You are here
Home > Destaque > Prepare sua adega para o inverno

Prepare sua adega para o inverno

Compartilhe:

O inverno já está batendo à porta e pedindo passagem. A época mais fria do ano chega no dia 21 de junho e promete ter noites com ventos gelados. E apesar de no Brasil não ter temperaturas abaixo de zero, é bom estar preparado e aquecido. Nada melhor do que se aquecer tomando um bom vinho. Exatamente. Vinhos encorpados, com bom teor alcoólico e estrutura aquecem no inverno. É que as comidas, geralmente mais fortes e gordurosas que caem bem na estação, pedem vinhos capazes de encará-las. Grandes Cabernet Sauvignon, Veo Grande Cabernet Sauvignon, Amarone Campagnola, Brunello Di Montalcino, Monte da Cal, Fuentespina são alguns tintos aquecedores.

O sommelier Luciano Alves, do restaurante Bartolomeu (409 Sul), que tem mais de 500 rótulos de vinhos, dá algumas dicas para deixar o frio de lado. Segundo ele, os vinhos Veo Grande Cabernet Sauvignon e Amarone Campagnola são os mais fortes, que aquecem a pessoa em instantes. Pode harmonizar com pratos leves ou pesados, à escolha do cliente.

Os chamados vinhos gastronômicos, fáceis de se harmonizar, também crescem quando a temperatura convida às refeições demoradas. Mas não pense que frio combina só com tintos alcoólicos e encorpados. Alguns brancos e até espumantes fazem bom par com a comida de inverno, como sopas e peixes ensopados.

Adega Bartolomeu 4

Na avaliação do sommelier do Lake’s Restaurante (402 Sul), Edmilson Marques, outros dois estilos merecem destaque. O espumante Brut Rosé, que é refrescante e frutado. Acompanham ceviche, frutos do mar e saladas. Também harmonizam por contra-posição com pratos com mais gordura como a feijoada  pela mesma acidez. Também destaque para o Brut Branco, elegante e versátil. Com boa estrutura e menos frutado que o estilo rosé, também é uma opção igualmente refrescante. Pode acompanhar desde as entradas até a sobremesa. Harmonizam perfeitamente com saladas, peixes e frutos do mar.

mesas e adega

Lake’s Restaurante

(402 Sul, Bl. C, 3323-1029)

Formas de pagamento: CC/CD: todos.

 

Bartolomeu

(CLS 409, bloco C, 3442-1169)

Formas de pagamento: CC/CD: todos.

Compartilhe:
Top