You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Jantar às cegas

Jantar às cegas

Compartilhe:

Empório Árabe promove noite para desafiar os sentidos. Caso proporcionará a experiência de degustar um menu de olhos vendados

Prega a gastronomia que os pratos devem encher os olhos e dar água na boca. Mas quando o assunto é prazer à mesa, convém também despertar o olfato, a audição e até o tato. Nos dias de hoje, no entanto, com a superestimulação da visão, os outros sentidos acabam pouco explorados. Mas dar espaço a eles, mesmo que por alguns instantes, pode tornar uma degustação ainda mais rica e chamar a atenção para aromas, textura, sabores e sons.

Os interessados em vivenciar esta experiência, terão a oportunidade na próxima terça-feira (28 de outubro), a partir das 20h, durante a terceira edição do jantar no escuro realizado pelo Empório Árabe, em Águas Claras.

O menu Despertando os Sentidos, que será degustado de olhos vendados, apresenta uma fusão das cozinhas árabes e contemporânea. O cardápio é composto por uma entrada, dois pratos principais e uma sobremesa, cada um deles harmonizados com uma taça de vinho. O pacote sai a R$ 110,00 por pessoa e também inclui água e sucos naturais.

“Como o próprio nome do jantar indica, é um momento para parar e prestar atenção em cada detalhe, tanto no aroma e nas texturas quanto no que está em volta, à música, às outras pessoas e a si próprio. Justamente por isso o cardápio só é revelado ao final do evento”, explica a proprietária do Empório Árabe, Lídia Nasser.

As reservas devem ser feitas com antecedência. São apenas 80 lugares. No momento da reserva, o cliente deve informar se tem alguma intolerância ou alergia a algum alimento.

Jantares no escuro

Os jantares no escuro existem há cerca de 15 anos. A ideia surgiu em 1999 com o restaurante Blindekuh, de Zurique, na Suíça. De lá para cá, a moda pegou na Europa e no resto do mundo. E a experiência de comer com os olhos vendados também passou a ser possível em restaurantes como os da rede Dans Le Noir, no Camaje Bistro, em Nova York, no Whale Inside, na China, só para citar alguns que já realizaram esse tipo de menu degustação.

Aqui no Brasil, esse tipo de jantar começou a ficar mais conhecido no final da década de 2000, trazido por pessoas que vivenciaram essa experiência no exterior, e foi muito bem aceito. “Essa degustação no escuro também pode ajudar críticos em gastronomia a aguçar a percepção para harmonização dos ingredientes”, acredita Lídia.

Jantar Desafiando os Sentidos2

Empório Árabe

Localizada na Avenida Castanheiras, em Águas Claras, a casa oferece, desde março de 2011, uma rica mostra da cultura e da comida do Oriente Médio, agregando empório e restaurante.

Comandada por Lídia Nasser, de família libanesa, a marca existe desde 2005. Começou apenas como empório, na praça do DI, em Taguatinga Norte, e um ano antes de se mudar para o atual endereço passou a atuar também como pequeno restaurante, com capacidade para 12 clientes. Atualmente, o restaurante tem 250 lugares distribuídos em um ambiente confortável, climatizado e decorado com motivos árabes.

O negócio segue a tradição da família, proprietária do Empório Akkar, na 25 de Março, em São Paulo. Desde 1906, há quatro gerações, a empresa oferece produtos de todo Oriente Médio para a cozinha, além de narguilés, vestuários, jogos e artigos religiosos.

Menu Desafiando os Sentidos
Dia 28 de outubro (terça-feira), a partir das 20h, no Empório Árabe (Av. Castanheiras Lt. 1060, Lj. 24, Ed. Vila Mall – Águas Claras; (61) 3436-0063.

Compartilhe:
Top