You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > A Inigualável Trattoria da Rosário

A Inigualável Trattoria da Rosário

Compartilhe:

Rosário Tessier, o napolitano que comanda o mais renomado restaurante italiano de Brasília, conta como é ser o chef mais premiado da Capital Federal

REVISTA DE LUXO STORE by AMAZON
REVISTA DE LUXO STORE by AMAZON

O Restaurante Italiano mais premiado de Brasília

O restaurante Trattoria da Rosário, endereço certo para os que buscam o melhor da gastronomia italiana em Brasília, é comandada pelo Chef napolitano Rosário Tessier, que de perto administra uma das melhores cozinhas da capital. A casa é intimista e elegante, com três ambientes, sendo dois salões internos e a varanda. A decoração tem toques clássicos, conferindo um ar mais formal ao restaurante. O moderno fica por conta das paredes de vidro, conferindo luz natural ao interior, além de vista para o Lago Paranoá, um dos privilégios da localização, juntamente com o estacionamento ainda pouco movimentado, especialmente na hora do almoço.

O serviço é sofisticado. Os garçons são prestativos e sabem informar todos os itens do cardápio. A gentileza é um dos diferenciais da casa. Outro destaque é a presença do chef Rosario Tessier nos salões, checando pessoalmente a satisfação dos frequentadores.

A culinária é a grande estrela, clássica e bem elaborada, você pode encontrar pratos de diversas regiões da Itália, principalmente, claro, a napolitana. No entanto, passeia por várias regiões da Itália, com pratos de frutos do mar, caças e massas que contemplam o menu.

01332540_0b3a2e1i8b
Salão claro, elegante e sofisticado.
url4
Salão interno
trattoria-da-rosario-groupon-3-585x278
Fachada frontal
Trattoria
Salão Principal
16a315fc2406af5e86fb5bbe63c6a168abb65834
Fachada lateral, em frente ao estacionamento

 

Adega da Revista de Luxo Store by Amazon

 

Adega da Rosário

Além da excelente gastronomia, a Trattoria da Rosário oferece uma completa duas adegas climatizadas, com seleções espetaculares de vinhos, seus rótulos passam pelo velho e novo mundo, prestigiando o vinho nacional, com variadas opções de produtores. Para os clientes mais exigentes há opções de vinhos emblemáticos, como o espanhol da região de Ribera Del Duero, Veja Sicilia, de diversas safras; o Brunello di Montalccino, de André Constanti; o toscano Sassoaloro, de Biondi Santi; ou até mesmo o Sassicaia, de Tenuta San Guido. Só dependerá do quanto se pode gastar.

Uma História de Luta

Em uma tarde, o Rosário Tessier, nos recebeu para um almoço sem hora para terminar, com uma típica pasta italiana e uma bela taça de vinho, onde ouvimos um pouco de sua história de vida e da gastronomia, que nesse caso, ambas se fundem, pois desde pequeno teve suas referencias culinárias na família, de origem humilde, com 14 filhos.

Inaugurada em 2003, a Trattoria da Rosário é a realização de um sonho desse napolitano que em 1993 escolheu Brasília para fixar residência e transformar o seu restaurante em um dos mais renovamos e freqüentado por personalidades influentes da política e da alta sociedade da Capital. Quem vê a casa hoje, com reservas esgotadas quase diariamente não imagina o inicio de grandes dificuldades e trabalho árduo do Chef Rosário.

Desde criança já trabalhava duro vendendo queijos e leite produzidos pela família, “ a vida sempre foi muito difícil, e todos tínhamos que trabalhar desde criança” ressalta com toda a simplicidade e orgulhoso de suas origens. A maior influência gastronômica veio do pai, que gostava de cozinhar nos finais de semana os maravilhosos frutos do mar, base da gastronomia mediterrânea, e que hoje é o carro-chefe de seu restaurante.

Em 1978 o jovem Tessier saiu de Nápoles-Itália para se dedicar a gastronomia, tendo passando por diversos restaurantes da Itália e de outros países da Europa, antes de desembarcar no Brasil. Trabalhou em Rimini, Ilha de Elba, Toscana, Régio Calábria, Pescara, Modena, Bologna e Veneza. Foi convidado para trabalhar em Espanha, Suíça, Portugal e Inglaterra.

No Brasil, comandou a cozinha do renomado restaurante do Hotel Shereton no Rio de Janeiro, e, em 1993 desembarcou em Brasília com status de grande chef atuando nos restaurantes mais sofisticados da capital federal, como, Gaf, Partenopea, Bocca della Veritá, I Maestri e Trastevere. Trabalhando arduamente, nunca perdeu a oportunidade de adquirir conhecimentos e acumular experiências, que hoje lhe conferem o título de um dos mais renomados chef’s do Brasil.

O sonho de ter seu próprio restaurante se realizou em 21 de abril de 2003, quando abriu as portas da Trattoria da Rosário, que logo se tornou um conceito de excelência em gastronomia italiana, e hoje acumula títulos dos mais importantes veículos sendo Vencedora de todos os prêmios de melhor italiano da VEJA BRASÍLIA “Comer & Beber” desde sua abertura, há onze anos, além dos títulos pelo Guia Quatro Rodas de Melhor Restaurante Italiano nos anos de 2012 e 2014 e da Revista Gula.

O sucesso do seu restaurante está ligado intrinsecamente à qualidade dos produtos e matéria prima que utiliza na elaboração dos pratos, garante Tessier, que supervisiona de perto todos os produtos, que na sua maioria são importados especialmente para seu restaurante. Porém, ressalta o Chef, “o atendimento é primordial para que o clientes se sintam em casa. Se orgulha de ter clientes que se tornaram grandes amigos.“Aqui, quero que meu cliente seja tratado com todo a atenção é cortesia e que se sinta em casa”, diz Rosário.

10155070_285525321605562_264656960_n
Rosário Tessier, em frente da realização do seu maior sonho.
Rosario
Tantas premiações são o reconhecimento pelo primoroso trabalho.
1622811_281700508654710_1292807042_n
O chef em atuação no que melhor sabe fazer, encantar o paladar!

Cardápio

Receber bem o cliente é prioridade da casa e isso o chef Tessier faz muito bem. Como aperitivo, o restaurante oferece uma seleção de pães, queijos, pastas e verduras. A salada de folhas mistas com camarões, lulas e polvo, a Insalata Mare Nostro. E para os amantes de carpaccio, tem o tradicional, que pode vir com lâminas de alcachofra e Grana Padano, ou com rúcula e cogumelos.

A maior dúvida entre os començais com o cardápio nas mãos é: o que escolher o prato principal? Se optar por carne, tem a bisteca de cordeiro com creme de hortelã, servida com risoto de funghi fresco e lascas de Grana Padano, a Bistecchina d´Agnelo. Caso prefiram massa, a Trattoria serve o Gnocchi Mediterrâneo, com bacalhau, manjericão, tomatinho cereja, azeitonas e alcaparras, além do papardelle com alcachofra fresca, gorgonzola e presunto de Parma. Outra boa opção é o Gamberi Imperiali (camarões ao molho de pimenta verde e ervas à provençal com risoto de polvo).

Para coroar o paladar, a finalização com as mais diversas sobremesas italianas: o tiramissú, a panna cotta com calda de ameixa e o semifreddo de chocolate branco e baunilha com calda de cereja, laranja e cassis, entre outras.

A dica da Revista de Luxo fica para a finalização. Após um tour pelo o melhor da gastronomia italiana, em Brasília, indicamos o cafezinho com o licoroso limoncello, que nos remete aos prazeres sensitivos da Itália.

Conversar com Rosário Tessier foi um privilégio e aprendizado, pois, descobrimos que por trás de um homem de gestos simples encontra-se um apreciador de grandes vinhos, charutos, musicas clássica e filosofia.

Paleta de cordeiro ao molho de vinho servido com polenta branca, crocante de presunto de parma, cogumelos frescos, regado ao azeite trufado
Paleta de cordeiro ao molho de vinho servido com polenta branca, crocante de presunto de parma, cogumelos frescos, regado ao azeite trufado
Lombo de cordeiro com risoto de arroz negro
Lombo de cordeiro com risoto de arroz negro
Nhoque com ragu de cordeiro
Nhoque com ragu de cordeiro

 

TRATTORIA DA ROSÁRIO

SHIS QI 17, bloco H, Loja 215 – Fashion Park, Lago Sul – Brasília / DF
(61) 3248-1672
Cartões: visa, mastercard, american express, dinners
Estacionamento: gratuito, com manobrista
Horário: Terça a sexta, 12h às 15h e 19h à 0h; sábado, 12h às 16h e 19h à 0h; domingo, 12h às 17h.
Lugares: 170
Possue: Ar condicionado e Acesso para deficiente

Aceita reservas

www.trattoriadarosario.com.br

 

Texto: Cris Cavalli e Su Maestri
Edição: Cris Cavalli
Fotos: Paula Pratini e acervo do Rosário Tessier

 

REVISTA DE LUXO Store
A loja oficial da Revista de Luxo

 

1500 ml Elegante Sem Chumbo Decanter Vinho De Vidr

1500 ml Elegante Sem Chumbo Decanter Vinho De Vidro De Cristal Vinho Tinto Gaseificador Pourer Vinho Tinto

 

KCASA 3 Em 1 Vinho Chiller Vara Aerador Decanter C

KCASA 3 Em 1 Vinho Chiller Vara Aerador Decanter Cerveja Whiskey Cooler Pourer Rolha Refrigeração Vara

 

Crystal Clear Glass U-Shaped Horn Decantador de vinho

Crystal Clear Glass U-Shaped Horn Decantador de vinho Vinho Tinto Recipiente Pourer

 

Colar Vinho dourado

Colar Vinho dourado

Compartilhe:
Top