You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Enquanto o príncipe encantado não chega …

Enquanto o príncipe encantado não chega …

Compartilhe:

2015-06-19 13.45.07

Decifra-me, mas não me conclua, posso te surpreender”… (Clarice Lispector)

Um vinho é feito de histórias, histórias previsíveis, histórias ‘impossíveis’…

Os vinhos Rosso Del Colle 2011, Brunello di Montalcino D.O.C.G 2008 e um Cenerentola D.O.C 2007, apresentados e degustados no almoço harmonizado oferecido pela Viníssimo Importadora em parceria com o Restaurante Piantella – Brasilia, materializam parte da história de vida de Donatella Cinelli Colombini, a grande dama dos brunellos italianos.

Calmamente, falando em italiano, Donatella se apresentou e disse: “vou contar minha história para vocês”, durante vinte minutos ou mais ou menos, não interessa, boas histórias são sempre bem-vindas, ela contou sua trajetória no mundo do vinho, herdeira de uma ‘azienda’ em 1998, mais vários litros de brunello em tonéis sendo preparados para comercialização, Donatella iniciou sua saga como produtora de vinho, emprega unicamente mulheres, pois inicialmente, apenas mulheres apoiaram seu projeto.

Subdividida em duas empresas, a Fattoria del Colle di Trequanda e a Casato Donne di Montalcino Prime, os vinhedos da Donatella Cinelli Colombini ficam aninhados na encruzilhada onde se produzem alguns dos grandes tintos da Toscana, no coração dessa região sobre as colinas de Montalcino, Chianti e da área nobre de Montepulciano. Ali se originam alguns clássicos da vinícola como o Chianti Superiore D.O.C.G., o Rosso Orcia D.O.C., o Cenerentola, os Toscana IGT Rosso e o Vin Santo, além de azeites e trufas brancas que fazem a fama do lugar.

Donatella 03

Os super concorridos Brunello di Montalcino da vinícola são produzidos em 18 hectares de vinhedos da Casato Donne, situados no entorno de Vale d’Orcia, em um cenário cinematográfico reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO.

Dentre uma das muitas curiosidades sobre os vinhos de Donatella estão aqueles que levam um coração como marca de indicação de vinho de qualidade.

Donatella tornou-se uma referência na Itália pelo desenvolvimento de vários projetos de promoção a cultura e consumo de vinhos na Região da Toscana, como o “ Movimento Turismo del Vino da Região da Toscana ” que é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1993 com o objetivo de disseminar a visita à produção de vinho e uma reunião com seus protagonistas, hoje conta com mais de 1.000 vinícolas participantes e o “Cantine Aperta”, evento anual, acontece normalmente no final de maio, onde vinícolas associadas abrem suas portas ao público, permitindo que os entusiastas e ‘enocuriosos’ visitem os locais de produção de vinho acompanhado pelos próprios produtores.

Ainda nessa vertente de valorização da mulher no mercado de trabalho, Donatella criou um prêmio que homenageia mulheres que lutam por uma sociedade melhor, sendo inclusive recebida pelo Papa Francisco no último mês de maio para tratarem desse tema.

Donatella contou suas memórias assim como as de seus vinhos, a cada prato servido um de seus vinhos harmonizou, o último deles foi um Cenerentola D.O.C 2007 que em português significa ‘Cinderela’, o que surpreendeu a todas as convidadas presentes, porém a grande dama nos dilucidou tal rótulo, contando que o Cenerentola tem origem em um dos vales mais belos do mundo, vale situado entre dois ‘irmãos’ poderosos, sendo que parte dessa beleza está nos vinhos ali produzidos. O Cenerentola é um irmão mais ‘pobre’ assim como a Cinderela, mulher que vai a luta, vai ao baile e que o príncipe  casa-se  com ela, rs!

A Viníssimo Importadora encontrou essa bela dama, cinderela dos Brunelos através de Artur Azevedo, Presidente da ABS São Paulo e Consultor de vinhos.

Em Brasília, os Brunellos de Donatella são carro chefe do restaurante Piantella. Podem ainda serem comprados na Adegas Piantas – 403 sul e Art du Vin – QI 03 Lago Sul.

2015-06-19 14.02.33

2015-06-19 14.42.31

2015-06-19 13.13.55

Donatella 06

2015-06-19 13.19.31

2015-06-19 13.21.45

Compartilhe:
Top