You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Vinhos e Gastronomia de Bartolomeu

Vinhos e Gastronomia de Bartolomeu

Compartilhe:

“Ela me faz tão bem… que eu também quero fazer isso por ela …”

O refrão da música lembra a bonita e carinhosa ligação entre Pedro Vasco (fundador do Bartolomeu) e Brasília, ligação essa que foi decisiva no momento de escolher o local para a segunda casa. A história de Pedro e Brasília começou bem-sucedida, quando o mesmo passou no vestibular de Engenharia Civil na UNB, década de 70. Formado, retornou a Goiânia, trabalhou, comprou uma fazenda e resolveu criar suínos, utilizando técnicas modernas. Diante do volume de produção, surgiu a ideia de montar um restaurante e oferecer o leitão a pururuca, elaborado a partir de receitas consagradas, portuguesas e espanholas.

Em 2007, nasceu o Bartolomeu. O nome do restaurante é uma homenagem ao bandeirante paulista Bartolomeu Bueno da Silva (1672-1740), memorável colonizador do Brasil  Central.

A segunda casa, filial Brasília, está instalada na 409 sul, há 8 meses e em pleno funcionamento. O prédio passou por uma reforma de 09 meses que otimizou o prédio de forma impressionante, são 4 pisos! Totalmente aproveitados. O segundo subsolo abriga a administração e o estoque, o primeiro subsolo acomoda grande parte da adega e empório, são 400 rótulos dispostos em bancadas e estantes a disposição dos clientes, para consumo local ou para viagem com 20% de desconto sobre o preço da etiqueta! Uma sala reservada para refeições, banheiros e cozinha. O térreo aloja a recepção, salão principal e o forno a lenha e a sobreloja, um salão de eventos ( apropriado acusticamente) e um bar.

“Meu pai queria expandir o negócio, me convidou para tocar o Bartolomeu em Brasília, precisava de sangue novo …” confidencia João Paulo.

João Paulo Araújo, 27 anos é ágil, observador, dinâmico, desembaraçado e direto, atende clientes e funcionários, ouve, delega, ajusta… tudo ao mesmo tempo agora … e foi nesse clima festivo que apresentou o Menu Degustação da casa. Um combo com 04 tipos de carnes e 01 bacalhau, tudo ao forno a lenha.

Todos os pratos são servidos à francesa, assim como os respectivos acompanhamentos.

Destaque para o leitão a pururuca, jovem, tenro, crocante, perfeito! E a fraldinha, um steak  suculento. O galeto, o cordeiro e o bacalhau completam o menu.

Dentre os diversos acompanhamentos, a polenta italiana é imperdível. Macia, cremosa, aerada e leve. A massa, conchiglione, em formato de concha, recheio de queijos e nozes, gratinada em molho bechamel merece relevância, simplesmente, deliciosa.

Para acompanhar o Menu Degustação, o cliente escolhe entre um tinto ou  um branco, 01 taça de vinho, cortesia da casa.

foto1
bartolomeu-4_7
bartolomeu-2_2
20140322_175358

ADEGA

Bartolomeu Restaurante, casa conhecida pelos assados artesanais, possui adega com mais de 400 rótulos vindos de diversos países e está com novidade. Agora, o cliente pode levar para casa rótulos especiais e com preços acessíveis. Veja algumas opções de R$51 por R$39,20:

Italiano
Santa Martina: sofisticado, elegante e arrojado. Este vinho tinto toscano tem cor rubi intenso vermelho com notas de violeta, aromas de frutos silvestres e um rico, suave e sabor encorpado.

Chileno 
Casillero del Diablo reserva Carménère: com frutas, como ameixas e groselhas, mesclam-se a notas de especiarias, chocolate e café para compor seu agradável aroma. O paladar é deliciosamente macio e harmônico.

Argentino 
Anúbis Malbec: vermelho intenso com aromas de frutas maduras como framboesa, groselha, cereja e suaves notas de baunilha. Os aromas persistem na boca e combinam com os taninos doces, tornando-se um vinho com corpo balanceado grande, equilibrado e fácil de beber.

DSC_0392

bartolomeu-1_8
sala

Restaurante Bartolomeu
Endereço: CLS 409 – bloco C
Reservas: 3442-1169
Horário: De terça a sábado das 9h00 às 01h00, domingo das 11h00 às 17h00

Compartilhe:
Top