You are here
Home > Colunas > Mundo Diplomático > Europa comemora o triunfo do primeiro ministro liberal Mark Rutter

Europa comemora o triunfo do primeiro ministro liberal Mark Rutter

Compartilhe:
Depois da vitória do candidato a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o medo da  Europa era que candidatos com o mesmo perfil de Trump avançasse pelo continente.  A derrota de Geert Wilders na eleição holandesa foi  vista como mensagem simbólica contra expansão do populismo de direita na UE.  Os líderes europeus respiraram aliviados  com a derrota do eurocético Geert Wilders, líder do Partido para a Liberdade (PVV), na eleição parlamentar da Holanda.
O candidato era considerado um Donald Trump da Europa e dizia que se vencesse iria impedir a entrada dos imigrantes, o que causava grande preocupação não só da população holandesa como de vários cantos do mundo. A vitória de Rutte afastou de forma enfática a ameaça representada por Geert Wilders, o candidato anti-Islã e anti-União Europeia, num grande alívio para outros governos do bloco que enfrentam uma onda nacionalista.
Agora é esperar para ver o que vai acontecer na eleição da França, onde a candidata Le Pen tem como  discurso de  sua campanha a xenofobia.
Compartilhe:
Top