You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Brasília, a capital dos pomares públicos

Brasília, a capital dos pomares públicos

Compartilhe:

Admirada por sua beleza arquitetônica, a capital federal também guarda um lado delicioso: um pomar aberto ao público. Jaca, manga, pitanga e acerola são frutas facilmente encontradas pela cidade.

As árvores frutíferas podem ser encontradas em lugares como Cruzeiro, Asa Norte e Parque da Cidade.

Jacas chamam a atenção no Sudoeste

Com tamanhos e sabores variados, as jacas já fazem parte da história da via que separa Sudoeste e Cruzeiro. Plantadas há mais de 20 anos, as árvores cresceram e enfeitam o canteiro central. A presença da fruta é tão forte que a via ganhou o nome de Avenida das Jaqueiras. Quem passa por lá não esconde o olhar de admiração pelos frutos com aspecto ornamentais.

A jaqueira é a espécie produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem diretamente sobre o tronco de árvore. O fruto pode chegar a pesar mais de 30 quilos.

Gostosas e saudáveis

Esperar o atendimento no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) pode ter o seu lado agradável. Na entrada principal do hospital existe fartura de manga, pitanga e amora. Os pacientes e seus acompanhantes aproveitam o tempo para saborear algumas frutas. Outros que passam pelo local também aproveitam para colher a fruta.

Além do lado gastronômico, as iguarias também podem agir no campo medicinal.

De fato, há notícias de que as folhas da pitangueira têm conhecidas propriedades terapêuticas, tendo sido usadas no tratamento de diversas enfermidades, como febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças cardiovasculares.

Saiba Mais

Nas ruas do DF é possível perceber as inúmeras novas árvores e mudas plantadas nos gramados e canteiros centrais.

A ação faz parte do Programa de Arborização 2013, executado pela Novacap.

Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrada Parque Guará (EPGU), Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), acessos das Asas Norte e Sul  foram contemplados pelo projeto.

e8d66338fab3727e34a9179ed8804f64
Conheça o mapa dos pomares de Brasília.

Neste ano, foram plantadas nas quadras residenciais do Plano Piloto 1.244 árvores.

Fonte de conteúdo (adaptado): Jornal de Brasília.

Compartilhe:
Top