You are here
Home > Destaque > Um pedacinho do mundo árabe em pleno Planalto Central

Um pedacinho do mundo árabe em pleno Planalto Central

Compartilhe:

Olá, pessoal! Nossa primeira pauta não poderia ser diferente. Devemos sempre começar por nossas origens e valorizar de onde viemos, não é mesmo? Portanto, vamos falar um pouco sobre como Brasília tem ganhado espaço no turismo gastronômico? Claro que vou aproveitar a oportunidade para apresentar a vocês uma excelente opção de restaurante árabe que recém-inaugurou uma loja na 215 sul: Empório Árabe.

Quem vê o mercado da gastronomia em Brasília nos dias de hoje não acredita que um dia comer bem na cidade se restringia a uma variedade reduzida de locais. Nos últimos anos, vários restaurantes famosos de São Paulo e  do Rio de Janeiro abriram as portas na Capital. Contudo, o que tem ganhado destaque na nossa querida Brasília são, na verdade, os bistrôs, empórios e restaurantes que os chefs locais tem inaugurado e conduzido, construindo assim uma tradição gastronômica na cidade. Isto associado a beleza encantadora de Brasília, como observamos nas fotos abaixo, faz da cidade um local ideal para o turismo gastronômico.

Foto: Antonio Carvalho/Acervo Pessoal
Foto: Antonio Carvalho
Foto: Antonio Carvalho/Acervo Pessoal
Foto: Antonio Carvalho
Foto: Antonio Carvalho/Acervo Pessoal
Foto: Antonio Carvalho
Foto: Antonio Carvalho/Acervo Pessoal
Foto: Antonio Carvalho

O Empório Árabe é um desses locais na Capital que agregam o talento de um chef, nesse caso da chef Lídia Nasser, a sabores diversos e encantadores.

Chefe Lídia Nasser apresenta uma das entradas Foto: Antonio Carvalho/Acervo Pessoal
Chefe Lídia Nasser apresenta uma das entradas da noite: Bolinho de Cordeiro
Foto: Antonio Carvalho

Em um espaço assinado pela arquiteta Tatiana Perides e que foi inspirado nas casas e mesquitas árabes, com suas numerosas colunas, o local proporciona a todos uma verdadeira experiência das árabias.

Foto: Cris Cavalli
Foto: Cris Cavalli
Foto: Cris Cavalli
Foto: Cris Cavalli
Foto: Cris Cavalli
Foto: Cris Cavalli

“O espaço foi dividido em múltiplos ambientes: no térreo, há o empório, com bar de espera, além de salão principal com lounge, ladeado por um jardim, com mesas sob tendas árabes. Há ainda uma fonte. No piso superior, aonde a imprensa foi recebido para o jantar reservado, um salão climatizado, com capacidade para 40 pessoas, o qual dá vista para o jardim do térreo, por meio de janelas com arco ogival e peitoris em ferro fundido com arabescos.”

Lídia Nasser e Tati Pérides Foto: Cris Cavali
A chef Lídia Nasser e arquiteta Tatiana Perides
Foto: Cris Cavalli

O cardápio, inspirado na origem libanesa da família da chef Lídia Nasser, é variado e cheio de sabores e aromas que agradam aos mais diversos paladares. No jantar para a imprensa, foi servida uma sequência de: 2 entradas. 2 pratos principais e uma sobremesa (que estava deliciosa diga-se de passagem).

Dentre as entradas, destaco o Bolinho de Cordeio com geleia artesanal de hortelã. Estava impecável e bastante saboroso (tivemos que pedir um segundo de tão bom!)

Entradinhas Foto: Letícia Jábali
Entradinhas
Foto: Letícia Jábali

Entre os dois pratos principais, o destaque fica para o ponto impecável da pescada-amarela que desmanchava na boca e claro que também para a coalhada com hortelã que acompanhou a picanha de cordeiro confitada, ela estava simplesmente perfeita.

Picanha de Cordeiro confitada em baixa temperatura por 12h Servida sobre cama de coalhada e hortelã  Acompanhada por sêmola com amêndoas laminadas e pimentões Foto: Antonio Carvalho/Acervo Pessoal
Picanha de Cordeiro confitada em baixa temperatura por 12h
Servida sobre cama de coalhada e hortelã
Acompanhada de sêmola com amêndoas laminadas e pimentões frescos
Foto: Antonio Carvalho
Pescada-amarela sobre cama de homus  e tahine guarnecida com arroz de amêndoas Foto: Cris Cavali
Pescada-amarela sobre cama de homus e tahine guarnecida com arroz de amêndoas
Foto: Cris Cavalli

E o que falar da sobremesa? Sem medo de errar, digo: estava espetacular. Seguindo a tradição árabe, foi oferecida uma Pirâmide de Mil Folhas recheada com frutas secas, regada com calda de laranjeira e acompanhada de sorvete de pistache.

O colunista Antonio Carvalho apresentando a sobremesa. Foto: Cris Cavalli
O colunista Antonio Carvalho apresentando a sobremesa.
Foto: Cris Cavalli
Pirâmide de Mil Folhas com Sorvete de Pistache Foto: Cris Cavalli
Pirâmide de Mil Folhas com Sorvete de Pistache
Foto: Cris Cavalli

O Empório Árabe, assim como muitos outros restaurantes da cidade, expressam essa nova alma brasiliense: um local onde todos encontram a beleza do modernismo associada as tradições familiares e culinárias.

Mais fotos, outras dicas de várias cidades pelo mundo, inclusive Brasília, podem ser encontradas no nosso instagram (@saboresdeviagem) ou no nosso snapchat (saboresdeviagem). Não deixe de acessar, nos seguir e contar para a gente o que você achou.

 

Boa noite e até a nossa próxima viagem!

Compartilhe:
Top