You are here
Home > Colunas > Arquitetura & Design > FANTÁSTICA VISITA À FÁBRICA

FANTÁSTICA VISITA À FÁBRICA

Compartilhe:

Recentemente visitei, juntamente com outros colegas arquitetos, a fábrica de móveis da Prima Línea em BH Minas Gerais, BH é pros íntimos, mais como foi exatamente assim que me senti lá tomei a liberdade. Foi uma viagem fantástica,me senti extremamente  honrada com o convite e é sempre bom poder conhecer de perto uma linha de produção, principalmente porque a maior parte das pessoas não se preocupam muito com isso, e eu acho que deveria .

Minha paixão por processos produtivos vem de muito cedo, e volta e meia estou em contato com processos produtivos, criativos, evolutivos e sociais. Na fábrica é possível encontrar um centro de tratamento de resíduos,foi a primeira das coisas que me encantei, como é uma das poucas fábricas do estado com licença ambiental há um controle muito rígido sobre esses resíduos. Observei todos os detalhes e descobri que eles trabalham somente com madeira de controle, certificada pelo Ibama. Tudo que de lá sai  vai para outras indústrias ou para centros de tratamento. , que possui linha de espumação contínua e densidade certificada. e a fibra utilizada em estofados e almofadas é a siliconada, que proporciona toque mais macio e não enche de bolinhas. Não vou ficar aqui propagando , mas fiquei verdadeiramente empolgada com a transformação da madeira bruta em objeto especifico, é impressionante de ver.

Outro fator, alias ação importante que observei foi o processo de pintura e tingimento das peças de madeira natural, normalmente a peça é lixada e aplicada por cima o tingidor, lá eles aplicam esse produto na madeira bruta e depois envernizam, o que  É bem melhor outros tipos de processo, pois é mais resistente à luz, arranhões e claro o famoso que nunca para o tempo. É um verniz que além de exibir mais claramente os veios da madeira, não possui aquele cheiro forte quando novo.

O maquinário é de grande porte italiano. Sendo que três das máquinas que eu lá vi são raridades no Brasil, tive o privilegio de presenciar o lançamento delas em Milão e ver funcionando pela primeira vez no Brasil:

1) Centro de usinagem de maciços de 5 eixos Bacci: Só existem dois modelos dessa máquina no estado mineiro. Ela trabalha com CNC com precisão de centésimos de milímetros, se alimenta de madeira e sozinha dá conta de fornecer toda a linha de cadeiras.

2) Centro de usinagem 5 eixos Biesse Rover B: Esse foi o primeiro modelo a chegar no Brasil.

3) Prensa Biesse Performer: Só existem dois no Brasil. Ela utiliza feixes de laser para mapear a peça e a partir daí faz todo o trabalho sozinha. Essa máquina é bem rápida, trabalha somente de 3 horas por dia.

Uma curiosidade que percebi durante minha visita , é que apesar da linha industrial ser muito avançada, todo o acabamento é feito artesanalmente, acho que talvez esteja ai o diferencial, o toque final é manual, o que traz personalidade e exclusividade a cada peça. O estofamento de cadeiras e sofás é feito à mão, desde a costura até o momento de “vestir” o produto. Essa é uma forma que encontraram de garantir o mais perfeito caimento do tecido. Existem robôs para fazer o trabalho, mas há coisas que somente o olho e a mão humana conseguem fazer.

Vou continuar buscando e compartilhando com vocês novas experiencias e descobertas.

Foto-Daniel-bianchini-03

Foto-Daniel-bianchini-01
Foto-Daniel-bianchini-05
Foto-Daniel-bianchini-06
Foto-Daniel-bianchini-07

Compartilhe:
Top