You are here
Home > Conteúdo > Gastronomia > Vinhos Cavalli

Vinhos Cavalli

Compartilhe:

A Vinícola Cavalli foi construída às margens da BR-282, numa edificação tipicamente colonial com toques medievais. O projeto arquitetônico foi concebido após visita dos empresários a vinícolas espalhadas pelo Sul do País, especialmente no Rio Grande do Sul e Meio-oeste de Santa Catarina. Toda a estrutura da construção foi projetada para fugir da concepção apenas de uma indústria, mas para funcionar também como um atrativo turístico, explorando a tradição italiana da região na degustação de vinhos e comidas típicas.

Apesar do estilo colonial e rústico, o ambiente é requintado, com decoração criada com motivos baseados na uva e no vinho. Os visitantes também poderão percorrer as videiras situadas na área de 60 mil metros quadrados. A produção é feita apenas com uvas da região, de produção própria e de outros 10 agricultores. O sócio Davi Cavalli diz que não há um valor preciso do volume de investimentos. Segundo ele, quase a totalidade dos recursos vieram da família e parte da estrutura física foram produzidas por eles, que mantém empresas no ramo de móveis e indústria de erva-mate.

A plantação das parreiras começou há quatro anos e conta com nove mil pés das variedades isabel, niágara e bordô. Em pouco tempo, a vinícola estará produzindo as variedades cabernet e merlot. Segundo Ivaldo Cavalli, a produção ainda não atingiu seu auge, já que são parreirais novos. Os irmãos visitaram diversas vinícolas na região de Garibaldi, Bento Gonçalves, Tangará e Videira, com o objetivo de estudar o processo de produção do vinho. Ele salienta que o produto ganhou um nível suficiente para se tornar competitivo.

O projeto foi acalentado por anos pelos irmãos Davi e Ivaldo Cavalli, que sentiam a necessidade de dar continuidade à tradição familiar peculiar dos imigrantes italianos.

Vinícola Cavalli
Vinícola Cavalli

VINHOS CAVALLI

Outro produtor de vinhos Cavalli está na cidade de Colombo, próxima a Curitiba, no Paraná. A Vinícola Dirceu Cavalli, faz parte do Circuito Italiano de Vinícolas da região.

O atendimento é realizado pelos próprios proprietários, e a produção dos vinhos é uma geração de pai para filho, que acontece a 40 anos.
A recepção é ótima e no local pode ser degustados os vinhos antes da escolha de compra.

O local é muito bem apresentável, podemos observar as parreiras e aprender o processo de plantio, colheita e o processo de fabricação, os vinhos são todos artesanais, onde encontramos vinhos branco, rosado e tinto, são produzidos também a grappa, sucos e conservas.

Sobre o circuito Italiano

A maior comunidade italiana do Paraná, inicialmente chamada de Colônia Alfredo Chaves, passou a chamar-se Colombo em 1890 e tem aproximadamente 60.000 integrantes. Os italianos chegaram em 1878, dividindo-se em 2 grupos, um foi para Santa Felicidade e outro instalou-se em Colombo. Eles falam o dialeto vêneto brasileiro (talian).

O Circuito Italiano de Turismo Rural completou 10 anos em fevereiro e resolvi fazê-lo por gostar desse tipo de passeio, aproveitando para divulgar. Ele foi criado com o objetivo de resgatar a história, os costumes, valorizar seus recursos e gerar renda. São mais de 50 pontos turísticos, que oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer locais interessantes deixados pelos imigrantes italianos, que contemplam o folclore, a religiosidade, a culinária típica, a arquitetura e os costumes.

Compartilhe:
Top