You are here
Home > Destaque > Hidratar e Aerar espumantes, a inovadora proposta da Chandon sob o olhar de Bernardo, Sommelier do Piantas.

Hidratar e Aerar espumantes, a inovadora proposta da Chandon sob o olhar de Bernardo, Sommelier do Piantas.

Compartilhe:

Piantas.13

A Chandon nacional seguindo os passos da Maison Moët & Chandon que apresentou uma edição limitada para o verão no hemisfério norte, o champagne Premium Ice, o primeiro champagne destinado exclusivamente a ser servido on the rocks, ou seja, com gelo, lançou um espumante Ice igualmente por aqui.

Recentemente a Chandon reuniu um grupo seleto para um jantar harmonizado no Piantas Bar, endereço descolado de Brasilia para apresentar dois novos espumantes da Chandon, o Chandon Passion on Ice e Chandon Riche demi sec. Uma noite primorosa, pratos e espumantes elegantes, serviço exemplar sob o comando de Bernardo, sommelier da casa e engrandecida com a presença de François Hautekeur, enólogo da Chandon no Brasil.

Piantas.02

Piantas.04

Piantas.10

Piantas.09

Piantas.07

François Hautekeur discorreu conhecimentos sobre os espumantes servidos que tornaram-se  queridinhos de imediato, um refrescante on the rocks e o outro, num casamento perfeito doce-vinho.

No entanto, ficou uma enorme curiosidade sobre esse novo momento do espumante e a  Revista de Luxo convidou o Bernardo, sommelier do Piantas para um quiz sobre essas atividades inusitadas no universo dos espumantes, hidratar e aerá-los.

Piantas.14

Revista de Luxo : Qual o fato que te trouxe para o mundo do vinho? Qual sua mais remota memória?

Bernardo: Praticamente minha vida toda. Meu pai foi maitre do Piantela por 38 anos, desde cedo tive contato com o melhor da gastronomia  e dos vinhos.

Revista de Luxo: Qual a sua formação?

Bernardo: Comecei no Piantela, auxiliando os sommeliers, estudando muito nas horas vagas, degustando excelentes vinhos, viajando a muitas vinícolas, quando senti necessidade de formação acadêmica fiz graduação em Sommelier pela ABS/UPIS e mais recentemente o ISG – International School of Sommelier, nível intermediário.

Revista de Luxo: Sobre a experiência Chandon, sobre hidratar o Passion, que achas?

Bernardo:  O Passion é um espumante produzido para tal finalidade, a rica estrutura faz com que ele preserve suas características de aroma e paladar mesmo após a diluição com gelo. Servido on the rocks ou como base para drinks atuar perfeitamente. Algumas das sugestões que já testamos e aprovamos: com casca de laranja, abacaxi e hortelã, pimentão vermelho e casca de limão, .

Revista de Luxo – e sobre passar o espumante por decanter?

Bernardo: Encontra-se literatura com a proposta de se passar por decanter os champagnes vintage, onde já se perdeu a perlage e esse processo foca enfatizar os aromas. A proposta da Chandon é a mesma, dimuir a perlage  que acaba reduzindo notas amargas presentes em espumantes de método charmat, ficando assim mais doce especificamente para harmonizações com sobremesas.

Revista de Luxo: Acreditas que seja uma tendência? Como está sendo a aceitação da sua clientela?

Bernardo:  As vendas já começaram. O Passion esta aprovadíssimo, um sucesso na casa. Os clientes aplaudiram o serviço com gelo pelo frescor e sabor delicado.

Piantas.11

Piantas.01

SERVIÇO – Onde comprar:

PIANTAS BISTRÔ – 403 SUL Bloco D loja 34– Asa Sul – Brasilia-DF

Telefone : 61 – 3226-6800

Compartilhe:
Top