You are here
Home > Colunas > Arquitetura & Design > As condensadoras dominam as fachadas

As condensadoras dominam as fachadas

Compartilhe:

Hoje em dia as pessoas se preocupam muito com o conforto e a comodidade, ainda mais com tanta tecnologia que nos cerca. O ar condicionado, por exemplo, já se tornou item obrigatório em apartamentos e escritórios, locais como esses que se passa muito tempo e deseja um clima agradável no ambiente.

 

Do lado de dentro do imóvel muito frescor, do lado de fora um emaranhado de canos, fios e um aparelho grande a mostra. Os ar condicionados foram ganhando com o tempo a preferência do consumidor, mas como não há regras na hora da instalação, isso acaba preocupando especialistas, não só pelo fator estético, mas também pela segurança.

 

Foto: Divulgação

 

Na opinião de arquitetos, o governo deveria exigir que fossem determinados locais reservados e apropriados para a colocação do aparelho de forma que não interfira visualmente na fachada. Muitas construtoras deixam de reservar esse espaço por economia pelo fato que sem esse detalhe sai bem mais barato para a indústria. Isso acontece porque não há exigências.

 

Assim como há polêmica com o fechamento de sacada, deixar a condensadora exposta é considerada alteração do imóvel, sendo que interfere na estética visual e isso seria alteração do projeto que foi assinado por um arquiteto ou engenheiro civil.

 

Foto: Divulgação

 

Caso haja mesmo a necessidade, uma solução é esconder a condensadora do ar condicionado, pode ser em caixas ou nichos projetados para este fim, mas feitas de forma que não atrapalhe o funcionamento correto do aparelho.

 

Foto: Divulgação

 

Compartilhe:
Top