa Valduga é pioneira no enoturismo brasileiro.

O primeiro complexo enoturístico do Brasil, e da região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves – RS, foi criada pela vinícola Casa Valduga e é  citada no livro “1.000 lugares para conhecer antes de morrer”, da autora Patrícia Schultz. A Villa Valduga, situada no coração da vinícola, tem cinco pousadas, dois restaurantes e uma enoboutique. Há também um espaço para eventos corporativos. Para o turista, é possível experimentar até mesmo a tradição secular de pisar nas uvas. Um dos ótimos períodos para conhecer a Villa é entre janeiro a março, quando acontece a Festa da Vindima.


Villa Valduga

A arquitetura das construções reúne o antigo e contemporâneo e oferece amplas e confortáveis suítes, espaço de lazer e entretenimento. Experiência única para você vivenciar o mundo do vinho, e ter o privilégio de ser presenteado com o curso de Degustação de Vinhos e Espumantes.

Em suas instalações o visitante encontra uma completa infra-estrutura como a Enoboutique, espaço destinado a atender quem quer degustar e adquirir os renomados vinhos e espumantes Casa Valduga, seus Restaurantes, para paladares requintados, onde é servido o melhor da gastronomia italiana, e as Pousadas, que reúnem o conforto associado ao charme de estar hospedado no coração de uma Vinícola.

A Villa Valduga foi uma das primeiras a promover visitas guiadas por enólogos aos parreirais e à vinícola, apresentando todo o processo de produção de vinhos, além de degustações. Além disso é um refúgio reservado ao descanso e aprendizado dos que se aventuram por novos sabores no Sul do Brasil.

Conhecer a Casa Valduga é uma experiência única, pois a vinícola tem um trunfo em relação às outras vinícolas: possui a maior cave de espumantes da América Latina, com capacidade para até 6 milhões de garrafas que ‘descansam” de cabeça pra baixo, passando pela segunda fermentação, no método de champenoise.

DSC08404
DSC08398
DSC08394
DSC08410
DSC08412
DSC08419
DSC08444
DSC08446
Espumantes-degustados1
foto24
IMG_1397 Varejo Villa Valduga

Não é de hoje que viajar e comer são alguns dos maiores prazeres da vida. Essas duas atividades sempre despertaram e aguçaram os nossos sentidos, envolvendo-nos em uma atmosfera de pleno bem estar. Habitualmente presente nas refeições e em momentos de relaxamento e socialização, o vinho também se destaca no quesito viagem.

vinicolacasavalduga2
IMG_6668 copy
IMG_6661 copy

IMG_1403  Villa Valduga Pousada Gran Reserva

IMG_1379p Villa Valduga

foto06

foto02

DSC08378

Hospedagem
As Pousadas Raízes, Identidade, Leopoldina, Gran e Storia, fazem parte do complexo enoturístico Villa Valduga. Com 24 suítes somando 53 leitos, oferece um atendimento personalizado. Construídas em vários níveis estão em perfeita harmonia com o meio ambiente emoldurada nos parreirais.

foto19
DSC08340
DSC08336

Restaurantes
Villa Valduga proporciona um universo gastronômico e enológico que agrada paladares exigentes e requintados. Reúne o que há de melhor na personalidade da culinária italiana, bem como harmoniza produtos cultivados em sua propriedade, como a horta orgânica. Preocupada em servir o que há de melhor através de seus dois restaurantes – Luiz & Maria Valduga, oferece um cardápio de qualidade com pães e massas cuidadosamente elaborados no seu Ateliê de Massas, com as preciosas técnicas da nona, de forma caseira. Tudo harmonizado com o excelente vinho da Casa.

DSC08344
DSC08448
DSC08358
DSC08346

Casa Madeira

É a parte Delicatéssen do grupo Valduga, que elabora produtos 100% sadios e naturais, com a supervisão direta da Família Valduga. Geléias, doces e vinagres Balsâmicos à base de vinho compõem uma linha diferenciada, com sabor que vai transportar você para a autêntica culinária dos colonizadores italianos.

IMG_7926
Valduga 016

Vivatto

Esse nada mais é que uma propriedade em que reformaram uma casa centenária e nela instalaram um pequeno centro de compras, com lanchonete, sorveteria e duas ou três salas com itens para compra (bolsas, malas, cristais, utensílios de cozinha da Tramontina, etc), incluindo uma filial da conhecida (na região) loja BannyPel, de artigos de couro.

IMG_6481
IMG_6486
Vivatto-Vale-dos-Vinhedos-RS-9

Domno

Domno do Brasil pertence ao grupo Famiglia Valduga e é responsável pela a importação de vinhos e a elaboração e exportação de espumantes. A frente do negócio está  Jones Valduga.

A sede da nova empresa fica as margens da RST 470 Km 224 – Garibaldi, terra dos espumantes, em uma área de mais de 60mil m2, cujas atividades comerciais iniciaram em agosto de 2008.

DSC08471
DSC08468

 

Vindima

A Europa é, sem dúvida, o berço e um local a ser explorado pelos amantes dos vinhos. França, Itália, Portugal, Espanha e Alemanha  são destinos certos para quem procura esse tipo de turismo. Mas outros países também se destacam: Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Na América do Sul, Argentina, Chile e Uruguai são as regiões mais tradicionais no enoturismo.

No Brasil, a modalidade de turismo está presente no Sul, tendo a Serra Gaúcha como referência. Várias vinícolas disponibilizam visitas guiadas, incluindo degustações de vinhos, espumantes e afins. O enoturismo já é uma das principais fontes de renda da região, empregando grande parte da população e estimulando a economia. O povo sulista é muito hospitaleiro e entusiasta da cultura vitivinícola.

Uma das atrações mais procuradas no enoturismo é a Festa da Vindima, na época da colheita da uva. A Vindima é o momento de celebração e comemoração da colheita da uva; é quando os participantes desfrutam de muito vinho e comidas típicas da região. Em sua programação, o visitante é convidado a conhecer o processo de elaboração do vinho.

O visitante é recebido pelo proprietário, tomar café da manhã debaixo dos parreirais, colhe as uvas e esmagá-as com os pés, sem falar da enogastronomia e o acompanhamento com coral italiano. Um dos pontos altos é conhecer a história da família e da vinícola contada por um familiar.

Vinicola-Valduga16-640x4261
foto07
1798_1a

Festa da Vindima
Ocorre aos sábados, no final de janeiro a início de março no período da colheita, das 9h às 22h.

Villa Valduga
Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos
95.700-000 – Bento Gonçalves – RS
Fone/Fax: (54) 2105.3154
reservas@villavalduga.com.br

Compartilhe:
Top