You are here
Home > Destaque > Ocupação Zuzu Angel no Itaú Cultural

Ocupação Zuzu Angel no Itaú Cultural

Compartilhe:

A exposição ‘Ocupação Zuzu’ foi inaugurada na última terça-feira (1º), no Itaú Cultural na Avenida Paulista, em São Paulo. A trajetória da estilista e socialite Zuleika Angel Jones, referência de identidade brasileira na moda nacional, é apresentada na mostra que possui entre outras coisas, o acervo de manuscritos e cartas que recebeu na época da ditadura militar, croquis, vestidos, camisetas, bolsas e acessórios de costura.

Imagem 658 (1280x1275)

Em meados de 1957, a talentosa e inovadora Zuzu iniciou seu caminho para o mundo da moda. Produziu suas primeiras peças entre saias e blusas, e rapidamente foi introduzida  no cenário fashion carioca. Abusava das referências nacionais, com toques regionalistas, muitas cores, estampas, flores, pássaros, delicadas rendas e bordados.  Criou belíssimas coleções, figurinos para teatro e vestidos de noiva, além de looks inspirados no casal Lampião e Maria Bonita. Seu inglês fluente e sua influência social fizeram com que sua carreira decolasse no exterior, onde abriu escritórios e lançou coleções nos EUA.

Imagem 660 (1280x984)

Bolsa

Camiseta Anjos

No período do golpe militar, ocorrido no dia 31 de março de 1964 e com o desaparecimento de seu filho primogênito, Stuart Angel, militante do Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), posteriormente  assassinato, Zuzu viu-se obrigada a investir todo o seu talento e sua coragem para denunciar  em suas criações, as mazelas, a violência e a tortura que marcaram o período.  Imagens de anjos feridos, canhões de guerra, pássaros engaiolados descreviam seu sofrimento, indignação e revolta. Em suas aparições públicas a partir daí, só se apresenta vestida de preto, em luto constante. Sua carreira foi interrompida bruscante  no dia 14 de abril de 1967, quando perdeu o controle da direção na saída do Túnel Dois Irmãos no Rio de Janeiro. Suas referências e legado na moda brasileira são indiscutíveis. Zuzu Angel foi a primeira designer de moda no país que fugiu dos padrões franceses estabelecidos e se auto-denominou : “ Eu sou a moda brasileira”.

Compartilhe:
Top