You are here
Home > Destaque > O segredo de boas memórias de viagem: a fotografia

O segredo de boas memórias de viagem: a fotografia

Compartilhe:

O que seria das viagens sem as fotos não é mesmo? Afinal, são elas que nos permitem voltar aonde estivemos ou viajar para aonde ainda não fomos.

Quantas vezes nos pegamos olhando aquela foto que tiramos há dois anos atrás em nossa viagem para algum lugar especial? Quantas outras vezes não reclamamos de alguma foto que tiramos e pensamos “deveria ter pegado outro ângulo”? Ou quantas vezes mais nós olhamos uma foto muito bem tirada por um amigo e pensamos “Uau! Que lugar lindo! Quero conhecê-lo!”.

Pois é, registrar momentos de viagem ou da vida tem o poder de despertar sentimentos únicos na gente. Podemos dizer que é uma verdadeira arte. Alguns a dominam de forma intuitiva, outros estudam para dominá-la.

Foi pensando nisso e nas férias fim de ano que estão batendo à nossa porta que preparamos um especial sobre fotografia para vocês!

Conversamos com o fotógrafo brasiliense Flávio Soares para conhecer um pouco mais dele e de seu trabalho e, claro, também para pegar algumas dicas exclusivas para vocês de como capturar aqueles momentos inesquecíveis.

Casal e a Catedral de Brasília Foto: Flávio Soares
Casal e a Catedral de Brasília
Foto: Flávio Soares

Como em muitos de nós, o interesse de Flávio pela fotografia veio de “alguns ‘estalos’ ao longo da vida”, como ele mesmo disse. Em suas primeiras viagens em família, adorava fotografar paisagens, o que deixar seu pai super irado, apelidando suas fotos de “cartão postal”. Se desde pequeno, ele já tinha esse dom, imagine hoje!

O gosto por fotografar paisagens e lugares era tamanho que o fotógrafo foi em uma viagem para o Rio de Janeiro na época das câmeras de filme e de uma bobina de 36 poses, voltou com apenas uma foto em que aparecia. As demais vocês imaginam do que eram, não é? Pois o que não falta no Rio são lugares maravilhosos para serem fotografados.

Colônia do Sacramento - Uruguai Foto: Flávio Soares
Colônia do Sacramento – Uruguai
Foto: Flávio Soares

 

Vista de Nova York Foto: Flávio Soares
Vista de Nova York
Foto: Flávio Soares

Quando o quesito é inspiração, nosso convidado busca algo mais racional, como linhas retas, ângulos e simetria. Ele também destaca que gosta de observar outros fotógrafos para se inspirar. Afinal, aprendemos muito com as experiências alheias.

E os filtros? Como se destacar em uma era que alguns cliques deixam a foto como se fosse tirada profissionalmente? Flávio afirma que a resposta está na técnica. “[É importante] saber o que está fazendo. Fugir um pouco do senso comum. 95% das fotos tiradas são muito parecidas, se não iguais. Não que seja errado tirar as mesmas fotos que ‘todo mundo’ já tirou, mas é importante saber por que você está tirando aquela foto. Se é aquilo que você quer, faça, mas faça bem feito. Mesmo as fotos mais clichês, quando bem executadas, são um diferencial. A maioria das pessoas só aperta um botão, poucos realmente fotografam.”

Igreja de Santo Inácio de Loyola - Nova York Foto: Flávio Soares
Igreja de Santo Inácio de Loyola – Nova York
Foto: Flávio Soares
Rodoviária do Plano Piloto Foto: Flávio Soares
Rodoviária do Plano Piloto
Foto: Flávio Soares

Ele complementa que: “É vital saber usar o equipamento que você possui, seus pontos fracos e seus limites; saber como compor, como enquadrar, saber o que é profundidade de campo, exposição; saber o que você pretende fotografar; o que você quer transmitir com sua foto, alegria? Tristeza?”.

Afinal, isso te fará alcançar um resultado esperado independente do equipamento de que você dispõe. Claro, tendo sempre em mente que é preciso conhecer e saber quais são as limitações do aparelho que você está utilizando, segundo recomenda o fotógrafo.

 

As 5 dicas exclusiva que ele passou para nos ajudar a capturar e tornar os momentos ainda mais inesquecíveis são as seguintes:

01. Conheçam seu equipamento.
Seja o celular ou uma câmera profissional. Você precisa saber do que ele é capaz, só assim você vai saber se aquela foto que você tem em mente é possível ou não.

02. Saiba usar, ao menos, a regra dos terços.
Não é uma regra difícil, muitas câmeras até já traçam as linhas pra você no visor. Caso não seja o seu caso, basta dividir o quadro da foto com duas linhas horizontais e duas verticais, sempre na mesma proporção. O ponto de encontro dessas linhas são os pontos de ouro. Enquadrar o objeto principal da sua fotografia nesses pontos garante maior fluidez para a fotografia.

03. Não fotografe o que não merece ser lembrado.
A tentação de fotografar tudo que você vê pela frente é grande, mas de que adianta ter duas mil fotos daquela viagem de cinco dias se depois você nunca mais terá tempo de rever o que fotografou. Pare um pouco, pense. Vale a pena? Uma fotografia que traz junto uma lembrança vale muito mais do que 200 sem o menor sentido.

04. Evite exagerar nos filtros, ou na edição.
Editar uma imagem é, também, uma arte. Então tenha cuidado pra não exagerar no contraste, na saturação, na nitidez, tudo em excesso prejudica o resultado final.

05. Não tenha medo de tentar ângulos diferentes!
Suba num banco, deite no chão, olhe atrás de uma árvore. Às vezes, um simples passo pra algum lado muda totalmente uma fotografia.

 

E aí, pessoal? Depois dessa entrevista super legal, estão todos empolgados para saírem mostrando o que aprenderam aqui?

O instagram que se prepare para receber só fotos matadoras de nossos leitores depois dessa matéria!

Compartilhe:
Top