You are here
Home > Destaque > Mostra VerCiência

Mostra VerCiência

Compartilhe:

Ao longo de 20 anos, o Projeto VerCiência vem promovendo a disseminação do conhecimento e da cultura científica por meio de uma mostra audiovisual, exibida anualmente.

A VerCiência 2014 – 20ª Mostra Internacional de Ciência na TV será realizada em Brasília, simultaneamente, na Casa de Cultura da América Latina (CAL/UnB), no Planetário de Brasília e em vários auditórios da Coordenação Regional de Ensino do Gama, entre 13 a 19 de outubro. A entrada é franca em todas as sessões.

Este ano, o projeto traz na bagagem 78 programas de TV do Brasil e de nove outros países (Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Chile, França, Irlanda, Alemanha, Argentina, Polônia), selecionados por José Renato Campos Monteiro e Sergio Moraes Castanheira Brandão, curadores nacional e internacional, respectivamente.

A rica programação – composta por 25 módulos com programas de quatro a 60 minutos, –, mostra como ciência e tecnologia podem ser apresentadas ao grande público de modo compreensível, atraente, em forma de entretenimento cultural de qualidade.

Distribuídos em três sessões, os programas são apresentados em diversos formatos, linguagens e estilos: desde documentários e reportagens a dramatizações (“docudramas”) e programas voltados para o público infantojuvenil. A ideia é informar e despertar o interesse do público por temas de ciência e tecnologia.

Na sessão “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, 51 programas discutem o lema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: mobilidade urbana, segurança alimentar, sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, tecnologia para a educação, tecnologia da Informação e redes sociais, habitação e saneamento.

A programação inclui ainda as sessões “Ciência sem Fronteiras”, com 13 programas, e “Aventura da Ciência”, com seis programas.

Outro destaque da sessão, no bloco “Saneamento”, é “Lixo dá Multa”, o Globo Ecologia (Canal Futura) que aborda de forma bem-humorada um assunto inédito: a aplicação e implicações da lei que multa quem joga lixo nas ruas do Rio de Janeiro. O programa tenta responder a uma curiosidade geral: “O que acontece com o lixo quando o colocamos no lugar certo?” E acompanha a trajetória de uma garrafa pet desde quando é colocada em uma lixeira para coleta seletiva, até sua volta à cadeia produtiva, após reciclada.

Já no bloco “Tecnologia da Informação” desta sessão, o imperdível é o programa “Combatendo os Hackers”, que investiga o mundo obscuro e sinistro dos hackers e suas incríveis manobras para roubar dinheiro e identidades e causar estragos na vida virtual das pessoas.

“Planetas Alienígenas” é a grande referência na Sessão “Ciência sem Fronteiras”: o programa nos leva a uma fantástica viagem ao cosmos junto com o telescópio Kepler, da NASA, que já identificou mais de 3.500 planetas em potencial orbitando ao redor de estrelas, além do nosso Sol. O outro destaque espacial é “ESO, o Maior Observatório do Hemisfério Sul”, um programa Globo News Especial, uma viagem até os observatórios do ESO, European Southern Observatory, o maior do Hemisfério Sul, mostrando suas instalações num dos lugares do planeta onde a nossa galáxia pode ser estudada com mais clareza: o deserto de Atacama, no Chile.

Na Sessão “Aventura da Ciência”, destaca-se “Supertufão Assassino”, da WGBH americana, um registro dramático do ciclone tropical Haiyan, o mais forte a atingir a Terra, em novembro de 2013. Com ventos de 200 km por hora, o supertufão destruiu milhares de casas, escolas, hospitais, varreu do mapa aldeias inteiras e deixou mais de cinco milhões de mortos e desabrigados. A programação é dirigida ao público geral, sendo recomendada para a audiência a partir da faixa infanto-juvenil (14 anos, 8º a 9º anos do Ensino Fundamental).A grade completa da mostra, com as sinopses e classificação indicativa de todos os programas está disponível no site www.verciencia.com.br/mostra/brasilia

Serviço:
20º VerCiência – Brasília-DF
De 13 a 19/10

Locais de exibição:

Casa de Cultura da América latina – CAL/UnB
Endereço: Auditório SCS Quadra 04, Ed. Anápolis, 1º andar, sala 103
Telefone: (61) 3321.5811

Planetário de Brasília
Endereço: Setor de Difusão Cultural – Via N1 – Eixo-Monumental, Brasília/DF. (Obs: Ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães).
Telefone: (61) 3361.6810

Coordenação Regional de Ensino do Gama:
Mini Teatro da Cia Lábios da Lua Q4 lote 16, Térreo, Comercial do Setor Sul, Gama.
Telefone: (61) 3384.7802

Auditório do Centro de Ensino Médio 01 Área Especial – Praça 2, Setor Leste, Q 18/21, Gama.
(61) 3901.8095

Auditório do Centro de Ensino Médio 02 Soe Setor Oeste Quadra 27/36 –
Setor Central – Lado Oeste, Gama.
(61) 3901.8066

Centro de Ensino Médio 03 EQ 05/11 Área Especial “F”, Setor Sul, Gama.
(61) 3901.8074

Centro Educacional 06 EQ 02/07 – Área Especial, Setor Leste, Gama.
(61) 3901.3531

Centro Educacional 08 EQ 04, Área especial, Setor Sul, Gama.
(61) 3901.8185

Compartilhe:
Top