You are here
Home > Destaque > VII Festival de Ceviches no El Paso Latino

VII Festival de Ceviches no El Paso Latino

Compartilhe:

De 31 de outubro a 9 de novembro, o Chef David Lechtig reinventa o prato peruano utilizando ingredientes de importantes biomas 

Há sete anos,  o chef peruano David Lechtig realiza um festival para  compartilhar com os comensais receitas e releituras do prato que hoje é um dos favoritos no mundo, o ceviche. Em 2014, propõe fusões com ingredientes de biomas, para valorizar o potencial alimentício de cada região.

O VII Festival de Ceviches do El Paso Latino será uma oportunidade àqueles que querem experimentar iguarias típicas de Galápagos, da Amazônia, do Cerrado, da Patagônia,do Caribe, dos Andes e também do nordeste do Brasil.  Ingredientes como folha de jambu, dendê, jenipapo, pimenta rocoto, bilimbi  aparecem no prato nacional peruano.

São dez versões de  ceviches servidos nos almoços e jantares, em duos à escolha do cliente. Todos acompanhados por Chicharron de Pescado, peixe crocante muito consumido nas carretillas de Lima e um drink de boas vindas criado pelo Chef Sebastian Parasole, do Movimento Cerrado Vivo . A bebida leva pisco, jenipapo, suco de limão e calda de açúcar mascavo . “Um drink peruano com sabor da savana brasileira”, explica  Parasole.

A intenção do Chef é fazer com que   as pessoas conheçam variações de preparo do ceviche com ingredientes pouco utilizados. “Temos a oportunidade de experimentar delícias com frutos, folhas e sementes que estão à nossa mão, sendo encontrados inclusive nos parques da nossa cidade. Um conceito da contemporaneidade, utilizar ingredientes regionais em pratos tradicionais ”, explica Lechtig.

Ceviche primavera-credito Telmo Ximenes
Ceviche Primavera – Salmão com flores do Cerrado .

Ceviche – A Delícia Andina mais difundida no mundo

O mais popular dos pratos peruanos tem várias versões históricas sobre sua origem.  É  sabido que a iguaria já era consumida  há mais de mil anos atrás, quando uma civilização pré-Inca, Chímu, começou a tratar o peixe com água salgada do mar, tumbo (fruta típica do norte do Perú) e ají amarillo . Chamavam essa mistura primitiva de Siwichi. Dizem que, com a chegada das escravas mouras, junto com os espanhóis, veio também um prato árabe chamado “Sei- vech”, que tem características parecidas ao nosso escabeche, a fusão dos dois pratos criou o ceviche atual. O ceviche  consiste em pequenos pedaços de filé de peixe ou frutos do mar curtidos no suco de limão,  temperados com cebola roxa, ajís (pimentas) amarillo (mais suave) ou rojo (forte).

Não bastasse a combinação primorosa de sabores, cores e texturas, o ceviche ainda tem motivos de sobra para virar tendência. Ele significa o retorno à simplicidade da cozinha. Celebra o frescor dos ingredientes. E combina alto teor de proteína com o mínimo de gordura. Conceitos bastante valorizados atualmente.

O Chef e a Casa

David Lechtig é peruano de Ica e, em 1998, inovou quando abriu a primeira cevicheria na capital, o El Paso Latino. Realizou festivais e talleres para difundir a gastronomia do seu país, o que tornou a casa a preferida dos amantes do prato. O El Paso Latino oferece, além do menu de ceviches, os pratos tradicionais da cozinha criolla e sulameriacana. Além de uma carta com os melhores piscos (aguardente de uva peruana) e drinks feitos com a bebida.

Curiosidades sobre  alguns  ingredientes

Jenipapo –  Com polpa aromática, ácida e de cor marrom clara, o jenipapo é encontrado nas Américas do Sul e Central. Pode ser consumido ao natural, em suco ou licor. É rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas B1, B2, B5 e C. Em guarani, jenipapo significa “fruta que serve para pintar”, pois era usado por muitas etnias sul americanas como pintura corporal.

Bilimbi

Originário da Indonésia e muito bem adaptado à região do Cerrado, o exótico bilimbi lembra a conhecida carambola, mas é bem mais azedo. A fruta pode ser consumida ao natural ou usada no preparo de compotas, geleias, vinagres e vinhos. Pode também ser comido como tira-gosto, cortado em rodelas e temperado com sal, ou, ainda, como substituto do limão.

Rocoto – Segundo arqueólogos, este tipo e pimenta está presente na América do Sul há mais de 7 mil anos. Com sabor frutoso e levemente tropical, possui bastante polpa. Um preparo comum, principalmente no Perú, é na forma frita. O rocoto é usado também no preparo de molhos, como no caso do Ceviche, ou recheados (Rocoto Rellenos).

Jambu – uma erva típica da região norte do Brasil,  mais precisamente do Amazonas, do Acre e de Rondônia  e pode se encontrar também no Pará. Muito utilizada em pratos como tacacá e pato no tucupi. A característica principal é a capacidade de tremelicar os lábios de seus comensais. O Jambu é comum também em todo o sudoeste asiático e  em particular nas ilhas Mascarenhas e Madagascár. Também conhecida como agrião-do-amazônia.

CEVICHE AMAZONICO
Ceviche Amazônico- Pirarucu com folhas de jambu e azeite de sementes da Amazônia Peruana.

Menu VII Festival de Ceviches

Ceviche do Cerrado –Tilápia do Cerrado com Crema de rocoto (pimenta típica peruana), jenipapo em almíbar (calda doce) e lascas de bilimbi  um fruto de sabor bem ácido.

Ceviche do Cerrado II – Salmão com cajuzinho do cerrado e pimenta amarela.

Ceviche Amazônico- Pirarucu com folhas de jambu e azeite de sementes da Amazônia Peruana.

Ceviche de Galápagos – Camarões, polvo e robalo marinados em cebola roxa, tomate, pimentão e molho inglês. Servidos com pipoca.

Ceviche Nordestino – Lagosta com dendê, leite de coco, pimenta biquinho e cebola roxa.

Ceviche Andino – Truta acevichada na pedra em molho de aji amarillo e folhas de menta andina.

Ceviche Caribeño – Camarão cozido e marinado no suco de laranja e pimenta habanero.

Ceviche Día de  Muertos – Ceviche mixto marinado em leche de tigre picante com abacate e rabanete.

Ceviche Primavera – Salmão com flores do Cerrado .

Ceviche Nipo – Atum semi selado em farinha de okaki (biscoito salgado de arroz) .

 

 

VII  Festival de Ceviches do El Paso Latino

El Paso Latino  404 Sul

De 31/10 a 09/11

Funcionamento: Terça a Domingo

Horário: 12h às 15h / 18h às 23h30

Reservas(61) 3323-4618

Aceita todos os cartões

R$  48,90 ( Duo de Ceviches )

 

Fonte: Tato Comunicação
Fotos: Telmo Ximenes

Compartilhe:
Top