You are here
Home > Destaque > Dica de viagem: conheça uma cultura pela boca

Dica de viagem: conheça uma cultura pela boca

Compartilhe:

Conhecer mais a fundo uma cultura pode começar por uma das partes mais divertidas: comer e observar. Isto é, entender os hábitos alimentares de um local significa muito mais do que apenas saber o que é gostoso ou não para se comer.

Prato Executivo Tradicional em Colônia do Sacramento/Uruguai Foto: Acervo Pessoal
Prato Tradicional em Colônia do Sacramento/Uruguai
Foto: Acervo Pessoal
Buffet de Almoço no Ráscal em SP Foto: Acervo Pessoal
Buffet de Almoço no Ráscal em SP
Foto: Acervo Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de uma questão de sobrevivência, a alimentação foi e é um fator de socialização muito forte, servindo como momento de integração e de tradução de hábitos e costumes. Por isso mesmo, conhecer supermercados e feiras locais ajuda bastante a entender a dinâmica social de uma certa cultura.

Particularmente, adoro ir aos supermercados dos lugares que estou visitando. Ali consigo enxergar quais são as preferências locais (afinal, nas prateleiras mais evidentes ficam os mais produtos procurados) e como se estrutura a alimentação naquele lugar. Pode parecer bobagem, mas desse modo, indo às feiras e aos supermercados, é possível identificar fatores mais marcantes numa cultura, como ele o clima, a duração das estações, a pré-disposição do solo e até mesmo a rotina local (mais agitada ou mais calma).

Uma preferência por industrializados, por exemplo, indica uma dinâmica mais intensa e com pouca disponibilidade de tempo. Já uma preferência por alimentos mais orgânicos e menos processados, demonstra uma atenção maior para a alimentação e consequentemente uma disponibilidade de tempo maior também.

Exposição de Laticínios da Rede Horti Mais Foto: Acervo Pessoal
Exposição de Laticínios da Rede Horti Mais
Foto: Acervo Pessoal

Para quem vem visitar Brasília, uma dica é visitar a loja da Rede Horti Mais. Eles acabaram de inaugurar na 203 sul um espaço totalmente acessível e sustentável, demonstrando a preocupação com a população local que tem envelhecido e se preocupado cada vez mais com a saúde de nosso planeta. Produtos de qualidade elevada e uma atenção especial ao cliente são encontradas ali. Com etiquetas eletrônicas que são atualizadas sem gastar papel e uma esteira rolante para acesso ao piso superior, essa loja tem tudo para ser referência na Capital Federal.

Esteira Rolante da Loja na 203 Sul Foto: Cris Cavalli
Esteira Rolante da Loja na 203 Sul
Foto: Cris Cavalli

Sabe o que é mais legal? Enquanto se observa o movimento, é possível tomar um café da manhã maravilhoso no buffet de café colonial que custa apenas R$29,90. Ah, sem esquecermos que em época de Natal eles estão preparando cestas lindas. Portanto, se quiserem embarcar nesses passeios mais alternativos durante sua viagem à Brasília, já sabe onde pode visitar, não é?

Tapioca feita na hora, mostra a influência nordestina em Brasília Foto: Acervo Pessoal
Tapioca feita na hora, toque da cultura nordestina
Foto: Acervo Pessoal
Parte das Frutas, Sucos, Doces do Café Colonial Horti Mais Foto: Acervo Pessoal
Parte das frutas, sucos e doces do Café Colonial
Foto: Acervo Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas, e aí? O que acham desses passeios um pouco fora da rota turística? Aprovam ou não? Contem pra gente!

Compartilhe:
Top