You are here
Home > Destaque > Política com Leveza

Política com Leveza

Compartilhe:

Política, religião e futebol não se discutem! Desde criança tenho ouvido esta frase. Realmente os temas são bastante apaixonantes e acabam geralmente em discussão. A nossa proposta nesta coluna é desenvolver com o leitor um debate de alto nível sobre Política, tendo em vista que este tema está presente em todos os ambientes em que vivemos, seja familiar, acadêmico, corporativo, religioso ou parlamentar. Politica é a ciência da governança de um  Estado  ou Nação e é também a arte de negociar para compatibilizar interesses.

A palavra “política” deriva-se do termo grego polis”, que significa “cidade”, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos na cidade, livres e iguais, que exercem a civilidade. (Marilena Chaui, Editora Ática).

Todos nós convivemos diariamente com os efeitos da política. Por exemplo, o Estado desenvolve políticas públicas que consistem em ações que têm como objetivo atender os diversos setores da sociedade civil. Essas políticas são muitas vezes implementadas em conjunto com Organizações Não Governamentais (ONGs) ou com empresas privadas.

No ambiente empresarial, política define o conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição, como a forma de contratação de pessoal, a inclusão de pessoas com deficiência, os benefícios a mulheres com filhos menores, a política salarial, a visão, missão, valores e compromissos internos e externos da empresa, etc.

Alguém pode ser chamado de “muito político” ao tentar ser agradável com todos ou forçar a amizade com desconhecidos, mas esta não é minha intenção. O que desejamos é tratar de política de forma construtiva e cidadã, fazendo de você, caro leitor, parte integrante da coluna FALANDO SOBRE POLÍTICA da sua REVISTA DE LUXO.

Compartilhe:
Top