You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Innominato Osteria

Innominato Osteria

Compartilhe:

Osteria italiana paulista mescla gastronomia ítalo-brasileira e atrai amantes do bom prato. Em passagem por São Paulo, a  Revista de Luxo teve o privilégio de conhecer um dos restaurantes mais tradicionais da gastronomia clássica italiana, localizado na Vila Mariana, na Zona Sul da capital paulista.

Logo ao chegar, o cliente encontra uma fachada tímida, para o que realmente é esperado: deliciosa comida com excelente custo-benefício. O restaurante encontra-se numa antiga casa, com quadros decorativos e misturados  às várias matérias e prêmios que comprovam a excelência do local. Tijolos à mostra e uma barrinha de vinho trazem um toque rústico que harmonizam com as sensações que serão vivenciadas. O ambiente é pequeno, mas acolhedor, com decoração italiana e familiar que comportam 75 lugares.

IMG_0333
Decoração interna do Innominato Osteria

A Innominato Osteria foi fundada há mais de 20 anos por Paulo Zan Filho, que também é o chef da casa,  com a proposta de pratos da tradicional e sofisticada culinária italiana. No entanto, o chef dá um toque exclusivo, abrasileirado, à sua composição, o que vem agradando seus clientes, que se tornam fiéis a casa. Desde a sua criação, seu cardápio é renovado com muita criatividade e, sobretudo, personalidade. “Um prato clássico bem feito é imbatível. Por isso, existem receitas que foram criadas há centenas de anos e continuam fazendo sucesso junto ao público. No Innominato, além de vários pratos centenários que seguem fielmente a tradição de suas receitas, também oferecemos muitas releituras saborosas, acrescentando ingredientes tipicamente brasileiros”, explica o chef.

Paulo Zan Filho
Paulo Zan apresenta a Bisteca desossada que irá ao fogo.

A Revista de Luxo foi convidada a experimentar algumas de suas criações. Como entrada, uma salada italiana, que acompanhou muito bem a Lula à Fiorentina, tradicionalmente servido com Tagliatelli Al Burro, Aglio e Brócolis, no qual uma lula inteira é fatiada e assada no estilo Fiorentino. Depois, é servida com alho e limão sobre uma “cama” de massa de tagliatelli caseiro “puxado” com brócolis.

1
Salada italiana com lula e polvo.
Tagliatelli com lulas a Fiorentina (7)
Lula à Fiorentina.

Logo após, degustamos o Costeletão de Porco à Moda Fiorentina, acompanhado de arroz de palmitos grelhados ao forno, que traz um corte diferenciado da carne feito em parceria com o açougueiro da casa. A carne é assada no estilo Fiorentino (diretamente no fogo) e temperada apenas com sal de ervas.

Costeletao a Fiorentina
Costeletão de Porco à Moda Fiorentina

Em seguida, a Bisteca alla Fiorentina, desossada, preparada na brasa em chamas, acompanhada de Risotto de Alho Poró e Mussarela de Búfala.

Bisteca alla Fiorentina
Bisteca alla Fiorentina
IMG_0309
Bisteca alla Fiorentina, desossada, com Alho Poró
5
Risotto de Alho Poró com Mussarela de Búfola e Taglatelli ao sugo de tomato pellato

Tudo harmonizado com vinhos da vinícola Sozo, chardonnay, merlot e pinot noir. No entando, A casa também conta com uma carta diversificada de vinhos, com mais de 60 rótulos escolhidos com cuidado pela sommelière Estela Farah, esposa de Paulo.

8
O vinho chardonnay, da vinícola Sozo, abriu os trabalhos. Vinho de coloração amarelo esverdeada, aroma remetendo a flores silvestres e néctar, com refinado sabor lembrando abacaxi, pomelo e iogurte, com curta passagem por barrica de carvalho Frances. Na boca, acidez elegante e excelente final.

De sobremesa, um sensacional abacaxi quente caramelizado, refrescado suavemente com sorvete de tapioca com coco (produzido pela Damp, uma sorveteria Premium que produz com excelência sorvetes de inigualáveis sabores), que fechou com brilhantismo este almoço, recheado de boa conversa, risadas, sensações gastronômicas maravilhosas, e o encantamento de ter conhecido um dos melhores chefs de São Paulo, que, desde 1992, coloca em suas mãos o talento de agradar os mais diversificados paladares.

6
Abacaxi caramelizado, refrescado suavemente com sorvete de tapioca com coco.
7
Um brinde da imprensa para a excelência do Innominato Osteria.

Innominato Osteria

R. Joinville, 561 – Vila Mariana – São Paulo.
Telefone: 5571-9839.

Compartilhe:
Top