You are here
Home > Destaque > Eduardo Nobre e Daniela Bravin, harmonia de gigantes

Eduardo Nobre e Daniela Bravin, harmonia de gigantes

Compartilhe:

Ivv 07

Eduardo Nobre é sommelier, General Manager do Clube de vinhos IVV e a Daniela Bravin é uma badalada sommelier e restauranter paulista, juntos idealizaram e apresentaram dois cursos na Adega Almeira, 710 norte – Brasilia.  Dia 05 de outubro foi o de Introdução ao Mundo do Vinho.

O segundo encontro da dupla de sommeliers Eduardo Nobre e Daniela Bravin aconteceu ontem dia 06 de outubro,  trazendo como  proposta orientar os participantes sobre dois pontos importantíssimos no mundo do vinho, o primeiro foi ‘Como Escolher um Vinho’  e  o segundo, ‘Princípios Básicos da Harmonização’.

Ivv 08

A primeira parte do curso aconteceu de forma muito expontânea, os presentes em pé, espalhados pelo salão foram recepcionados com um delicioso espumante e em seguida, a Daniela  apresentou-se rapidamente e convidou todos a escolher um vinho nas prateleiras, a idéia era eleger um exemplar que supostamente seria comprado e cada ‘comprador’ deveria justificar sua escolha e ‘compra’. As justificativas de escolhas foram ouvidas e discutidas, posteriormente, Daniela fez algumas considerações entre custo benefício entre vinhos do velho  e a dica foi ” Os vinhos do velho mundo que apresentam o melhor custo benefício são os portugueses.” Agora, se sua dúvida estiver entre escolher um vinho do velho mundo e um do novo mundo, o ideal é ler os rótulos, no caso no novo mundo esses são mais especificados, contêm mais dados, já os rótulos dos vinhos do velho mundo demandam conhecimentos peculiares sobre regiões e suas denominações.

Ivv 06

Ivv 02

Em seguida, já acomodados na sala de degustação, os participantes foram impelidos a avivar na boca os gostos básicos: doce, ácido, salgado, e amargo. Despertados, iniciou-se a ‘brincadeira’ que consistia em  buscar a melhor harmonização, por atração ou por oposição. Eram cinco vinhos e cinco alimentos. Ao final, Eduardo Nobre os revelou, eram 4 vinhos e um intruso! o primeiro na verdade era um fermentado de pêras, com 10 variedades de pêras, elaborado em  método champenoise, um Poir de Normandie, simplesmente fantástico.  A melhor harmonização ficou por conta do terceiro vinho, um Jerez Chiquilla com antepasto de berinjelas, castanhas e azeitonas. O quinto vinho, um cabernet Sauvignon da Aracuri fez bonito com o chocolate amargo com frações de sal. O segundo era um vinho verde e o quarto, um italiano sangiovese.

A diversidade do público chamou atenção, o que não foi implecilho, envolvidos pela ação dos sommeliers, todos participaram e comentaram suas impressões.

“Sou iniciante no mundo dos vinhos, vim fazer o curso influenciada por amigos e gostei, achei a dinâmica muito interessante e o método para demonstrar a harmonização, devido ao pouco tempo, achei eficiente”, comentou Valkíria Matos, turismóloga.

 Eduardo Nobre anunciou novas experiências para novembro, confira no site www.clubeivv.com.br e não percam!

Ivv 04

Ivv 01

Compartilhe:
Top