You are here
Home > Destaque > Vinho com sabor brasileiro

Vinho com sabor brasileiro

Compartilhe:

Pesquisa é feita para saber qual é o melhor vinho que combina com pratos da culinária brasileira

Há séculos o vinho é considerado o companheiro ideal para uma boa refeição e, além de proporcionar boas experiências gastronômicas, é comprovadamente benéfico para a saúde. A partir disso, o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) pesquisou a vasta culinária que o Brasil oferece e o melhor tipo de vinho para acompanhar pratos famosos do país.

De acordo com a professora de Enogastronomia do UniCEUB, Rachel Alves, atualmente há estudos específicos direcionados ao paladar. “Na sala de aula no UniCEUB, usamos o gráfico científico MétodoMercadini para sugerir as harmonizações. Um gráfico que leva em conta a estrutura dos alimentos e dos vinhos, sua intensidade e todas as possibilidades de combiná-los”, descreve a professora. Rachel comenta que este gráfico considera as principais características encontradas nos alimentos. “Podemos encontrar a suculência, se há material gorduroso, reações aromáticas e tendência ao amargor, ao doce ou à acidez e combinamos com particularidades desejáveis nos vinhos, como efervescência, maciez, aroma e acidez”, explica.

Sobre o gosto do brasileiro por vinho, Rachel ressalta que o seu consumo vem crescendo, especialmente porque se têm produzido vinhos nacionais de boa qualidade, principalmente os espumantes. “É visível o aumento das prateleiras de vinhos nos supermercados e muitos deles separados por países e tipo de uva. Já vemos aqui em Brasília jovens tomando vinhos espumantes em happy-hour, nos casamentos e festas em geral”, explica.

Segundo a IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho, está previsto um crescimento de 20% para o mercado do vinho neste ano de 2014. Portanto, a expectativa é pelo aumento da comercialização de vinhos finos e vinhos de mesa, devido o crescimento da economia brasileira e a ascensão social que devem aumentar o consumo dos vinhos. Por isso, uma nova tendência entre os apreciadores de um bom vinho está surgindo com força no Brasil. São os chamados Wine Bar: restaurantes e bares que disponibilizam a venda dos mais variados vinhos em taça, e a melhor parte é que o cliente paga apenas o que for consumir.

E Brasília ganhou o primeiro Wine Bar este ano, o VINOS Y TAPAS, localizado na 408 sul, e conta com 7 máquinas Enomatic que conservam as bebidas em estado ideal, próprias para consumo por até 21 dias. Cada uma comporta 4 ou 8 garrafas, totalizando 50 diferentes tipos de vinhos. O cliente pode escolher taças de 50, 100 e 150 ml de diversas marcas por preços que variam entre R$ 5,00 a R$ 240,00.

Rachel ainda dá dicas na hora de avaliar a qualidade de um vinho. “O gosto pessoal é determinante na harmonização entre vinhos e refeições. A regra geral de que carne pede um vinho tinto e peixe deve ser acompanhado de vinho branco perdeu força”, diz. Para a professora, independentemente da preferência, é preciso seguir o criterioso ritual de avaliar certos aspectos físicos do vinho, como a cor, o brilho, as lágrimas e os aromas. “O brilho determina a vida do vinho. Um vinho sem brilho não deve ser consumido”, conclui.

A professora Rachel preparou uma lista em que harmoniza pratos típicos de cada região do Brasil e diversos vinhos. Confira:

Região Norte

· Tacacá: A dormência na boca provocada pelo jambu exige um vinho Espumante Nature (extra-brut).

· Pato no Tucupi: Vinho branco elaborado da uva Chardonay e bem gelado.


Região Nordeste

· Carne de sol assada na manteiga: Vinho tinto elaborado da uva Cabernet Franc.

· Sarapatel:Vinho Espumante Brut ou Extra-Brut ou Prosecco .

· Bobó de Camarão: Vinho branco elaborado da uva Chardonay.

· Vatapá: Vinho branco elaborado da uva Chardonay.

Região Centro-Oeste

· Galinhada goiana: Vinho tinto elaborado da uva Gamay.

· Arroz com Pequi: Espumante Brut.

Região Sudeste

· Feijoada:Vinho tinto elaborado da uva Tannat.

· Carne de suíno: Para a carne de suíno com gordura, vinho Espumante Brut. Para a carne de suíno sem gordura, como o lombo, vinho tinto elaborado da uva Gamay.

· Pizza: Cada pizza tem uma harmonização diferente. Como regra geral, sugere-se vinho tinto elaborado da uva Pinot Noir.

· Massas:O mesmo vale para as massas, cada uma tem suas particularidades. A regra geral é harmonizar com vinho tinto elaborado da uva Merlot.

· Galinhada mineira: Vinho tinto elaborado da uva Pinot Noir.

Região Sul

· Churrasco:Vinho tinto elaborado da uva Malbec. Os gaúchos dos Pampas costumam harmonizar o churrasco com vinho tinto elaborado da uva Cabernet Sauvignon.

· Barreado:Os paranaenses harmonizam o barreado com vinho tinto encorpado, tipo Shiraz.

A Feijoada (do Bottarga Ristorante na foto) harmoniza muito bem com o vinho tinto elaborado da uva Tannat, de acordo com a pesquisa do UniCeub.
A Feijoada (do Bottarga Ristorante na foto) harmoniza muito bem com o vinho tinto elaborado da uva Tannat, de acordo com a pesquisa do UniCeub.

A Enogastronomia é a prática de aliar vinhos e refeições, no intuito de harmonizá-los a partir de características gustativas. O objetivo é criar um elo sensorial que proporcione prazer através do paladar.

Compartilhe:
Top