You are here
Home > Conteúdo > Agenda de Eventos > 22ª edição da CASA COR Brasília

22ª edição da CASA COR Brasília

Compartilhe:

Tendo como inspiração “Um olhar muda tudo”, a CASA COR BRASÍLIA 2013 reverencia este ano, através dos seus 43 ambientes, o “morar bem” em suas mais diversas expressões e estilos.

A 22ª edição da mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da capital do país acontece de 25 de setembro a 5 de novembro, desvendando a relação viva e apaixonada com a casa ao mostrar que ela está ao alcance de todas as pessoas, independentemente de idade, classe social ou perfil familiar, e apresentando ao público propostas para diversos ambientes residenciais e de paisagismo, além de projetos comerciais, criados a partir da visão e talento de 60 renomados profissionais da arquitetura e do design. O local escolhido este ano pelas franqueadas da mostra na cidade Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá, é uma construção localizada em terreno no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).

A sofisticação e a criatividade do trabalho realizado pelos profissionais estarão ainda mais evidenciados na CASA COR BRASÍLIA 2013. São 43 ambientes, 60 profissionais participantes e área construída de 3 mil 449 m² e 3 mil 600 m² destinados à praça e aos jardins em um terreno de 7 mil m² de área decorada. A edição de 2012 registrou cerca de 30 mil visitantes. Para 2013, a expectativa é de público maior para os 41 dias da mostra. Cerca de 1200 pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente com a Casa Cor Brasília 2013, cujos trabalhos para escolha de local de realização e seleção de profissionais participantes, montagem e desmontagem consumiram cerca de 10 meses. Este ano, profissionais do Goiás e do Distrito Federal emprestam seus talentos.

GASTRONOMIA

Já é tradição que bons chefs assumam os restaurantes e cafés da CASA COR BRASÍLIA, mas esse ano os cardápios prometem despertar as sensações gastronômicas mais diversas.

Fernando Hanna será o responsável por comandar o Restaurante. Fundador do buffet que leva seu sobrenome, o chef iniciou suas incursões pela gastronomia como autodidata há duas décadas participando de cursos nacionais e internacionais nessa área. Cardápios personalizados, temáticos e inovadores, com raízes das mais diversas cozinhas são a especialidade do goiano de descendência libanesa, que não abre mão de um toque contemporâneo em suas criações.

Para a CASA COR BRASÍLIA 2013, Fernando adianta que o cardápio será uma construção de sentidos ligados à linguagem contemporânea do espaço criado pela arquiteta Rachel Fechina. O público poderá experimentar a delicadeza de seus pequenos apetit, camarões crocantes sob pupunha e alcachofra com um toque de creme de leite, o bacalhau despetalado em tenras lâminas, um suculento filé mignon e o delicioso peito de frango recheado com figos secos, nozes e tamarindos.

Fernando-Hanna

Já no espaço Café/SEBRAE, a chef Mara Alcamim volta a CASA COR BRASÍLIA após comandar espaços gastronômicos no evento em 1999 e 2004. Já conhecida pelo público brasiliense por sua gastronomia contemporânea apresentada no Universal Diner, Mara preparou um cardápio especial, com pratos que apresentam toques regionais que valorizam a cozinha brasileira. “O cardápio remete, claro, ao do Universal. Levaremos pratos já consagrados nesses 15 anos de restaurante, pratos que não podem faltar, pois nossos clientes sentiriam falta. Também criamos pratos novos, só para o evento. Vale a pena citar o sanduíche de brie com geléia de frutas, mostarda e rúcula, ou ainda o brie como sabor principal de um risoto com balsâmico, mel a amêndoas torradas”, conta Mara que ainda revela detalhes sobre uma surpresa no evento. “Teremos os especiais FDS (fim de semana) que serão servidos no almoço e jantar de, sexta a domingo. Esses pratos são surpresa”.

Autodidata, Mara sempre está em busca de novos ingredientes. Na cozinha procura inovar, utilizando temperos marcantes e mesclas inesperadas de sabores. Viajando pelo mundo, conheceu as feiras livres dos lugares que visitou, trazendo para casa novas ideias. Apaixonada pela culinária brasileira e indo mundo afora para aprender com as pessoas um modo diferente de manusear o legado gastronômico de diversas culturas, a chef combinou ingredientes nacionais e clássicos da gastronomia internacional, dando origem ao Universal Diner, restaurante que está entre os tops of mind da cidade.

A chef Mara Alcamim

SPECIAL SALE

Uma das grandes expectativas do público que visita a CASA COR BRASÍLIA é poder levar para casa – na hora – parcial ou totalmente os objetos e acessórios dos ambientes de “seus sonhos”. E como tradição, os últimos dois últimos dias da mostra (4 e 5 de novembro) são dedicados ao Special Sale, período em que objetos, obras de arte, móveis, equipamentos e acessórios que compõe os ambientes do evento com desconto de até 50%. Uma ótima oportunidade para o público levar um pouco do bom gosto e sofisticação da CASA COR e de seus parceiros para casa.

Descritivo dos Ambientes da CASA COR BRASÍLIA 2013

FACHADA – Júlia Peixoto e Winnie Jibran

Com uma linguagem contemporânea, linhas retas e minimalistas, as arquitetas Júlia Peixoto e Winnie Jibran projetaram a FACHADA da Casa Cor 2013. Os 240m² têm, como principal tendência, o jogo de volumes e vazios. O projeto se adaptou ao local da mostra, um prédio já existente, mas deu a ele um ar de residência contemporânea. A estrutura metálica, o gesso, a madeira de demolição e o vidro foram os principais materiais utilizados.

Fachada - Julia Peixoto e Winnie Jibran - Ambiente

FOYER – Leo Romano

Um ambiente com aspecto construtivo, estrutura aparente, sem maquiagem. Foi com essa ideia que o arquiteto Leo Romano projetou o FOYER, espaço de 90m², que tem o material bruto da construção como principal tendência. Nesse conceito, o profissional usou uma grande chapa em ferro cortado a laser no teto e em uma das paredes. Uma enorme estrutura de 12mx3m é a atração do espaço. A peça, inspirada em um andaime, nas cores vermelha, amarela e azul, se mostra versátil, um móvel multifuncional com uma levada cênica. A intenção é que cada visitante tenha a sua visão do ambiente, acreditando que ele pode ser usado da forma que quiser, sem estereótipos. Outro destaque é o tapete em patchwork de pele de vaca soldado, fazendo um desenho orgânico, sem perfeições, mostrando essa forma bruta das peças. As cores escuras como marrom e preto são predominantes.

Foyer - Leo Romano Ambiente

ESPAÇO JORNAL DE BRASÍLIA – Sérgio Borges e Gerley Siqueira

Os arquitetos Sérgio Borges e Gerley Siqueira assinam o ESPAÇO JORNAL DE BRASÍLIA, ambiente de 285m² que tem como principal inspiração uma antiga máquina de impressão do jornal. Com o equipamento, o local foi projetado com ares de uma fábrica, criando um espaço que lembrasse uma redação de jornal, mantendo o acabamento em tijolo nas paredes, o portão antigo e a barreira de correntes na entrada. O resultado foi um contraste com elementos modernos como o vidro e o alumínio das divisórias da sala de reunião MARELLI, ambiente integrado a esse. A cor preta é a base do projeto, que preservou as características originais do local, adaptando-o para o novo uso. A entrada é marcada por uma cortina de corrente, com sete metros de altura, que faz contraponto com uma cortina metálica do outro lado do espaço. Destaque para a máquina antiga onde era impresso o Jornal de Brasília.

Espaco JBr - Sergio Borges Ambient

MARELLI – Sérgio Borges e Gerley Siqueira

O espaço MARELLI é um projeto que leva a assinatura dos arquitetos Sérgio Borges e Gerley Siqueira. Integrado ao ESPAÇO JORNAL DE BRASÍLIA, o local é a sala de reunião do primeiro ambiente, que retrata uma redação de jornal. Esta sala avança em balanço, saindo do alto, marcando o escritório elevado e dando sofisticação ao ambiente. A principal tendência apresentada pelos profissionais é a implantação de escritórios em espaços modernos, mas sem perder a ambientação original. O local é marcado, na entrada, com uma cortina metálica aplicada na parte alta. Entre os materiais, elementos rústicos como madeira de demolição usada em harmonia com peças em aço, vidros e alumínio.

marelli

LOFT DO COLECIONADOR – George Zardo e Júlia Zardo

Cores neutras como bege, marrom e preto, com alguns toques em caramelo, predominam no espaço LOFT DO COLECIONADOR, projeto assinado pelo arquiteto George Zardo e sua filha, a estudante de arquitetura Júlia Zardo. Os 200m² do ambiente foram pensados para um casal jovem que tem, como hobby, colecionar carros antigos. A elegância, o conforto e a praticidade são as principais características do espaço que exibe um carro integrado ao projeto. (A imagem está em destaque na matéria).

4º HOTEL – Walléria Teixeira

Tendo como inspiração os hotéis design, a arquiteta Walléria Teixeira projetou o 4º HOTEL da Casa Cor, que tem como conceito UM OLHAR MUDA TUDO. A união de revestimentos luxuosos e mobiliários modernos dá o conforto necessário ao espaço. No ambiente de 90m² predominam as cores bege, fendi, safari e branco, que fazem contraponto com peças em metal dourado e painéis de marcenaria. O tom quente, como o vermelho, aparece na poltrona da designer Patrícia Urquiola, que assina, ainda, um pendente sobre a mesma de refeições. Destaque para os espelhos com iluminação em led, além do papel de parede que faz toda a diferença no local. Imagens de Brasília e do fora de país, do renomado fotógrafo Bruno Stuckert, também estão presentes

4 Hotel - Walleria Teixeira - Ambiente

CUBO CINZA – Ney Lima

Os 75m² do CUBO CINZA foram projetados pelo arquiteto Ney Lima, que teve como inspiração um personagem fictício solteiro, viajante, colecionador de obras de arte e amante do design brasileiro. O espaço foi dividido em dois ambientes: um grande living revestido de concreto cinza, onde se pode assistir a um bom vídeo e ouvir uma boa música, e uma cozinha integrada com uma sala de jantar, ambas revestidas em madeira blackwood. O ambiente lúdico, moderno e, ao mesmo tempo, acolhedor tem como principal tendência a madeira escura contrastando com a laca laranja. Os designers Jader Almeida e Toshiuky Kita assinam alguns dos móveis do loft, que possui, também, obras de arte de Betty Betiol, Pitágora e Cavalcanti, com curadoria de Maurício Lima.

Cubo Cinza - Ney Lima Ambiente

IRON BOX – André Alf

Um ambiente jovem, despojado e arrojado, pensado para um empresário praticante de esporte de alta performance. Esse é o IRON BOX, projeto assinado pelo arquiteto André Alf. No espaço de 85m², ele procurou traduzir a sua modernidade com peças de qualidade e de design. O painel ao fundo da cama, do artista plástico chileno Enrique Rodriguez, a cadeira assinada pelo designer italiano Fabio Novembre, as peças do artista mineiro Ronaldo Mafra e a mesa de Guilherme Torres chamam a atenção. Madeira, vidros e espelhos se complementam e harmonizam o ambiente.

Iron Box - Andre Alf

ESPAÇO RESORT – Roberto Guedes

O ESPAÇO RESORT é assinado pelo arquiteto Roberto Guedes. Com 50m², o local teve como inspiração o conforto, o contato com a natureza, a elegância e a exclusividade. A modernidade e o visual clean são as principais tendências apresentadas pelo profissional, que buscou orientar o ambiente na dinâmica natural e na diversidade do complexo do Rio Quente Resort, trazendo aconchego para os hóspedes. O destaque fica por conta da integração entre os objetos, gerando um movimento harmônico, a identidade visual do resort e a utilização de materiais que remetem a ideia original da natureza ambiental.

LAVABO – Cristina de Oliveira R. Bernardes

Decoração clássica e alguns toques contemporâneos que dão versatilidade ao espaço, planejado para ser funcional e aconchegante. Assim é o LAVABO da Casa Cor Brasília 2013, com 16,60m², idealizado pela arquiteta Cristina de Oliveira. A madeira de reservas manejadas, o uso do corian, a iluminação natural e artificial com lâmpadas de led e fluorescentes e o mármore travertino bruto no piso são as principais tendências apresentadas pela profissional.

LIVING – Arina Araújo e Viviane Dománico

Tecnologia, conforto e ousadia permeiam o LIVING, espaço assinado pelas arquitetas Arina Araújo e Viviane Dománico na Casa Cor 2013. Com 87m² o ambiente apresenta, como tendência, a atemporalidade do design, a cor na decoração, a tecnologia de automação e a iluminação moderna de trilho. Os tons rosados misturados às cores caramelo, branco, preto e cinza o toque ousado que a dupla queria. Destaque para a televisão camuflada com a tecnologia do vidro refletente, ou seja, a tela fica atrás de um painel de espelho e só aparece quando ligada. Piso em porcelanato, madeiras, linho nas cortinas, tecidos que imitam pele de bicho nas almofadas e papel de parede completam o ambiente.

viviane

SALA DE JANTAR – Valéria Leão e Vanda Riccioppo

As decoradoras Valéria Leão e Vanda Riccioppo se uniram para assinar a SALA DE JANTAR da Casa Cor Brasília 2013. Com 42m², o espaço mistura dois estilos: o clássico e o contemporâneo. As profissionais deram um toque lúdico usando um aquário como parede e apresentam o verde como uma tendência. A cor aparece nas cadeiras da mesa de jantar, em seda pura e veludo, nos tons menta e esmeralda. O verde também é visto nas cortinas, feitas em veludo jacquard listrado. Madeira, cristal, pinturas e esculturas de artistas renomados complementam o ambiente, deixando-o com ares de início do século, mas, ao mesmo tempo, atual.

Sala de Jantar - Valwria Leao e Vanda Riccioppo Ambiente

COZINHA – Cynthia Rondelli

Uma homenagem a Ofélia Ramos Anunciato, pioneira da televisão com programa de culinária, essa foi a inspiração da arquiteta Cynthia Rondelli para conceber o projeto da COZINHA da Casa Cor 2013. O espaço de 54m² integra cozinha, sala de jantar e jardim interno com especiarias, proporcionando um ambiente que resgata as origens da época colonial, quando a cozinha era o lugar preferido da família. As cores marrom, cereja escuro e off-white são predominantes nesse ambiente em estilo contemporâneo. Destaque para a cristaleira e o aparador em madeira de demolição.

Cozinha - Cynthia Rondelli_foto_Daniel Mira

QUARTO DA IT GIRL – Renata Ciccarini e Vilmara Januzzi

Com 36m², o QUARTO DA IT GIRL é assinado pelas arquitetas Renata Ciccarini e Vilmara Januzzi. O espaço foi pensado para uma moça de 25 anos, jovem, atual, dinâmica e elegante. A modernidade com toques clássicos é a aposta das profissionais que usaram os tons fortes, como o dourado e o adamascado, e cores neutras, como preto e nude, para imprimir um estilo mais ousado e sofisticado ao ambiente. Destaque para a parede revestida com papel de parede e toras de madeira, além do painel que sai da cabeceira da cama, subindo pelo teto e descendo na outra extremidade, onde está instalada a TV, e o deck com iluminação no piso. Iluminação, sonorização, controle de áudio e vídeo e climatização são automatizados. Os lustres em cristal âmbar e os pendentes de cúpula bronze chamam a atenção. A dupla homenageia a it girl brasiliense Isadora Aires Campos.

Quarto da It Girl - Vilmara Januzzi e Renata de Oliveira Ambiente

SUÍTE DO RAPAZ – Letícia Pires e Mayara Kassiê

Tendo o ator Juliano Cazarré, o Ninho da novela “Amor à Vida”, da TV Globo, como principal inspiração, as arquitetas Letícia Pires e Mayara Kassiê assinam a SUÍTE DO RAPAZ da Casa Cor 2013. Com 34m², o espaço tem ares minimalistas e cores neutras como branco, preto e cinza, escolhas baseadas nas preferências do artista. A idéia é que o ambiente seja funcional e atenda as necessidades do homenageado. O destaque fica com o painel ecológico de ecoresina, que divide o quarto do banheiro, além da cama motorizada de última geração e do painel movie. Móveis do designer paulista Tadeu Paisan e desenhos do ator feitos pelo artista plástico Jorge Arcanjo dão um charme a mais para o local.

Suite do rapaz - Leticia Pires e Mayara Kassie

QUARTO DO BEBÊ – Larissa Dias

Um quarto de princesa. Essa foi a inspiração da arquiteta Larissa Dias para os 34,15m² do QUARTO DO BEBÊ. No espaço foram usados materiais inovadores, mas ao mesmo tempo aconchegantes, delicados e ricos em detalhes. Tudo voltado ao universo infantil. Linhas retas e simetrias contrárias se misturam a peças clássicas e bem femininas. A praticidade de um quarto de bebê, considerando o fluxo do dia-a-dia, cuidados no banho e na troca, espaço para brincar, conforto e segurança foram itens importantes para a concepção do projeto. Chamam a atenção: o contraste dos materiais, elementos florais na parede e setorização dos espaços com pérgolas de madeira no teto que descem criando pilares com espaços vazados entre eles. Outras atrações são a poltrona do designer brasileiro Sérgio Rodrigues, móveis provençais e a luminária “Caboche”, inspirada em uma pulseira de pérolas. O resultado é uma verdadeira mistura do clássico com o moderno.

Quarto do Bebe - Larissa Dias - Ambiente

QUARTO DO CASAL – Barbara Paiva

Moderno, despojado e funcional com toques retro, assim é a SUÍTE DO CASAL, espaço de 43,95m² assinado pela arquiteta Bárbara Paiva, que tem como principal inspiração o Old Fashioned, uma releitura do passado clássico com a arquitetura atual. A profissional aposta em um painel de TV move, porta de armários em vidro agentado bronze, e na cor azul Tiffany. A laca bege, como base do ambiente contrastando com a laca azul, o piso de madeira bambu, o papel de parede listrado perolado, pendentes e arandelas são destaque no ambiente.

BANHO CASAL – Leonardo Coutinho, Malu Guido e Marcelo Furtado Guido

O arquiteto Leonardo Coutinho e os engenheiros Malu Guido e Marcelo Furtado Guido pensaram em um espaço moderno e, ao mesmo tempo, relaxante ao projetarem o BANHO CASAL, com 32m². O casal Denise Gebrim, famosa blogueira de moda de Brasília, e o marido André Etrusco é o grande homenageado do ambiente, que tem o minimalismo como principal característica. O tom cinza faz contraste com cores vivas, como o amarelo, e dão um ar contemporâneo ao local. O trio se inspirou nos banhos japoneses, onde é relaxamento é um ritual levado a sério. Destaque para a utilização de materiais de acabamentos brutos e, ao mesmo tempo, nobres, além da união de cores diferenciadas apenas por texturas e volumes. O revestimento do piso e da parede, com rasgos de luz que se prolongam a partir do teto, é outra atração do espaço. A automação está presente na porta de correr com acionamento eletrônico sobre colchão de ar.

HOME THEATER – Renata Dutra

Aconchego e tecnologia permeiam o HOME THEATER, espaço assinado pela arquiteta Renata Dutra. Com 45m², o ambiente foi pensado para um jovem casal que preza pelo conforto. A sensação de bem-estar tátil com o uso de tecido no teto, na parede e nas almofadas, carpete, cores neutras, equipamentos de alta tecnologia e mobiliário e obras de arte de consagrados artistas brasileiros são as principais tendências apresentadas no espaço. Destaque para as almofadas em seda pintadas à mão, painéis luminosos em LED com frases descoladas e uma cervejeira, para agradar ainda mais o público masculino.

REFÚGIO DO JORNALISTA – Patrícia Tavares

A mostra Casa Cor 2013 será realizada no antigo prédio do Jornal de Brasília e essa foi a principal inspiração da designer de interiores Patrícia Tavares ao projetar o REFÚGIO DO JORNALISTA. O espaço, de 50m², com um mix de estilo contemporâneo e clássico, tem como principais características a integração dos ambientes e um papel de parede 3D. O colunista social Marcelo Chaves foi escolhido como homenageado. A laca no mobiliário, as pastilhas e os espelhos também são atrações no local que possui, também, uma tela da artista plástica Cristiane Conde feita especialmente para o ambiente em homenagem ao colunista.

Refugio do Jornalista - Patricia Tavares - foto Daniel Mira

STUDIO DA BLOGUEIRA – Thaciana Silveira

Os 46m² do STUDIO DA BLOGUEIRA são assinados pela arquiteta e designer de interiores Thaciana Silveira. O espaço foi projetado para uma blogueira de moda poder morar, trabalhar e receber amigos e fornecedores, podendo, assim, satisfazer todas as suas necessidades sem abrir mão, é claro, do conforto. Os tons de verde são a principal tendência apresentada pela profissional, dando ao espaço mais modernidade, aconchego e ares atemporais. Destaque para as luminárias de miçangas desenhadas pelo designer Marcelo Rosenbaum e feitas pelos índios Yawanawá da Amazônia, além de uma cabine de banho com automação que toca música e atende telefone.

Studio da Blogueira - Thaciana Silveira

LAVABO UNISSEX/ ESPERA – Juliana Figueiredo e Marco Aurélio de Oliveira

Os arquitetos Juliana Figueiredo e Marco Aurélio de Oliveira assinam o LAVABO UNISSEX/ESPERA da Casa Cor Brasília 2013, espaço com 45m². O ambiente, dividido em dois banheiros, masculino e feminino, tem como principal objetivo mexer com o imaginário do visitante. Tendo a modernidade como tendência, o projeto dos banheiros tem, como destaque, a similaridade em sua concepção: os dois são idênticos, o que possibilita ao visitante a liberdade em escolher qual usar, mostrando a integração entre o masculino e o feminino. As placas de identificação por sexo na porta da cabine são dúbias, provocando a incerteza do banheiro correto a ser utilizado. Os profissionais usaram porcelanato de madeira no revestimento das cabines e porcelanato travertino no piso, dando destaque às esculturas e obras de arte do artista Cassio Veiga.

LOUNGE VIA – Juliana Santana

Juliana Santana é a arquiteta responsável pelo LOUNGE VIA, espaço de 77m² que vem com a proposta de um apartamento longe do centro urbano, despretensioso e leve. A profissional integrou, ao ambiente, uma árvore já existente no local, levando a temática do ambientalmente correto, inclusive com o uso de materiais reaproveitáveis. O ambiente, que prima pela leveza, simplicidade e aconchego, tem como destaque o carpete feito com nylon reciclável, o único no mundo, a cerâmica feita com 20% de resíduos de louças de banheiro e a pele de salmão manuseada sem uso de processo químico, tornando-a biodegradável, revestindo os painéis que dividem os ambientes, dando o grande diferencial de textura.

Lounge VIA - Juliana Santana Ambiente

APARTAMENTO – Hélio Albuquerque e Sônia Peres

Unir estética e funcionalidade em espaços resolvidos de forma personalizada, onde o mais e o menos são equilibrados em harmonia. Essa é a aposta dos arquitetos Hélio Albuquerque e Sônia Peres no APARTAMENTO, onde o “bem viver” e o “bem estar” de maneira agradável e aconchegante são as palavras de ordem. O espaço de 88m² foi projetado com três quartos com varanda gourmet, onde a estrutura original da planta de um apartamento foi mantida, sem mudanças na caracterização dos ambientes. Destaque para a parede de vidro refletente curvo na sala de estar, assim como a sapateira iluminada no quarto do casal, um atrativo especial para quem gosta do acessório. O couro e a laca também são materiais especiais utilizados no espaço.

Apartamento - Helio Albuquerque e Sonia Peres - Ambiente

HOME OFFICE DO EMPRESÁRIO – Marcelo Rosso e Nazaré Leão

Pensando em um empresário de sucesso, que mescla momentos de trabalho em casa, mas não perde a oportunidade de se divertir em seus encontros profissionais, os arquitetos Marcelo Rosso e Nazaré Leão projetaram o HOME OFFICE DO EMPRESÁRIO, espaço de 60m². A mistura do contemporâneo com o clássico impera no ambiente, que tem como principal tendência as cores quentes do Verão 2014. O local amplo, divertido e, ao mesmo tempo, sóbrio tem como destaque a laca, o aço, vidro, espelhos e papel de parede especial como materiais predominantes. As esculturas de aço do artista plástico Fred Penna, as esculturas em cerâmica e aço da designer Elisa Penna e a cortina de correntes de autoria do próprio arquiteto Marcelo Rosso são os diferenciais do espaço.

Home Office do Empresaario - Marcelo Rosso e Nazare Leao_foto_Daniel Mira

STUDIO DO ATLETA – Silvana Andrade

O STUDIO DO ATLETA, projeto de 92m², foi assinado pela arquiteta Silvana Andrade, que se inspirou no hipismo e no estilo rústico do estilista Ralph Lauren para a concepção do ambiente, tendo o professor José Cabral Neto, da Sociedade Hípica de Brasília como homenageado. As misturas do design moderno e rústico em peças e estilos se encaixam perfeitamente nos ambientes integrados e multifuncionais. O espaço possui uma sala de estar e uma área para a prática de atividade física integradas, com toque intimista e aconchegante. O uso da madeira, do aço corten e do quartzito escovado na lareira ecológica, couro e espelho, criando relevos e texturas, foram os principais materiais utilizados. Chamam a atenção uma estante vazada; um grande painel em tons terrosos; cimento queimado em uma das paredes invadindo, também, o teto; piso amadeirado; poltrona em couro envelhecido; obras do artista plástico Glênio Bianchetti e peças do designer e escultor Paulo Roberto Lobo.

Studio do Atleta - Silvana Andrade - Ambiente

STUDIO CASA BRASÍLIA – Miguel Gustavo

O arquiteto Miguel Gustavo é o responsável pelos 84m² do STUDIO CASA BRASÍLIA, projetado para um homem contemporâneo, sofisticado e de gosto requintado. Os tons escuros usados no ambiente causam impacto e, ao mesmo tempo, trazem aconchego e modernidade ao espaço. Destaque para os móveis de design e a banheira esculpida em granito exótico. O piso preto em vinil é uma das tendências apresentadas. Além disso, o profissional instalou um banco em toda a extremidade do local para que os visitantes contemplem a vista da cidade assim que entrarem no ambiente.

ESPAÇO DO CHEF – Ricardo Roberto Costa e Thatianna Nunes

Os azulejos portugueses, tendência no mundo da moda, também serviram de inspiração para o ESPAÇO DO CHEF, ambiente de 129,80m², assinado pelos arquitetos Ricardo Roberto Costa e Thatianna Nunes. O aconchego, charme, naturalidade e leveza são os principais pontos do espaço, deixando o local mais descontraído. As cores azul e branco são predominantes. . A dupla destaca, também, o tapete de ladrilhos florais em azul e branco, demarcando o piso e integrando de forma sutil o espaço, o mobiliário de design moderno e conceitual, pedras e marcenaria.

Espaco Chef - Tatiana Nunes Ambiente

LOUNGE BRB – Angela Brito

Tendo como principal inspiração a Feira de Milão, a arquiteta ngela Brito assina o LOUNGE BRB, ambiente de 66m² integrado a LOUNGE DE LEITURA VEJA. Uma combinação de cores terrosas como o fendi e tons quentes como o azul, materiais e texturas mais secas, piso mais claro contrastando com as tonalidades mais escuras das paredes e do teto resume a concepção dos dois espaços. Para o Espaço BRB a profissional usou referências de Brasília para o projeto como fotos, esculturas, tendo a cor azul como detalhe primordial, afinal é a marca da empresa. Para fugir um pouco do óbvio, foi usado o azul petróleo. O ambiente foi criado de forma descontraída e elegante, para que o público possa conhecer com calma e conforto o produto vip do banco. Destaque para a iluminação cenográfica.

Lounge BRB - Angela Brito - ambiente

LOUNGE DE LEITURA – Angela Brito

A arquiteta ngela Brito é a responsável pelos 30m² do LOUNGE DE LEITURA que também tem o azul petróleo como cor predominante, uma vez que o espaço se integra ao LOUNGE BRB. Os tons terrosos também aparecem no piso vinílico com aparência de madeira clara contrastando com as cores escuras das paredes e do teto. A iluminação saiu do convencional criando um clima de mistério. O espaço é um canto de leitura e preparado para tal função, com poltronas e cantos individuais para os visitantes que quiserem dar uma pausa para ler, como em uma biblioteca. Nos ambientes se destaca também um grande muro de “pedras de gesso”, dando a real sensação de aparência de pedra. A profissional utilizou nos dois espaços o conceito de que “menos é mais”,

ESPAÇO DESIGNER – Fabrício Cardoso e Isabel Flecha de Lima

A casa brasileira, em especial, a casa de fazenda foi a inspiração usada pelos arquitetos Fabrício Cardoso e Isabel Flecha de Lima para a concepção do ESPAÇO DESIGNER, ambiente de 28m², da Casa Cor Brasília 2013. O local apresenta como principal tendência o uso das fibras naturais como o sisal, o ferro, o cal, a palha, além do linho, do algodão, das paredes caídas, da arte conceitual e a reciclagem de materiais. Tendo como referência as salas das fazendas de café que povoam o vale do Rio Paraíba, os profissionais trazem no ambiente o aconchego desse tipo de lugar, com um exclusivo mobiliário de designers nacionais, pequenos objetos da arte brasileira, que vão valorizar as joias que estarão expostas no espaço. Destaque para as cores coloniais e os tetos em gamela.

Espaco Design - Fabricio Cunha

ESPAÇO PREMIUM – Sérgio Parada

O arquiteto Sérgio Parada assina o ESPAÇO PREMIUM, projeto inspirado em uma viagem através do tempo para contar a trajetória de uma dos maiores e mais importantes centros de compras e difusão de design do Centro-Oeste, o Shopping CasaPark. O ambiente de 40m² mostrará as transformações do empreendimento convidando o visitante a visualizar o passado, o presente e o futuro do shopping. Para guiar o público nessa “viagem” foi criado um projeto luminotécnico que valoriza as imagens e delimita os espaços. Fitas de LED rasgam as paredes e iluminam as fotos impressas do local. O ambiente totalmente preto tem como destaque um painel formado por 12 placas de metal perfurado e pintado de branco, que será iluminado por luzes que mudam de cor.

CAFÉ/SEBRAE – Yeda Garcia

A arquiteta Yeda Garcia assina o espaço CAFÉ/SEBRAE. A concepção do projeto de 150m² teve como inspiração homenagear os tecelões com seu artesanato e a arte popular brasileira em um ambiente despojado, rústico e aconchegante. Os teares usados como elementos de forro do ambiente, a madeira, texturas rústicas e o cobre são os principais destaques do espaço. A profissional utilizou também como forma de mostrar a arte brasileira peças de bons artistas populares e tecidos feitos em teares. Duas prensas de madeira ganharam tampo de vidro e se transformaram em mesas de seus lugares.

Cafe Sebrae - Yeda Garcia


BANHOS PÚBLICOS FEM/MASC – Silvana Monte Rosa

Silvana Monte Rosa, designer de interiores, assina os 75m² do espaço BANHOS PÚBLICOS FEMININO E MASCULINO, da Casa Cor 2013. Agregar sofisticação e tecnologia tornando o ambiente agradável e descontraído para contemplar a praça da mostra e os jardins foi a principal inspiração usada pela profissional. Com essa ideia foi criado um lounge e um banheiro que saísse do convencional, que além de cumprir sua função, fosse também um local de relaxamento e descanso. As cubas na cor marrom fosca, torneiras com sensor, descarga com duplo acionamento e louças antivandalismo são tendências apresentadas pela designer. Novos produtos criados para portadores de necessidades especiais também foram importantes na concepção do projeto. O diferencial fica com as cubas e as torneiras de piso dispensando o uso de bancadas. Destaque para o contraste de materiais rústicos, pinturas especiais em concreto e painéis, aparadores em ferro envelhecido, bancadas modernas, divisórias em mármore, espelhos e arandelas em cristal, além dos vasos esmaltados com água circulante que refrescam e relaxam o ambiente, como se fossem pequenas fontes.

PRAÇA 01 – Nil de Souza

Com o conceito UM OLHAR MUDA TUDO os vários tons de azul em um jardim é a principal tendência usada pelo arquiteto Nil de Souza na PRAÇA 01. O espaço de 400m² teve como inspiração o uso dessa cor em um local inusitado como o jardim. Apesar de ser um ambiente onde se usa muita vegetação, o pouco uso dela é o principal diferencial do espaço, que terá o ferro, a madeira e a água como destaque primordial. Vasos e um muro ganharam arte urbana com grafismos coloridos.

Praca - Nil Santos


CASA SOB MEDIDA – Denise Zuba e Juliana Zuba

Inspirado na ideia de otimizar o espaço com qualidade, elegância e praticidade. Assim que as arquitetas Denise e Juliana Zuba conceberam o ambiente CASA SOB MEDIDA da Casa Cor Brasília 2013, local de 210m² que tem como principal tendência a integração dos espaços com a natureza. Os ambientes da casa possuem destinações específicas, mas acabam se tornando uma grande e única área social composta de um espaço externo, cozinha gourmet, lareira e living. A natureza é tratada de forma especial com um jardim vertical na fachada tendo ao fundo uma piscina natural e cristalina, com peixes e vegetação aquática, criando um efeito cênico e diferente ao espaço. As profissionais usaram conceitos inovadores no ambiente com teto revestido em tijolo cerâmico, lâmina em porcelana, tanques e cubas coloridas. Destaque também para o uso do aço corten, tijolo africano, madeira, vidro e fibras naturais, além da utilização da tecnologia de ponta na automação dos ambientes e uma TV de 70 polegadas sob espelho.

Denise Zuba

JARDIM DAMHA – Flávia Muniz

Com o conceito de viver com conforto, segurança e tranquilidade a arquiteta Flávia Muniz projetou o espaço JARDIM DAMHA trazendo envolvimento entre a arquitetura e o jardim, um local para esquecer a correria do dia-a-dia. Os 380m² do jardim foi pensado para ser uma área de contemplação onde a harmonia e o requinte são palavras de ordem. Como destaque a profissional usou a simplicidade das formas, das cores, das luzes na iluminação para assim conseguir envolver os visitantes. As espécies vegetais de baixa manutenção, fogo de chão, grama, rosa do deserto, arecas de locuba, seixos e patas de elefante foram os principais materiais usados no projeto.

ESPAÇO DAMHA – Andrea Nomura e Tanara Machado

Com 80m² o ESPAÇO DAMHA da Casa Cor 2013 é assinado pelas arquitetas Andrea Nomura e Tanara Machado. O ambiente amplo e confortável é voltado para o atendimento ao público. Com bastante vidro, a volumetria da fachada em estilo reto integra o espaço ao jardim dando ares modernos ao local. Os tons pastéis é a principal tendência apresentada pelas profissionais. Destaque para o mobiliário com assinatura do designer Eduardo Baroni, peças em linhas retas, despojadas, leves, criativas e inovadoras, deixando o ambiente mais agradável e aconchegante. A escultura em metal oxidado assinada pelo artista plástico paulistano Paulo MacDowell também está em evidência no espaço.

RESTAURANTE – Rachel Fechina

O uso de várias cores vivas foi a inspiração para a concepção do RESTAURANTE ambiente de 165m² da Casa Cor 2013 assinado pela arquiteta Rachel Fechina. A composição de diversos materiais criando uma atmosfera aconchegante e ao mesmo tempo despojada resume o espaço. O colorido, as estampas e peças em design italiano e artesanato da Indonésia são destaque nesse ambiente completamente eclético. A profissional apresenta como principal tendência materiais como pastilhas, mosaicos em pedra, painéis em concreto estampado e em marcenaria.

Restaurante - Raquel Fechina - Ambiente

JARDIM – Cleber Depieri e Gabriel Domingues

A ideia é mostrar ao público uma moderna concepção sobre o “espaço verde”, tendo como principal tendência a contemporaneidade das formas, estruturas e vegetação. Assim é o JARDIM, ambiente assinado pelos paisagistas Cleber Depieri e Gabriel Domingues na Casa Cor 2013. Os 700m² mostra aos visitantes ideias inovadoras e impactantes, com um paisagismo atual, sustentável e exuberante, criando estruturas diferenciadas de pergolado, horta, mobiliário e adornos em estruturas metálicas. Os profissionais desenvolveram um projeto que tem como principal destaque plantas ornamentais de grande impacto, ressaltadas por uma iluminação noturna, espelho d’água sustentável, irrigação automatizada, passeios em pedra e decks em ipê certificado.

PÁTIO DO SALÃO – Denis Sarges

Os parques de diversão da Alemanha, famosos pelo seu colorido e muitas luzes foi a inspiração para os 125m² do espaço PÁTIO DO SALÃO projetado pelo arquiteto Denis Sarges. As aplicações do antigo adaptado aos tempos modernos dentro de um ambiente voltado para a diversão e reuniões sociais com uso de muita cor e irreverência foram as principais tendências apresentadas pelo profissional. Os circos europeus da década de 50, os mambembes americanos e fotos do fotógrafo e cineasta americano Stanley Kubrick serviram de pesquisa para Denis pensar no projeto do espaço. O ladrilho com estampa em full HD usado no piso, poltronas diferenciadas para varanda, colunas cobertas por bichos de pelúcia, máquinas de fliperama e uma sequência de iluminação especial na fachada do pátio são os principais destaques no espaço.

LAVABOS DAS FESTAS – Camila Jorge

A arquiteta Camila Jorge é a responsável pelo espaço LAVABOS DAS FESTAS da Casa Cor 2013, que tem como inspiração UM OLHAR MUDA TUDO. O projeto de 18,5m² foi pensado de maneira a dinamizar e simplificar o uso do espaço com conforto e privacidade para os usuários. O uso de um mesmo revestimento no piso e nas paredes dando unidade e integrando o espaço, o tom de cinza tornando o lugar mais moderno, objetos metálicos na decoração e iluminação discreta com luminárias instaladas no piso em vez da convencional de teto são as principais tendências apresentadas pela profissional.

LA VIE EN CLOSE – Apoena Parente, Gilson Freire e Karla Madrilis

Com inspiração na obra póstuma La vie em close do poeta Paulo Leminski, os arquitetos Apoena Parente, Gilson Freire e Karla Madrilis assinam o LA VIE EN CLOSE da Casa Cor 2013, que vem com conceito UM OLHAR MUDA TUDO. Os 193m² foi pensado para funcionar como um pano de fundo para os eventos que vão acontecer no espaço. Destaque para os diferentes efeitos de luz e ambientação criando sempre um novo espaço de eventos para os visitantes. A cor grafite é predominante contrastando com o laranja das cortinas do palco, dando impacto entre tons quentes e frios. Várias texturas no piso e nas paredes fazendo jogo com os volumes de alguns materiais com efeito tridimensional foram as principais tendências usadas pelos profissionais. As esculturas do artista plástico Senagê dá um toque especial ao espaço.

Serviço

Período: de 25 de setembro a 5 de novembro de 2013
Horário: de terça a domingo das 12h às 22h
Special Sale: 4 e 5 de novembro de 2013
Local: Setor de Indústrias Gráficas
Endereço: SIG Quadra 01, lote 635
Ingresso: de terça a sexta – R$ 36,00 (inteira)
Sábado, domingo e feriados – R$ 40,00 (inteira)
Passaporte: R$ 90,00 (válido para todos os dias da mostra)
Manobristas no local
Patrocínio Master: Louças e Metais Deca
Patrocínio Nacional: Todeschini
Patrocínio Local: Banco BRB, Residencial Damha, Via Engenharia
Apoio Local: Marelli, Rio Quente Resorts, SEBRAE
Participação Especial: CasaPark, Gravia, São Geraldo, Welt Motor

Compartilhe:
Top