You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Festival de Ceviches  no El Paso Latino

Festival de Ceviches  no El Paso Latino

Compartilhe:

Chef David Lechtig  reúne  versões do  prato peruano para homenagear países participantes da Copa América,  de 16 de junho  a 5 de julho

Há quase uma década, o chef peruano David Lechtig realiza festivais para  compartilhar com os comensais as releituras do prato que, hoje, é um dos mais apreciados no mundo, o ceviche. Em 2015, David propõe  reunir as versões servidas em vários países latino-americanos, para homenagear os participantes da Copa América.

O Festival será uma oportunidade àqueles que querem experimentar iguarias típicas na forma como são consumidos em países como Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México , Venezuela, Brasil e Perú.

Além do Ceviche de Pirarucu com flor de jambu – criação do chef e o representante do Brasil neste Festival – serão servidas mais sete versões, em duos (R$ 49,80), à escolha do cliente, durante os almoços e jantares. Os duos serão acompanhados de Pelotita de Yuca, um bolinho de mandioca recheado com queijo e coberto com salsa Huancaína, à base de Aji Amarillo (pimenta amarela peruana). Para abrir o apetite e brindar cada gol, o cliente do festival ainda receberá um shot de Pisco Sour , drink peruano feito com aguardente de uva.

“Tenho duas paixões, a gastronomia e o futebol. Aproveitei a Copa América para reuni-las e ainda difundir a cozinha e a cultura da América Latina”, explica o chef Lechtig.

Ceviche – A Delícia Andina mais difundida no mundo

O mais popular dos pratos peruanos tem várias versões históricas sobre sua origem.  É  sabido que a iguaria já era consumida  há mais de mil anos atrás, quando uma civilização pré-Inca, Chímu, começou a tratar o peixe com água salgada do mar, tumbo (fruta típica do norte do Perú) e ají amarillo . Chamavam essa mistura primitiva de Siwichi. Dizem que, com a chegada das escravas mouras, junto com os espanhóis, veio também um prato árabe chamado “Sei- vech”, que tem características parecidas ao nosso escabeche, a fusão dos dois pratos criou o ceviche atual. O ceviche  consiste em pequenos pedaços de filé de peixe ou frutos do mar curtidos no suco de limão,  temperados com cebola roxa, ajís (pimentas) amarillo (mais suave) ou rojo (forte).

Não bastasse a combinação primorosa de sabores, cores e texturas, o ceviche ainda tem motivos de sobra para virar tendência. Ele significa o retorno à simplicidade da cozinha. Celebra o frescor dos ingredientes. E combina alto teor de proteína com o mínimo de gordura. Conceitos bastante valorizados atualmente.

O chef e sua Casa

David Lechtig é peruano de Ica e, em 1998, inovou quando abriu a primeira cevicheria na capital, o El Paso Latino. Realizou festivais e talleres para difundir a gastronomia do seu país, o que tornou a casa a preferida dos amantes do prato. O El Paso Latino oferece, além do menu de ceviches, os pratos tradicionais da cozinha criolla e sul-americana. Além de uma carta com os melhores piscos (aguardente de uva peruana) e drinks feitos com a bebida.

David Lechtig _ 2 credito telmo ximenes

Sobre a Copa América Latina: http://pt.wikipedia. org/wiki/Copa_Am%C3%A9rica

 

Menu 

Ceviche Boliviano de Pejerrey
Manjubinha marinada em limão, aipo, coentro, cebola roxa e pimenta seca. Acompanha discos de milho cozido.

Ceviche da Amazônia Brasileira
Pirarucu marinado em limão, azeite de pimenta e jambu. Acompanha  patacones (banana crocante).  

 

Ceviche Colômbia
Camarão e robalo marinados em laranja,  limão, leite de coco  e aji amarillo. Acompanha patacones (banana crocante).

 

Ceviche Mexicano de pescado
Robalo marinado em limão com cebola roxa, tomate, abacate, coentro e jalapeños (pimenta mexicana). Acompanha totopos(tortilhas crocantes de milho).

Ceviche Peruano de Robalo
O original! Robalo marinado em limão e gengibre com cebola roxa, coentro e aji limo (pimenta peruana).Acompanha chips de batata doce.

Ceviche Venezuela
Camarões marinados em limão com  cebola, pimenta dedo-de-moça, salsinha e manga. Acompanha mote(milho andino).

Ceviche de Salmão Chileno
Salmão marinado em limão, cebola roxa,  pimentões verdes e vermelhos, pimenta dedo-de-moça. Acompanhamote(milho andino).

 

festival ceviche de salmao chileno foto de telmo ximenes

 

Ceviche Equatoriano de Mariscos
Robalo, lula, polvo e camarões marinados em limão e molho com tomate e cebola roxa. Acompanha pipoca.

 

 

Ceviche Equatoriano de Mariscos telmo ximenes (2)

 

Festival de Ceviches do El Paso Latino

COPA AMÉRICA

El Paso Latino  404 Sul
De 16/06 a 05/07

Funcionamento: Terça a Domingo
Horário: 12h às 15h / 18h às 23h30
Reservas: (61) 3323-4618
Aceita todos os cartões
R$  49,80 ( Duo de Ceviches + 1 shot de pisco sour+ 1 pelotita de yuca)

Compartilhe:
Top