You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Famiglia Perini

Famiglia Perini

Compartilhe:

 

REVISTA DE LUXO STORE by AMAZON
REVISTA DE LUXO STORE by AMAZON

Tradição centenária com a modernidade do século XXI. Localizada no Vale Trentino, na Serra Gaúcha, a Vinícola Perini foi a primeira vinícola brasileira a implantar a rastreabilidade completa dos seus vinhos, a partir da safra de 2010

Há mais de 130 anos, os imigrantes Antonio e Giuseppe Perini chegavam ao Brasil trazendo da Itália a arte de transformar a uva em vinho, junto com a imagem do Santo Anjo da Guarda para abençoar o vale onde a Família Perini se instalou.

Em 1970, Benildo Perini, neto de Giuseppe e atual diretor, inicia a transformação do pequeno empreendimento familiar em empresa. Com isso, a Perini ganha uma nova estrutura, em moldes empresariais, para atender diversos segmentos do mercado em vários estados do Brasil. Mais tarde, a vinícola amplia sua capacidade física de 7,5 para 16 milhões de litros, além de verticalizar a elaboração dos espumantes Casa Perini na região que é conhecida como a terra do espumante brasileiro.

Com os 12 hectares de vinhedos localizados em Garibaldi e 80 hectares em Farroupilha, a Perini agrega uma área total de 92 hectares de vinhedos, garantindo produção própria para a elaboração dos vinhos e espumantes Casa Perini.

Atualmente, os vinhos elaborados pela Vinícola Perini compõem uma ampla carta com diversos produtos e marcas, tais como os vinhos finos Arbo, Macaw, Éden, Perini e Casa Perini, espumantes Casa Perini ePerini, além do licor de grappa, frisantes Tropical e sucos de uva Perini.

Dentre os vinhos destacam-se os premium, que possuem o diferencial de serem elaborados com uvas de videiras europeias certificadas. Nesse sistema, as parreiras são sustentadas por estruturas em forma de “Y”, assim as uvas recebem maior insolação e arejamento, gerando grande concentração de açúcares e matéria corante, requisitos indispensáveis para a elaboração de vinhos tintos naturais de qualidade superior.

A Perini foi a primeira vinícola brasileira a implantar a rastreabilidade completa dos seus vinhos, a partir da safra de 2010. A tecnologia garante que todas as etapas de elaboração dos produtos – desde a videira até a distribuição no mercado – passem por um rígido acompanhamento dos enólogos, técnicos e gestores da vinícola. “A rastreabilidade completa dos nossos produtos traz tranquilidade e segurança para o consumidor”, afirma o diretor-presidente Benildo Perini.

Vinhedos Perini
Vinhedos Perini

2013 com crescimento de 25%

A Vinícola Perini fechou o ano com um crescimento recorde de 25%. Ao todo, foram mais de 1 milhão de caixas vendidas. Os queridinhos dos consumidores foram os tradicionais moscatéis, seguidos dos vinhos finos e dos sucos de uva. “Podemos dizer que esse foi o ano da Perini. Terminamos 2013 com um crescimento de 25%, o que demonstra o nosso potencial no mercado nacional”, destaca o diretor comercial Franco Perini.

Situada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a Perini contabiliza 5 mil clientes no Brasil para seus 90 itens de produtos derivados da uva. Seus principais mercados são Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Recentemente, a vinícola recebeu o Troféu Saca-Rolhas na categoria Empresa de Grande Porte, prêmio máximo concedido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). “Os Melhores do Ano 2013” é um reconhecimento a profissionais e empresas que se destacaram no ano, sendo organizado pelas equipes que trabalham nos projetos de promoção do instituto.

Um ano de premiações:

Perini é vinícola com maior número de medalhas de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil

Casa Perini Tannat 2010 foi reconhecido com Grande Ouro em premiação com timbre europeu

A Perini foi a vinícola a conquistar o maior número de medalhas de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil. Além das três distinções na categoria, a empresa com raiz familiar e 42 safras também teve o tinto CasaPerini Tannat 2010 reconhecido com Grande Ouro – que a Europa denomina Duplo Ouro e reserva apenas para rótulos avaliados acima de 95 pontos. O mesmo rótulo já havia faturado medalha de ouro no 6o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, em 2012.

A 10a edição do Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil, realizada sob a chancela do Concours Mondial de Bruxelles premiou 58 vinhos e 21 cachaças.

Pelo resultado, o catálogo da Perini mostrou que pode competir internacionalmente tanto em qualidade, quanto em diversidade. Cada uma das três medalhas de ouro veio em linhas diferentes de produtos da vinícola. Da linha premium Fração Única, pioneira nacional em rastreamento completo da elaboração a partir de porções ideais de solo e vinhedos, o reconhecido foi o Merlot 2010. Na linha Casa Perini, distinção também para o Merlot 2010.

E outro ouro ficou com o tinto Solidário 2010, um projeto social da família de vinicultores, que destina parte do valor de cada garrafa vendida para a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) e para a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), por meio do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama).

A Perini ainda faturou uma medalha de prata, com o espumante Brut Champenoise, elaborado com as variedades Chardonnay e Pinot Noir. O rótulo já havia conquistado medalha de ouro no 4o Concurso Internacional de Vinhos, em 2009.

IMG_2809_1
Alguns rótulos Perini

Rótulos Perini conquistam jurados da 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha

Vinícola recebeu a distinção Moscatel Premium com seu Casa Perini , além de 11 medalhas de Ouro e uma de Prata

Os espumantes da Vinícola Perini elaborados a partir das uvas moscatéis, assim como seus vinhos tranquilos feitos a partir desta casta, foram as estrelas da 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha. O grande destaque foi o Casa Perini, que recebeu a distinção Moscatel Premium, premiação máxima do concurso. A Perini contabilizou ainda 11 medalhas de ouro e uma de prata, em uma seleção que reuniu 163 amostras, concorrendo em treze categorias: vinhos finos e de mesa, espumantes, frisantes e sucos de uva. Ao todo, 37 degustadores foram responsáveis pela escolha dos melhores.

“A seleção de vinhos é uma grande celebração à qualidade das uvas moscatéis produzidas em Farroupilha, o município que ocupa o posto de maior produtor desta casta no Brasil”, registra o enólogo da Vinícola Perini, Leandro Santini. O espumante Casa Perini Moscatel possui aroma frutado intenso e floral característico do varietal. “É uma bebida leve e própria para o verão”, afirma Leandro.  Já o Arbo Moscato é um vinho branco fino seco que tem um aroma característico e muito delicado que denota a sua procedência: a Serra Gaúcha. “Os dois rótulos são parte da produção da Perini, uma das vinícolas mais tradicionais do Rio Grande do Sul e guardam a identidade da produção vitivinícola gaúcha de uvas moscatéis: a qualidade incontestável”, conclui o enólogo.

050313_1539_PeriniQu4tr1
O vinho tinto Perini Qu4tro 2009 – conquistou o Top Tenda Expovinis 2013, a maior feira de vinhos da América Latina.

Vinícola Perini é campeã da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos

Vinícola do Vale Trentino teve o maior número de amostras (16) classificadas na competição, sendo 10 na categoria Tinto Fino Seco, quatro na Branco Fino Seco Aromático e duas bases para espumantes

A Vinícola Perini foi a grande campeã da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos, realizada, em Bento Gonçalves (RS).  A empresa teve 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas do Brasil na safra 2013. As duas outras vinícolas que ficaram em segundo lugar ficaram bem atrás, com 11 rótulos. Em 2012, a Perini havia conquistado o 2º lugar na 20ª Avaliação Nacional de Vinhos, com 11 rótulos classificados entre os 30% melhores da safra do ano passado. “É a consagração de um trabalho sério e dedicado de toda a família e equipe da Vinícola Perini, a começar pelas videiras, o segredo do sucesso de nossos vinhos”, afirma o diretor-presidente Benildo Perini.

A evolução da Vinícola Perini pode ser comprovada ano a ano. Esta é a quinta vez consecutiva que a empresa tem uma amostra apresentada entre as 16 melhores da safra na Avaliação Nacional de Vinhos. Nos últimos quatro anos, a Perini ganhou na categoria Branco Fino Seco Aromático, sempre com uma amostra de Moscato R2. Este ano, o reconhecimento à excelência chegou aos tintos. A Perini teve a sua amostra de Merlot escolhida para figurar entre as 16 melhores da safra 2013. “O terroir do Vale Trentino, com sua alta altitude de aproximadamente 800 metros, baixa umidade e solo pedregoso, é adequado para elaborar bons tintos”, argumenta o enólogo Leandro Santini.

Uma prova é que este ano o ícone da empresa – o vinho tinto Perini Qu4tro 2009 – conquistou o Top Tenda Expovinis 2013, a maior feira de vinhos da América Latina.

Ao todo, foram avaliadas 309 amostras inscritas por 63 vinícolas de seis estados. No ano passado participaram 70 empresas de sete estados, totalizando 387 amostras inscritas em 2012. É neste universo que a Vinícola Perini destacou-se com 16 amostras eleitas entre as 30% de maior destaque no país na atual safra. Foram 10 amostras na categoria Vinho Fino Seco, quatro na Branco Fino Seco Aromático e duas bases para espumantes. 

A amostra de Merlot foi a melhor da competição na categoria Tinto Fino Seco, com a melhor nota do júri técnico na 21ª Avaliação Nacional de Vinhos. Foram 10 vinhos tintos com destaque na avaliação, estando o Merlot entre os 16 mais representativos em um total de 387 amostras.

A Avaliação Nacional de Vinhos é o maior evento do gênero no mundo. Nas suas 21 edições, 4.832 amostras foram avaliadas e 13 mil pessoas testemunharam o momento maior do vinho brasileiro. Desde 1993, quando foi criada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento exerce forte influência na evolução da produção nacional e na promoção do vinho junto ao mercado consumidor, atraindo olhares do mundo todo.

 

REVISTA DE LUXO STORE by AMAZON
REVISTA DE LUXO STORE by AMAZON
Compartilhe:
Top