You are here
Home > Colunas > Cris Cavalli Indica > Intercâmbio econômico-tecnológico entre Itália e Brasil

Intercâmbio econômico-tecnológico entre Itália e Brasil

Compartilhe:

Seminário promovido pela Embaixada da Itália oferece oportunidades para empresas brasileiras reforçarem laços comerciais com empresas italianas

 A Embaixada da Itália no Brasil promoverá no dia 13 de maio o seminário empresarial “Excelências Italianas: Tecnologias para Colaboração Ítalo-brasileira” em Brasília. O encontro será marcado pelo intercâmbio de experiências de mercado e inovações tecnológicas entre os dois países.

A troca de conhecimento acontecerá por meio de mesas temáticas, que focarão nos setores de Design e Certificações de Interiores; Qualidade e Segurança Alimentar; Náutica Desportiva e Comercial; e Óleo e Gás.

Entre as empresas italianas que já confirmaram presença estão Fincantieri, Telespazio, Saypem, Rina, Ubibanca e outras. Além delas as empresas Azimut, de iates de luxo, e a Ferrero do setor alimentício também estão na lista. Por parte do Brasil os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCTI), Minas e Energia (MME), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agricultura (MAPA) e outros, além dos representantes de governos dos Estados, instituições de pesquisa como a Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Brasília, além da Petrobras e empresas como AmBev, também marcarão presença.

O seminário será ainda uma excelente oportunidade para as empresas brasileiras conhecerem a Expo Milano 2015, uma grande vitrine para apresentação brasileira na Itália. Com a temática “Nutrir o Planeta. Energia para Vida,” a Exposição Universal já obteve a confirmação da participação brasileira. O país contará com um dos maiores estandes, o qual terá como título “Brasil: alimentando o mundo com soluções”. Por parte da Expo, estará presente no seminário o diretor de Relações Institucionais, Roberto Arditti.

embaixada italiana

Investimentos  no Brasil

Os principais itens de exportação da Itália para o Brasil são do setor da mecânica instrumental e automação de precisão. Em 2013, quase 660 milhões de dólares em tecnologias (engrenagens e mecânicas de transmissão, helicópteros, entre outros).

O desempenho da Itália no BRIC sul-americano é de grande relevo: no ano de 2013 as exportações alcançaram cerca de 7 bilhões de dólares com um incremento de 8,3% em relação ao ano de 2012. A Itália é o oitavo investidor com cerca de 850 estabelecimentos produtivos e filiais de empresas que empregam mais de meio milhão de trabalhadores.

O Projeto

“Itália na Copa” é uma série de eventos artísticos, culturais, tecnológicos e comerciais que será realizado em 16 cidades brasileiras, antecedendo a Copa do Mundo FIFA 2014. O projeto tem como objetivo mostrar aos brasileiros uma imagem da Itália moderna, junto aos elementos tradicionais da cultura italiana que já estão presentes no país.

Na programação do projeto, se destacam shows de artistas renomados, como Mario Biondi e Fiorella Mannoia, o concerto do Ensemble Stradivari no histórico Teatro Amazonas, além do famoso escritor Domenico De Masi, exposições de moda e design e apresentações de gastronomia.

Empresas privadas italianas e ítalo-brasileiras apoiam a realização do projeto, que conta também com a colaboração das instituições italianas presentes no Brasil.

O Embaixador italiano no Brasil, Raffaele Trombetta, os eventos vão reforçar os laços de amizade entre os países. “O projeto foi concebido no intuito de aproximar ainda mais a Itália ao Brasil, num ano histórico em que o país, tenho certeza, mostrará ao mundo sua face melhor e mais alegre. Com Itália na Copa, a Embaixada pretende contribuir ao clima de festa que irá contagiar todo o Brasil nos próximos meses”, destaca Trombetta.

Serviço

Local: Embaixada da Itália – S.E.S. Av. das Nações Quadra 807, Lote 30

Data: 13 de maio

Horário: das 9h30 às 16h30

Inscrição obrigatória para empresas interessadas em eventos.brasilia@esteri.it  (nome completo; empresa/instituição; cargo; mesa temática de interesse)

Site: http://www.italianacopa.com/

Facebook: https://www.facebook.com/italianacopa

Contato: Imagem Corporativa – (61) 3039-8395

Luciana Amaral (luciana.amaral@imagemcorporativa.com.br)

Júlia Carneiro (julia.carneiro@imagemcorporativa.com.br)

Compartilhe:
Top